Skip to main content
 -
Faço você alcançar sucesso e felicidade profissional por meio de programas de coaching, cursos, palestras e treinamentos online. >>> Clique aqui e baixe agora o livro digital 7 Passos para Construir uma Carreira de Sucesso" <<<

Habilidades Humanas

Abaixo segue a íntegra de uma reportagem do Estado de Minas que tive o prazer de contribuir.

“Trabalhar com o que ama e ser bem remunerado é o sonho de todo profissional.

Napoleon Hill, escritor norte-americano e assessor de dois presidentes dos EUA, era um expert em realização pessoal. Ele dizia: “O que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançado”. Seu livro A lei do triunfo (The law of success), resultado de uma pesquisa apresentada em 1928, é considerado o primeiro tratado mundial sobre formação de líderes e até hoje se apresenta como atual e um dos mais estudados do planeta.

Channa Sanches Vasco, especialista em sucesso profissional, replicou esse estudo com 300 alunos e clientes. Ela revela que 72% dos profissionais de sucesso se destacam por suas habilidades comportamentais, ao contrário dos demais 28%, que baseiam sua carreira nas competências técnicas.

Channa Vasco explica que as pessoas se tornam empreendedoras ou são contratadas pelo conhecimento técnico. Os processos de seleção avaliam o saber executar, ainda que testes comportamentais sejam empregados. “A técnica é predominante. No entanto, o profissional é demitido ou o negócio dá errado por causa de alguma inabilidade comportamental. Há demissões pelo erro técnico sim, mas, seguramente, a pessoa já teve uma oportunidade. Assim, o desligamento foi porque ela reincidiu na falha, não mudou o padrão de comportamento.”

A especialista explica que, nos tempos de bonança, muitos profissionais tiveram a oportunidade de aceitar cargos e desafios maiores e ter o reconhecimento da sua dedicação. “No entanto, o estudo mostra que, desde 2015, com a intensificação das demissões, os profissionais que tinham suas habilidades comportamentais desenvolvidas, como autocontrole, liderança e motivação, se tornaram mais competitivos e conseguiram se manter em suas funções.”

Jim Rohn foi empresário, escritor e palestrante na área de desenvolvimento pessoal e de motivação com destaque mundial. Channa destaca uma de suas frases célebres para enfatizar a primeira das três habilidades mais importantes para triunfar na carreira, entre as 16 apontadas pelo estudo. “Rohn disse: ‘O ser humano é a média das cinco pessoas com as quais mais convive’. Ou seja, escolha a sua turma. Isso significa que, se o profissional, no ambiente corporativo, conviver com pessoas que reclamam e menos proativas, vai entregar menos resultado.”

A escolha da turma é superimportante, principalmente num cenário de crise. “Conviver com um grupo que acredita que crise é oportunidade, que é possível desenvolver é diferente de quem é negativo. A influência estará na força da convicção, de querer usar 100% do potencial para tomar atitudes com mais ou menos performances, com resultados melhores ou não.”

MENTORES
Channa Vasco avisa que “o fator decisivo para se desenvolver na carreira é ter mentores e profissionais com mais experiência, que guiam, orientam, ajudam e atuam como padrinhos, de forma empírica ou profissional. São colegas que apontarão o caminho que já funcionou”.

O segundo passo que merece destaque dentro do estudo de Channa, o “Passo a passo para ter triunfo na carreira – Descubra como trabalhar com o que ama e ser bem remunerado por isso”, que tem e-book grátis no site www.chanavasco.com.br, é a capacidade de saber vender produtos, serviços, projetos e ideias.

E a terceira habilidade comportamental apontada pela especialista é a habilidade de construir relacionamentos profissionais de sucesso. “Oriento pessoas brilhantes, mas que não desenvolveram uma rede nem uma personalidade agradável, não focaram no extraprofissional. É preciso vender boas ideias sem base na bajulação, mas com personalidade atraente, com ética e responsabilidade.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *