Skip to main content
 -
Sou jornalista e meu gosto por aventuras já me levou a lugares extremos! Com vontade e estratégia superei desafios artificiais e selvagens que se interpunham às histórias que buscava, acumulando experiência e técnicas. No Rotas do Explorador mostro expedições e dicas outdoor.

Camping e cultura no Parque do Itacolomi em Ouro Preto

A curta distância dos atrativos culturais e naturais de Ouro Preto é incentivo (Foto: Mateus Parreiras)

1400

A 97 quilômetros de Belo Horizonte, Ouro Preto é um dos destinos clássicos de quem visita Minas Gerais – e mesmo de quem mora nas alterosas. Um lugar nas montanhas que são berço do estado e que alia natureza e cultura. Contudo, pouca gente consegue aliar as duas formas de entretenimento de maneira satisfatória. Uma boa dica é o camping no Parque Estadual do Itacolomi, que fica a a apenas 6 quilômetros da Praça Tiradentes, no centro da cidade histórica.

Assista aos vídeos que fiz nas trilhas até o Pico do Itacolomi para o meu canal do YouTube e se inscreva se curtir 😉

O camping do parque cobra R$ 40 por pessoa, tem banheiros com água quente masculino e femininos, refrigeradores, vestiários e acesso a todas as atrações – ainda que no inverno o lago e as cachoeiras sejam intimidadores. As trilhas para o Pico do Itacolomi, com cerca de 7 quilômetros, é auto-explicativa e vale a pena pelo visual amplo que se tem.

Além da visão da cidade histórica de Ouro Preto e da vizinha Mariana, os olhos dos aventureiros conseguem alcançar pontos como a Serra da Piedade, o Pico Itabirito, a Serra do Curral e muitos outros pontos geográficos que se destacam no horizonte.

Confira mais informações pelo site do Parque no Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais

Telefone do parque: (31) 3551-6193

O Parque dispõe de Centro de Visitantes, Museu do Chá e Casa Bandeirista, além de trilhas interpretativas e atrativos naturais.

As visitas guiadas ao Pico do Itacolomi devem ser agendadas junto à administração. A área de camping, conta com estrutura de apoio, inclusive restaurante, devendo ser agendada a permanência no camping, pois o número de barracas é limitado.00

Como chegar:

O acesso fica entre os municípios de Ouro Preto e Mariana. A partir de Ouro Preto, segue-se a BR-356 até o entroncamento com a MG-262, em direção ao parque. Outra opção é seguir, a partir do sul da cidade, a Rua Pandiá Calógeras, atravessar a estrada e seguir as trilhas sinalizadas.

Distância de Belo Horizonte: 110 km

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *