Como ocorre a fertilização?

Publicado em fertilização, FIV

Da formação à definição do sexo do bebê: entenda como ocorre a fecundação dentro do corpo da mulher

Tudo bem, já sabemos que a história da cegonha não passa de lenda. Mas muita gente ainda tem dúvidas com relação à fecundação, formação do feto, o que define se a criança será menina ou menino, entre outras. Veja abaixo algumas explicações sobre o assunto!

Como tudo começa?fecundacao1-450x337
Para que ocorra uma gravidez, o primeiro passo é a fecundação, processo que consiste na fusão de duas células provenientes de indivíduos diferentes, para formar um novo ser.

O que define o sexo do bebê?
Existem, no homem e na mulher, células especiais que têm metade do número de cromossomos das outras, são os chamados gametas (óvulo e espermatozóide). O que diferencia mulheres e homens é o chamado cromossomo sexual. Neles, há um X e um Y, enquanto nelas, existem dois X.

Como a quantidade de cromossomos nos gametas é ímpar (23), os óvulos sempre terão um X, enquanto os espermatozóides podem apresentar um X ou um Y. Por isso, a “decisão” sobre o sexo do futuro indivíduo é feita pelo espermatozoide!

Quantos gametas são necessários?
A fecundação ocorre dentro do aparelho reprodutor feminino e, para isso, os espermatozóides devem percorrer um longo percurso, que se inicia na vagina, passa pelas trompas, onde encontraram o óvulo, e ocorre a fecundação. Mais de 50 milhões de espermatozóides iniciam a jornada, mas somente um consegue penetrar o óvulo.

Onde ocorre esse processo?
Além da fecundação, o desenvolvimento inicial do embrião também ocorre na trompa (tubas uterinas), responsável por permitir a fertilização, nutrir o embrião e conduzi-lo nessa jornada em direção ao útero. No útero, ele permanecerá por mais três dias até que, finalmente, ocorra a implantação.

Tudo acontece imediatamente após o ato sexual?
Para que ocorra a fertilização, é necessário um “timing” adequado, para ambos, óvulo e espermatozóide. Assim, existe um período de tempo para que o encontro entre eles ocorra. Os espermatozóides podem esperar o óvulo por, de três a cinco dias, enquanto o óvulo aguarda, aparentemente, por algumas horas. Ou seja, existe uma janela de fertilização de cinco dias, em média.

4 comentários para “Como ocorre a fertilização?

    1. Oi, Rosa. É um prazer esclarecer suas dúvidas.
      Na Fertilização in vitro, os óvulos são colhidos por via vaginal, e identificados no laboratório. Após a coleta dos espermatozoides, eles são selecionados e colocados diretamente dentro do óvulo, um a um. No dia seguinte, confirmamos se a fertilização ocorreu, através de microscópio. Então, verificamos a formação dos embriões que serão transferidos ao útero para que haja a gravidez.
      Espero que essas informações te ajudem. Sempre que tiver uma dúvida ou sugestão, pode nos procurar. Abs,

  1. Tive relação em meu período fértil, e agora estou sentindo umas dores como se fossem cólicas de gases bem onde é o útero e os ovários, as vezes tenho a impressão que estão inchados e sinto muita agonia em ficar de calcinha apertada ou qualquer roupa que aperte essa região sinto uma ardência quando isso acontece o que será q pode ser isso? Me ajudem!

    1. Joycikelly,

      Como esse inchaço acontece no seu período fértil, pode estar relacionado com a ovulação. A ovulação é a fase em que o folículo alcança seu maior tamanho e em seguida se rompe para liberar o óvulo. Quando o liquido que está dentro do folículo é liberado, pode levar a algum sintoma. No seu caso pode ser esse inchaço. Algumas mulheres queixam de uma dor leve – chamada de dor do meio -. O melhor a fazer é procurar seu médico para investigar e afastar outras possíveis causas.

      Atenciosamente,
      Dr Marcos Sampaio e Dr Selmo Geber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *