Skip to main content
 -
Sou jornalista e meu gosto por aventuras já me levou a lugares extremos! Com vontade e estratégia superei desafios artificiais e selvagens que se interpunham às histórias que buscava, acumulando experiência e técnicas. No Rotas do Explorador mostro expedições e dicas outdoor.

Equipamentos de sobrevivência fraudados que podem custar a sua vida!

Uma fogueira de sobrevivência, com a lenha abrigada dos elementos (Foto: authorizedboots.com)

 

Saudações, aqui é o Rotas do Explorador!

 

Um dos hábitos que tenho antes de agregar um item aos meus equipamentos é o de testar todas as funções sob várias condições. E fazer um instrumento passar por provas é algo que faço muito no meu canal do YouTube, o Missão Carcará. Mas se há um kit que não podemos permitir falhas, esse é o kit de sobrevivência. É aquele que quando você se perde, se machuca, é apanhado por uma tempestade, enchente ou outra situação de crise, sua vida pode depender desses equipamentos até um resgate ou que encontre o caminho de volta.

 

E foi justamente testando um desses equipamentos vitais numa situação extrema que me deparei com uma fraude irresponsável! Comprei num site de importação de produtos chineses (www.wish.com) um set de fósforos de sobrevivência, que também são chamados de fósforos de tempestade, fósforos à prova d’água, stormproof matches etc. Já vi inúmeros testes com esse tipo de equipamentos, que acende mesmo sob vento forte, imerso na água ou enfiado na terra. Só que os malditos fósforos fajutos que comprei não resistiram a 1 segundo sob a água.

Assista o vídeo com o teste:

 

Veja como era para funcionar um fósforo de sobrevivência desses:

Um bom fósforo de sobrevivência, mesmo imerso na água mantém sua chama

 

O que eu teste falhou e tentei várias vezes, com tempos diferentes de submersão até desistir. O pior é que a qualidade do chinesinho é tão ruim, que dois fósforos quebraram a cabeça antes de riscar e outro chegou a rasgar a lixa…

 

Esse é o tipo de equipamento que nunca deveria falhar. Imagine se você se encontra numa situação comum de sobrevivência, onde as autoridades estimam que o regate médio ocorra em 72 horas. São três dias para sobreviver, sendo que a exposição a baixas temperaturas pode te levar a hipotermia e te matar em um dia. Você pode contrair hipotermia, que é a perda excessiva de temperatura corporal, com apenas 3 horas de exposição a chuvas e ventos.

 

E se você ouve um helicóptero sobrevoando o seu local de acidente mesmo com a chuva, ou se equipes de resgate o procuram e você decide fazer uma fogueira de sinalização… Não com esses fósforos!

 

Bom, gostaria então de deixar esse alerta aos exploradores e aventureiros para sempre testar seus equipamentos de sobrevivência, pois eles podem fazer a diferença entre a sua sobrevivência e a despedida da sua família e das pessoas que você ama. Quem tiver mais histórias assim, não deixe de postá-las! E não se esqueçam…. não comprem essa porcaria:

 

Fósforos de site chinês que prometem ser à prova de água, ventos e tempestades, mas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *