Skip to main content
 -
Sou jornalista e meu gosto por aventuras já me levou a lugares extremos! Com vontade e estratégia superei desafios artificiais e selvagens que se interpunham às histórias que buscava, acumulando experiência e técnicas. No Rotas do Explorador mostro expedições e dicas outdoor.

Por que o facão Tramontina não tem ponta afiada? Você vai se surpreender

Facão Tramontina é um dos preferidos dos mateiros brasileiros (Foto: Mateus Parreiras)

Muita gente se pergunta por que os conhecidos facões da marca brasileira Tramontina vêm com a sua ponta sem afiação. Entrei em contato com a fabricante e a resposta me deixou um pouco frustrado.

Assista ao vídeo que fiz para o meu canal do YouTube com essa discussão e se inscreva lá se curtir, 😉

De acordo com a assessoria de imprensa da fabricante, eis o motivo: “Referente a afiação da ponta, a peça não é afiada devido a utilização do facão para mato.
Nestes casos, a ponta protege o fio: caso corte algo no chão, a ponta bate e não estraga o fio”.

A resposta surpreendeu muitas pessoas. Nos meios de aventureiros, sobrevivencialistas, bushcrafters e mateiros, havia quem dizia que isso era para não cortar o pé, para não perfurar as bainhas e até para permitir que se utilizasse a ponta para cavar o solo.

Facão Tramontina em ação abrindo picada na mata atlântica (Foto: Mateus Parreiras)

Certamente a resposta decepcionou muita gente. Se eu não preciso de afiação em algum espaço da faca, basta cegá-lo, o que é muito mais fácil do que ter de amolar e afiar toda a seção da ponta se quiser que ela corte. Isso, digo para os usuários que se interessem numa ponta afiada, eu mesmo não me importo, pois utilizo mais as partes centrais do gume.

Um comentário em “Por que o facão Tramontina não tem ponta afiada? Você vai se surpreender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *