Skip to main content
 -
Sou jornalista e meu gosto por aventuras já me levou a lugares extremos! Com vontade e estratégia superei desafios artificiais e selvagens que se interpunham às histórias que buscava, acumulando experiência e técnicas. No Rotas do Explorador mostro expedições e dicas outdoor.

Inverno: 5 dicas no frio para camping e acampamento selvagem

00 Este blogger acordando após uma noite fria no acampamento do Hupur Bushcraft (foto: Mateus Parreiras)

Muitos me pedem dicas de acampamento durante as épocas mais frias, mas que servem também para localidades muito elevadas, com uma alta incidência de ventanias. Espero que essas dicas façam você não precisar passar pelo quê passei para aprender, hehehe.

Veja como acordei no meio do frio no acampamento do festiva Hupur 2 Bushcraft em Franca (SP) e se inscreva no canal se curtir 😉

  • Tenha sempre em mente a posição da sua barraca. Observe a direção para a qual o vento sopra, sobretudo no final do dia com o cair da noite. Evite a incidência direta dos ventos com obstáculos naturais ou artificiais, usando barreiras como armações de tarps, amuradas de pedras e vegetação. Cuidado, também para ficar sob a sobra de árvores. Galhos podem cair sobre a sua barraca e até te matar. às vezes é melhor observar a sombra matinal e deixar a barraca sob a projeção dessa sombra e não abaixo dos galhos para o sol não te acordar muito cedo e (isso ocorre com muitas pessoas, eu nem vejo, quando preciso acordo na madrugada, rs).
  • Abra o seu saco de dormir muito antes de se recolher, pois quando o equipamento está enrolado ele perde a possibilidade de isolar a temperatura já que as fibras e plumas estão muito compactadas. Deixe que ele se expanda aberto para que seja mais eficiente no isolamento térmico.
  • Contratempos na travessia de Tabuleiro a Lapinha da Serra levaram as equipe a dormir sob as estrelas e a ventania na Serra do Cipó (Foto: Leandro Couri)

     

  • Não deixe de ter um isolante térmico eficiente. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acham que o saco de dormir é suficiente. Saiba que a pressão do seu peso sobre a cobertura do saco o faz entrar em contato com o solo, onde você pode perder até 25 vezes calor mais rápido do que para o ar
  • Não se esqueça de se alimentar muito bem. A comida e os líquidos dentro do seu estômago ajudam a irradiar calor doi centro do seu corpo para as demais áreas. Tanto, que muitas pessoas têm dificuldade de urinar nas noites mais frias de acampamento – o que pode ser uma vantagem, já que esse é um processo terrível numa madrugada gélida, rs
  • Mantenha a sua rotina de acampamento adaptada. No inverno a temperatura cai bruscamente antes de o sol desaparecer devido à inclinação do astro e a noite, em si, também chega mais rápido e o dia nasce mais tarde. Tenha isso em mente para as suas rotinas de recolhimento e de avanço e boas aventuras! Se você tiver mais dicas, por favor, insira nos comentários que eu as incluirei e até as testarei no meu canal – cobaia, aff, rsrsrs – valeu! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *