Mito ou verdade: Será que utilizar cosméticos fora da validade pode trazer riscos?

Publicado em Bem-estar, Dermatologia

Quem nunca esqueceu um creme, xampu ou maquiagem no armário e, depois de algum tempo, mesmo após seu vencimento, pensou: Já está acabando mesmo, que mal pode me fazer usar o restante? Mas, será que utilizar produtos fora da validade pode trazer algum risco para saúde?

Segundo o dermatologista Bruno Vargas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, qualquer tipo de produto, seja para pele ou cabelo, possui diversas composições químicas que garantem sua eficácia e vida útil e utiliza-los após o vencimento não é indicado. “Cada produto varia seu tempo de uso de acordo com as normas de seu fabricante. Aplicar um produto fora da validade pode até não causar grandes danos, mas, na maioria das vezes, podem não ser tão eficientes, ou mesmo, se tornarem ineficazes”, destaca.

Embora possam não trazer grandes riscos se empregados, isso não exime a chance de uma alergia ou algum outro tipo de problema. “Raramente, produtos cosméticos vencidos irão causar problemas, mas isso não quer dizer que nunca acontecerá”, alerta Bruno. “Alergias e dermatites de contato são, em grande parte das vezes, os maiores riscos que eles podem trazer quando vencidos”, lembra.

Por fim, o dermatologista explica que a data de vencimento também faz diferença quanto a possíveis erros. “Um produto vencido há 15 dias, obviamente não trará os perigos de outro fora da validade há mais de um ano, por exemplo”. Entretanto, Bruno ainda ressalta que qualquer cosmético vencido deve ser descartado, “para não haver qualquer possibilidade de dano ou dúvida, o ideal é sempre seguir as instruções do fabricante. Venceu? Descartou!”, finaliza.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *