Arrependi da laqueadura e quero engravidar de novo, e agora?

Publicado em Sem categoria

Quase 1/3 das mulheres se arrependem da ligadura tubária. Fertilização In Vitro é saída viável para uma nova gravidez.

A laqueadura, ou ligadura tubária, é um dos métodos mais conhecidos para evitar a gravidez e tem caráter definitivo. No Brasil, mulheres acima de 25 anos ou que tenham dois filhos vivos podem passar pelo procedimento, que tem taxas acima de 99% de eficácia, conforme a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo.

Mas o que acontece quando uma mulher se arrepende do procedimento e deseja uma nova gravidez?

Segundo Cláudia Navarro, médica especialista em reprodução assistida, arrepender-se da laqueadura é algo comum, principalmente quando se troca de parceiro. De acordo com artigo publicado na Revista de Psicologia Reprodutiva e Infantil dos Estados Unidos, 28% das mulheres americanas que se submeteram à ligadura tubária relataram arrependimento. Conforme o estudo, a maioria dessas mulheres havia ligado as trompas ainda muito jovens e tomaram a decisão por fatores situacionais.

Para Cláudia Navarro, a Fertilização In Vitro é uma saída para quem deseja uma nova gravidez nessas condições. Ela explica que é também possível realizar a reversão da laqueadura de forma cirúrgica, reconstituindo o tecido da tuba uterina. “Porém, não são todas as mulheres que têm a indicação para realizar o procedimento e isso deve ser avaliado junto ao médico especialista”, explica. “A FIV, para esses casos, se mostra como processo seguro e apresenta boas chances de a gravidez seguir normalmente”, afirma.

Como funciona? 

A FIV para mulheres com laqueadura ocorre pelo mesmo processo que seria realizado com outras mulheres: os óvulos são coletados dos ovários e fertilizados em laboratório. Depois o embrião já formado é transferido para o útero.

As taxas de eficácia da FIV para essas mulheres dependem de algumas variáveis, conforme explica Cláudia Navarro. “É muito importante observar a idade da mulher que deseja passar pelo procedimento. Após os 37 anos, por exemplo, a quantidade e a qualidade dos óvulos caem, o que pode diminuir as chances de sucesso. Caso os óvulos não estejam em boas condições, é possível optar pela doação de gametas”, ressalta.

4 comentários para “Arrependi da laqueadura e quero engravidar de novo, e agora?

  1. Eu fiz uma serurgia pra tira meu filho em 2006 em 2012 eu teve um aborto mais ñ sabia que tava grávida depois disso ñ engravidei mais como faso pra engravidar. Depois do aborto minha menstruação vem muito muito mesmo sai até pedaço de sangue talhado

    1. Olá, Diane! Você não está sozinha, como você pode ver no texto, milhares de mulheres também se arrependeram. Pelo menos agora você sabe que existem formas de engravidar novamente, claro, se for um desejo. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *