Sexo na gravidez: existem limitações para a mulher?

Publicado em ginecologia

Cláudia Navarro é ginecologista, especialista em reprodução assistida e diretora clínica da Life Search

Uma questão muito comum na literatura leiga é sobre o sexo na gravidez. Essa dúvida ainda gera polêmica em alguns casos. Mas, afinal, pode ou não pode? A resposta é: Sim! É seguro fazer sexo durante a gravidez, a menos que haja algum problema específico, alguma intercorrência. Além disso, o médico responsável deve orientar a gestante.

Fazer sexo, diferente do que muitas pessoas acham, não vai machucar o bebê. O feto está muito bem protegido dentro do útero, não sendo alcançado durante a penetração vaginal.

No entanto, outros fatores devem ser levados em consideração durante uma gestação. As alterações hormonais que acontecem na gravidez podem levar a uma diminuição  no desejo sexual da mulher, e isso deve ser conversado com seu parceiro.

Por outro lado, alguns casais acham o sexo durante a gestação até mais  agradável. O importante é um consenso entre os parceiros. Além disso, existe a possibilidade de encontrar outras maneiras de prazer nesse momento da vida de um casal.

Quando evitar sexo na gravidez?

Em alguns casos, quando há a possibilidade de o sexo acarretar algum problema durante a gestação, a orientação médica é para que se evite o ato.  Se a paciente tiver apresentado algum tipo de hemorragia, por exemplo, a prática da atividade sexual pode aumentar o risco de sangramento adicional, principalmente se a placenta estiver baixa ou houver algum hematoma.

Em casos de risco de parto prematuro, “amadurecimento” do colo uterino ou até mesmo desconforto da paciente, pode ser indicado a suspensão da atividade sexual.

Posições sexuais durante a gravidez

Apesar de o sexo ser seguro para a maioria dos casais durante a gravidez, pode não ser tão fácil. Em alguns casos, provavelmente será preciso encontrar posições diferentes. Entretanto, esse é um dos momentos ideais para se explorar e experimentar juntos. O importante é que a posição seja satisfatória e confortável para os dois.

Um comentário para “Sexo na gravidez: existem limitações para a mulher?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *