5 dicas de alimentação para manter o pique no carnaval

Publicado em nutrologia

Carnaval chegando, e os foliões já estão se juntando aos blocos, fazendo a festa. Mas, para aguentar o pique ao longo desses dias, é preciso se alimentar bem e ingerir bastante água. Essas são as principais orientações da médica clínica geral e nutróloga, Paula Whyte, da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte. Para um Carnaval bem aproveitado, seguem cinco dicas da nutróloga.

  1. Invista em alimentos leve, naturais

Fique longe de alimentos fritos e gordurosos, orienta Paula. “Tem que dar preferência a uma alimentação leve, que não pese. Frituras e gorduras deixam a digestão mais lenta e, ao invés, de dar o pique necessário para a folia, podem acabar causando indisposição e cansaço.

Por isso, alimentos frescos, naturais, como saladas, legumes, carnes grelhadas, como frango, filé e peixe são bem-vindos”, diz. As frutas também ajudam muito na hidratação, pois o folião vai suar muito ao longo do Carnaval. Então, invista em melancia, melão e abacaxi, por exemplo.

  1. Coma a cada 3 horas

Comer algo a cada três horas é importante para manter o corpo ativo, longe do cansaço, segundo a nutróloga. “Isso também ajuda para que o álcool, no caso de quem for beber, seja absorvido de forma mais lenta.

Ficar só na bebida alcoólica pode causar uma rápida absorção dela, e acabar levando a uma interrupção precoce da festa, por embriaguez”, explica Paula. Assim, a dica é fazer pequenos lanchinhos.

“Pode levar um isopor com fruta já cortada e embalada, montar um kit com castanhas, frutas secas ou levar uma maça na bolsa mesmo”, orienta. A bananada, sem açúcar, e barrinhas de cereais também são boas opções.

  1. Beba bastante água

A ingestão de água é muito importante para hidratar o corpo. No Carnaval, o consumo de álcool é muito comum, e, ao contrário do que muitos pensam, bebidas alcoólicas não hidratam o organismo. “O álcool aumenta a diurese, a pessoa tem maior perda de líquido.

Como no Carnaval a gente pula mais, se diverte, a necessidade hídrica é aumentada. Por isso, é importante tomar bastante água, água de coco, isotônico para aguentar até o fim da festa”, diz Paula.

  1. Hidratação também previne ressaca

O melhor remédio contra a ressaca é a prevenção, segundo a nutróloga. “É importante beber com moderação, manter a hidratação e a alimentação, além de ingerir o álcool de forma lenta, para não passar mal”, afirma Paula.

Se a pessoa acordar de ressaca, é preciso repousar, ingerir água para aliviar a dor de cabeça e tonteira e evitar lugares com sol.

  1. Limpe o organismo após a folia

Acabou a festança, hora de recuperar o organismo. Segundo a nutróloga, o ideal é fazer uma hidratação rigorosa, com água, água de coco, limonada (sem açúcar) ou isotônico.

“O suco verde é excelente para fazer detox. É importante, ainda, não ingerir alimentos gordurosos, frituras. Prefira uma alimentação rica em frutas, legumes, carne magra grelhada, assada ou ensopada, ovos, lacticínios e grãos integrais. Evite alimentos industrializados e açúcar”, orienta Paula.

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