Que tipo de rock você gosta?

Publicado em Sem categoria

Paulinho é barbeiro à moda antiga. Fez carreira em barbearias ou salões das imediações da Praça Levy Coelho da Rocha, que nada mais é que o encontro das ruas Goiás e Guajajaras, no Centro de Belo Horizonte, cortando cabelos e fazendo barbas com esmero e atenção. O Conheço há quase 30 anos e costumo me divertir quando vou cortar cabelo, uma vez por mês. Fã de futebol, atleta amador, formado em teologia, escritor, poeta, trata-se de um cara de múltiplos talentos. E que é capaz de ficar horas e horas em pé. Faz parte do trabalho, onde não há espaço para geladeira com cerveja artesanal ou bourbon custando os olhos da cara.

Nossas conversas são sobre os mais variados assuntos. Em uma delas, Paulinho me perguntou sobre o tipo de música que eu gosto. E já foi emendando, antes de eu responder: “Rock, né?!” Respondi que sim, gosto muito de rock, tanto que tenho até este blog. Mas também gosto de muitos outros estilos musicais.

Ele franziu a sobrancelha, pouco convencido pelas minhas palavras. “Mas que tipo de rock você gosta? Led Zeppelin você gosta?”

“Gosto de muitos tipos de rock, Paulinho. Mas tenho preferência por aqueles pouco comerciais, de bandas pouco conhecidas, de estilos que já estiveram na moda em algum lugar do mundo, mas que ficaram quase totalmente esquecidos”, respondi.

Novamente o meu “personal hair stylist” não se convenceu. A seu pedido, fui listando algumas bandas que gosto, de Dead Kennedys a Ramones, de Toy Dolls a Operation Ivy, de Rancid a The Clash, de The Exploited a Sham 69, de Sonics a The Stooges, de Misfits a Dead Boys, de Social Distortion a Bad Religion, indo ao ska de Madness ou The Specials; sem contar os pioneiros como Bill Haley, Elvis Presley, Little Richard, Chuck Berry, Johnny Cash, Roy Orbinson, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e quem resgatou o estilo, como Stray Cats e The Caravans. Poderia ter citado também músicos nacionais, como Cólera, Inocentes, Olho Seco, Fogo Cruzado, Garotos Podres, Replicantes e mais uma centena bandas atuais e/ou antigas que gosto muito e escuto sempre.

Em outro dia em que fui cortar cabelo, não sei se no mês seguinte, meu xará me apresentou um amigo/cliente e foi logo soltando: “O Paulo gosta de rock, mas de umas coisas que ninguém conhece”. Restou-me rir, pois ele tem absoluta razão.

Não tenho nada contra o mainstream, aliás, torço para que as bandas que eu gosto fossem conhecidas e consumidas cada vez por mais gente. Mas acho difícil que isso aconteça. Rock virou coisa de velho, como eu, ou de gente excêntrica. E os jovens que gostam não parecem dispostos a buscar novidades, apesar de terem todas as facilidades do mundo na era da internet.

5 comentários para “Que tipo de rock você gosta?

  1. O gosto pelo bom e velho rock é que nos diferencia da grande massa acéfala que ronda as ruas brasileiras. Rock exige compreensão, daí que você pode gostar de banda A e não gostar de B e como a maioria das pessoas que não gosta diz “mas não é tudo rock”? É, mas não é porque é “tudo rock” que eu tenho que gostar, daí o fato de que o roqueiro normalmente é uma pessoa que tende a observar os estilos e identificar-se mais com um que com outro e até mesmo questionar a banda da qual é fã sobre algum trabalho do qual ele não tenha gostado. Não à toa, há pouco tempo atrás uma pesquisa inglesa fez um estudo sobre o nível de inteligência de grupos de pessoas através do seus gostos musicais. Resultado, roqueiros só perdem para fãs de músicas clássicas, em nível de inteligência.

  2. Eta assunto bão esse tal de rock!Vivo esse trem o dia todo e ainda acho pouco kkkkk!Meus cantores favoritos são:Jon Anderson,Ozzy Osbourne,Greg Lake,John Lennon,Rita lee e varios outros.O rock dos anos cinquenta me encanta,depois sua evolução nos anos 60 e a fusão dos anos 70.Neil Young sacramentou:HEY HEY MY MY,ROCK`N`ROLL WILL NEVER DIE.Também sou músico e vou colocar aqui o link para duas músicas de minha autoria:ROCK MINEIRO E ROCK ROCK,espero não decepcionar.Meu nome no Youtube é DYGO KAMPOS: https://www.youtube.com/watch?v=Uv_vDQbto4Q https://www.youtube.com/watch?v=D2rA3LdYGJc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *