Skip to main content
 -
Sou jornalista e meu gosto por aventuras já me levou a lugares extremos! Com vontade e estratégia superei desafios artificiais e selvagens que se interpunham às histórias que buscava, acumulando experiência e técnicas. No Rotas do Explorador mostro expedições e dicas outdoor.

Quando o amor vira incêndio florestal e devasta a montanha

Uma das fogueiras encontradas em área queimada da Serra do Curral (Foto: Mateus Parreiras)

Muitas das pessoas que dizem amar as montanhas têm um jeito destrutivo de fazê-lo. Não basta apenas nutrir admiração passiva e guardar selfies de recordação. Quem ama, sobretudo, respeita. Não sou contra fazer fogueiras, mas se você não sabe fazer, não faça apenas para saciar um desejo. Aprenda. Uma fogueira mal feita pode gerar um incêndio e matar centenas de filhotes de animais selvagens, condenando uma geração inteira.

Veja a aventura vasculhando a área queimada no vídeo abaixo que fiz para o meu canal, o Missão Carcará. Se inscreva lá se curtir!

Os focos de incêndio neste ano, em Belo Horizonte já aumentaram 136% com relação ao mesmo período do ano passado. E numa reportagem que fiz percorrendo uma parte de 7,2 hectares da Serra do Curral que ardeu no fim do mês de julho, pude constatar mais uma vez os perigos deixados por que muitas vezes bate no peito para dizer que ama a montanha.

Rastros de destruição deixados pelo fogo na Serra do Curral (Foto: Mateus Parreiras)
Alguns dos fatores de risco que foram alertados pelos bombeiros estavam presentes na área devastada pelas chamas. Debaixo da camada de cinzas estavam garrafas de vidro, que podem se tornar lentes capazes de concentrar a incidência de raios solares e iniciar fogo na vegetação ressecada. Resquícios de rituais religiosos que se utilizam de velas e outras fontes de fogo também levam perigo ao meio ambiente. Pelo menos três fogueiras utilizadas de forma clandestina por quem busca aquele mirante são fatores de risco para iniciar incêndios, sem contar nos vários montes de lixo e entulho depositados irregularmente e queimados de forma criminosa.
Quem ama, respeita acima do próprio prazer e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *