Sua cólica menstrual pode ser um sinal de algo errado

Publicado em ginecologia, reprodução assistida

A síndrome dos ovários policísticos altera menstruação, pode levar ao desenvolvimento de acne, além de dificultar a gravidez

Distúrbios no ciclo menstrual (como o excesso de cólica) e obesidade, muitas vezes acompanhados de acne e aumento da quantidade de pelos, podem indicar a chamada Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). A doença pode atingir  cerca de 20% das mulheres em idade fértil.

 

 

 

 

 

O que é a síndrome?

A SOP é caracterizada por anormalidades hormonais que são, ao mesmo tempo, causa e consequência dessa doença. Segundo a médica e especialista em reprodução assistida, Cláudia Navarro, o estado constante de amenorreia (ausência da menstruação) e oligomenorreia (irregularidade de ciclo), devido à anovulação, acabam gerando um desarranjo no padrão endócrino. “Algumas pacientes apresentam elevação dos níveis de insulina, aumentando o risco de diabetes, e a grande maioria delas tem aumento na produção de hormônios androgênios que dificultam a ocorrência da ovulação e, consequente, da gravidez”, salienta.

Segundo a médica, a alteração nas taxas de insulina promove danos não apenas na área ginecológica, mas também está relacionada à incidência de obesidade e elevação da pressão arterial. A anovulação, característica nas mulheres que têm a síndrome, é ainda responsável por quadros de infertilidade. Mas, Cláudia explica que os resultados de uma fertilização in vitro pouco sofrem com a interferência da SOP.

Como tratar?

Cláudia destaca que o tratamento pode ser feito com ênfase em um de três objetivos, dependendo de qual seja o predominante em cada paciente: a regularização do ciclo menstrual, o tratamento da infertilidade ou a melhora da pele e do hirsutismo (excesso de pelos, com características masculinas).

“É preciso reduzir a produção e a circulação de hormônios androgênios. Quando necessário, há indicação de medicamentos que diminuam a resistência à insulina. O objetivo é proteger o endométrio dos efeitos da constante exposição de estrógenos; evitar os efeitos da superinsulinemia para o organismo; induzir a ovulação para alcançar e manter a gravidez e ainda oferecer suporte para controle do peso ideal” – Cláudia Navarro

4 comentários para “Sua cólica menstrual pode ser um sinal de algo errado

  1. Ola me Chamo Daiane.tenho ovarios políticos meu ovario esquerdo tem 20.8Cm e meu direito esta com 15.6Cm sinto muitas colicas e sacramento muito forte isso me deixa bem fraca. O que faço pra dininuir estas dores

    1. Oi, Daiane! Tudo joia?
      Neste caso, você precisa marcar uma consulta com especialista para uma orientação individualizada.
      Abraços! Boa sorte!

  2. Boa noite. Gostaria de saber pq sinto muita dor. Dói as parte de baixo da barriga dói as costas, dói ao ter relação sexual e depois da relação dói mais uns dias. E sinto cólica mais fora de época. Pq desce p mim a menstruação bem desregulada. Queria saber pq no meu ultrassom deu ovário com aspecto micropiscistico. Mais não diz nada sobre a dor insuportável que tenho. Essas dores começaram depois do parto horrível que tive. Minha filha já está com 3 anos e meio. Será que é só isso mesmo. Ou devo me preocupar?

    1. Olá, Tatiane! Tudo bem?
      No seu caso, sugerimos que marque uma consulta com especialista para uma avaliação mais detalhada e individualizada.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *