Skip to main content
 -
Sou jornalista e meu gosto por aventuras já me levou a lugares extremos! Com vontade e estratégia superei desafios artificiais e selvagens que se interpunham às histórias que buscava, acumulando experiência e técnicas. No Rotas do Explorador mostro expedições e dicas outdoor.

Facas artesanais ou industrializadas? Quais escolher e como o fazer?

Willian Bertolucci, da cutelaria Knife Mountains e as lâminas que são verdadeiras obras de arte (Foto: Mateus Parreiras)

O sonho de muitas pessoas é ter uma Ka-Bar, modelo célebre de lâmina da cutelaria Kebab Cutlery, que equipava os fuzileiros navais norte-americanos na Segunda Guerra Mundial. Outros, primam pela exclusividade, e sonham em adquirir uma faca artesanal, que por ser feita à mão não se consegue ter duas exatamente iguais. E foi um pouco disso que pude ver entre as barracas de equipamentos e cutelaria no Hupur 2, a feira de bushcraft que ocorreu em Franca (SP), entre os dias 18 e 21 de julho.

Assista aos vídeos que fiz no Hupur e se inscreva no meu canal do YouTube se curtir, 😉

Durante o festival, ocorreu a reunião de vários cuteleiros. E minhas conversas com essas pessoas e também com outros aventureiros e bushcrafters pode te ajudar a decidir pela sua próxima lâmina. O que se deve ter em mente é justamente a função dessa faca. Será utilizada para trabalho duro, para entalhes, para defesa pessoal ou qual outra função?

Uma faca de uso diário e intenso para atividades triviais, como a abertura de picadas, processamento de lenha e produção de entalhes não necessariamente precisa ser uma lâmina artesanal. Uma ferramenta que precisou de horas para ser feita e contou com as habilidades e dedicação de um cuteleiro para chegar à sua forma final.

Cutelaria Dickmann e suas peças artesanais, mas extremamente funcionais (Foto: Mateus Parreiras)

As facas artesanais me parecem mais adequadas para se ter um item personalizado, com a alma do artesão, ou para trabalhos mais específicos que uma faca industrial e genérica, criada para atender a vários tipos de função.

A questão do preço também influencia diretamente nessa escolha. Por mais conhecidas que as facas como a Ka-Bar possam ser, o preço de uma peça artesanal de igual destaque pode super e muito esse tipo de lâmina.

Lâminas artesanais ainda têm um apelo muito importante que é o de serem itens de colecionadores para quem é apaixonado pelo mundo das facas, machados e cutelos.   

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *