Skip to main content
 -
Sou jornalista e meu gosto por aventuras já me levou a lugares extremos! Com vontade e estratégia superei desafios artificiais e selvagens que se interpunham às histórias que buscava, acumulando experiência e técnicas. No Rotas do Explorador mostro expedições e dicas outdoor.

Cuidado com as pessoas que você escolhe para acampar

Equipado e pronto para o Hupur 2 (Foto: Mateus Parreiras)

Os acampamentos em meio a trilhas e aqueles selvagens costumam despertar o espírito aventureiro de muita gente. Mas não me canso de ouvir pessoas dizendo que não têm com quem acampar e acabam se unindo a pessoas desconhecidas por meio de redes sociais para aventuras onde o grande nível de confiança entre os participantes deveria ser fundamental.

Veja abaixo o vídeo de minha preparação para o Hupur 2, onde vou acampar com pessoas que conheci e outras que ainda irei

Numa dessas vezes, para fazer uma travessia, conhecemos uma pessoa completamente desequilibrada, que se meteu a guia e se perdeu por duas vezes – eu é que tive de corrigir as rotas por meio do GPS. Depois, sem demonstrar por que, se tornou inimiga das pessoas da expedição. Começou uma campanha de difamação infundada que não terminou até hoje.

Pode parecer uma fofoquinha, mas quando você junta 14 pessoas com lâminas na cintura e uma delas, das forças de segurança pública, armada com arma de fogo, não há nada de trivial nisso. Me pareceu depois de um tempo, um grande barril de pólvora que por pouco e por sorte, não explodiu.

Algumas vezes você confia nas pessoas erradas. Cuidado! (Foto: Ramon Lisboa)

Depois disso, me tornei determinado a não acampar com pessoas que desconheço ou que sequer tenho alguma referência. Nada disso vai ocorrer no Hupur 2, festival de bushcraft e de amantes da vida ao ar livre onde pretendo chegar hoje. Pessoalmente, conheço pelo menos quatro pessoas, com as quais convivi e acampei em outras vezes. Outros cinco, pelo menos, são pessoas com as quais tive contato pela internet há pelo menos 3 anos. os demais, acredito serem de mesma índole, amantes da vida no mato.

A chance de que algo dê errado é muito pequena. Decepções, sempre temos. É como costumo dizer: Pessoas ruins, pessoas mal-intencionadas, isso a gente vê logo e se previne. Traíra, o brasileiro não tolera… 

2 comentários em “Cuidado com as pessoas que você escolhe para acampar

  1. Estou começando agora, estou comprando todo o equipamento ainda mas já tenho o suficiente.
    Conheço pouquissimas pessoas que curtem acampar, só tenho contato com uma, meus amigos mais próximos não curtem. Como faço para encontrar pessoas confiáveis pra ir acampar?

    1. Olá, tudo bem? Uma forma interessante é ir com essa pessoa para o campo, em locais onde mais pessoas vão, contratar excursões e travessias onde você pode encontrar outras pessoas, conhecer e saber quem é confiável. Infelizmente não tem uma forma certa. Quando se é menor é legal procurar os escoteiros e desbravadores! Espero ter ajudado, boas aventuras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *