Ano novo com vida nova!

Publicado em Dicas, fertilização, gravidez, Sem categoria

     Foto: Getty Imagens

Crédito: Getty Imagens

     A chegada de um novo ano desperta em nós o sentimento de esperança e a oportunidade de construir uma “vida nova”. Seja no âmbito profissional, pessoal ou financeiro, a palavra de ordem para quem espera realizar sonhos e viver dias tranquilos em 2017 é planejamento. E isso vale, principalmente, para aquelas pessoas que incluíram em suas metas o sonho da maternidade/paternidade.

     Para te auxiliar nesse momento tão especial, reunimos algumas dicas para o planejamento da gravidez:

Consulte seu médico: Procure seu ginecologista para fazer a avaliação e o controle habitual. Conte a ele sobre o seu plano de gravidez e peça as orientações necessárias para esse momento.

Idade: Diferente dos homens, que produzem espermatozoides e têm uma renovação permanente até os 65 anos, as mulheres têm uma perda contínua de óvulos ao longo da vida, sem nenhuma espécie de renovação. Com isso, a quantidade e a qualidade do óvulo sofrem o efeito do tempo. Até 35 anos, as chances de gravidez são de 20% ao mês, diminuindo 10% desse valor, a cada ano.

Namore muito: Não adie seu sonho, seu desejo. Se a gravidez é um desejo dos dois e a saúde está bem, namore sem contar os dias e sem usar métodos contraceptivos. Há uma “janela de fertilização” de aproximadamente 5 dias que é a soma do tempo em que o óvulo e os espermatozoides podem permanecer nas trompas. Por isso, é importante saber calcular o seu período fértil, que começa cerca de 14 dias antes da próxima menstruação. Exemplo: mulheres que têm ciclos de 30 dias ovulam em torno do 16o dia, assim, o “namoro” deve acontecer entre o 13o e o 18o dia. Se o ciclo menstrual é irregular, peça auxílio ao seu médico para identificar o período ideal.

Cuide do seu lado emocional: A ansiedade é natural entre aqueles casais que aguardam a chegada do bebê, mas pode interferir na tranquilidade necessária para o momento. Então, tente manter uma rotina saudável e concentre suas energias em outras atividades para que a gestação não seja o único foco.

Busque ajuda especializada: Se as coisas não saíram como você imaginou e a gravidez está demorando para acontecer, procure o auxílio de médicos especializados em medicina reprodutiva. Eles poderão te ajudar a entender as particularidades e possibilidades para a realização desse sonho. Estudos indicam que o tempo máximo de espera para mulheres até 35 anos é de 1 ano, e acima dessa faixa etária é de 6 meses.

Escolha o momento certo: Para aquelas mulheres que precisam adiar o desejo da maternidade por escolha ou algum motivo em especial, há a possibilidade de congelar os óvulos e utilizá-los no futuro, mantendo a chance atual, mesmo com o passar dos anos.

No mais, busque sempre a sua felicidade e viva intensamente suas escolhas.

Um ano de muito amor e saúde para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *