Skip to main content
 -
Faço você alcançar sucesso e felicidade profissional por meio de programas de coaching, cursos, palestras e treinamentos online. >>> Clique aqui e baixe agora o livro digital 7 Passos para Construir uma Carreira de Sucesso" <<<

Mito #7 Preciso abandonar minha família para ter sucesso

Nos mais de dez anos que ajudo pessoas a se realizarem profissionalmente com mais sucesso e felicidade, escutei com frequência esta frase: “Para ter sucesso é preciso abandonar a família”.

Gente, isso é um absurdo! E ainda é pior para quem acredita no terceiro mito, pois é perfeitamente possível crescer na carreira e ter tempo para família.

Imagine a situação, você é CEO de uma grande empresa, cheio de responsabilidades e decisões.

Então o Presidente da República lhe convida para uma sessão pessoal com ele. Só tem um defeito… a reunião é no mesmo horário que a festa de aniversário da sua filha na escola. O que você faria?

Andrea Jung, ex-CEO da Avon, preferiu ir para a escola da filha a se encontrar com o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. “Quinze minutos depois da reunião ele nem iria saber quem eu sou. Já minha filha certamente vai se lembrar desse momento por toda sua vida”, explica sua decisão.

Priorizar a família, sem deixar de gerar resultados

Isso mostra que mesmo sendo presidente do conselho de uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, ela priorizava a família sem deixar de gerar resultados corporativos.

Eu também consigo hoje gerar resultados em minha empresa, atendimentos de coaching, livros etc e ter tempo para ficar com minha família. Quando passamos a priorizar uma parte de nossas vidas todo o resto se adapta.

Como diria um dos meus grandes ídolos, Tony Robins: “Quando se tem um PORQUE forte, o COMO surge naturalmente”. Se você QUER alinhar família com crescimento profissional, você vai conseguir ACHAR um jeito!

 

Porque quem tem sucesso, geralmente abandona a família

Então muitos dos meus clientes me perguntam: “Mas Channa, porque a maioria das pessoas que têm sucesso profissional tiveram que abandonar a família? Isso não prova que é impossível conciliar as duas coisas?”.

Não! De forma alguma!

Isso prova que a maioria das pessoas não planejou nem a carreira, nem a família. Muitos vão levando a vida e acabam vivendo o que chamo de “Loucura Organizacional”, que já tratei em outro artigo.

Como disse aí em cima, se você quiser conciliar esses dois aspectos da sua vida, você vai encontrar um jeito. Se você planejar sua carreira profissional e sua vida social ou familiar, vai ver formas de ter as duas coisas.

 

Mão na Massa

Você que acompanha a minha série “10 mitos de carreira” já sabe que agora é hora de exercitar, né… o exercício de Programação Neurolinguística que vamos fazer agora chama-se TED (Tempo, Energia e Dinheiro):

Dê uma nota, de 1 (muito insatisfeito) a 10 (muito satisfeito) sobre seu grau de satisfação em relação a:

  • Tempo disponibilizado para a carreira
  • Energia disponibilizada para a carreira
  • Dinheiro disponibilizado para a carreira

Some as três notas e divida por 3, para ter uma média

Reflita se concorda com as notas e a média e, caso necessário, adeque;

Da mesma forma, dê uma nota, de 1 (muito insatisfeito) a 10 (muito satisfeito) sobre seu grau de satisfação em relação a:

  • Tempo disponibilizado para a família
  • Energia disponibilizada para a família
  • Dinheiro disponibilizado para a família

 

Faça a média e confirme as notas;

Analise o item que teve a menor nota. Reflita o que pode fazer para melhorar. Pense em algo simples, que possa ser aplicado agora.

Trace uma ação para começar a fazer agora.

 

Exemplos

# Com esse exercício, eu resolvi almoçar todos os dias com meus pais. Não é sempre que consigo, pois tenho muitos compromissos ao longo do dia, mas tenho conseguido cumprir essa meta pelo menos 3x por semana, o que me permite estar próxima deles, que hoje já superam a marca dos 80 anos!!!

# Um cliente meu pediu ao seu chefe para mudar o horário de trabalho para levar o filho para a escola, com isso ele conseguiu tempo para conversar sobre o dia-a-dia com ele.

# Outra cliente percebeu que precisava investir mais dinheiro para se qualificar na sua profissão, economizou uma quantia e fez um curso de idiomas online para poder ler mais livros da sua área.

# Outro caso interessante é de um cliente meu que passou a levar a família uma vez por mês para um hotel-fazenda (sem sinal de celular, sem wifi), para poder se desligar totalmente do trabalho e poder passar um tempo de qualidade com a esposa e filhos.

 

Insights

Viu esse poderoso exercício nos dá diversos insights para melhorarmos a qualidade do Tempo, Energia e Dinheiro que investimos, conscientemente ou não, na nossa família ou nossa carreira.

Então coloca em prática e me envia um email contando como ajudou você a conquistar mais tempo para você e sua família.

Agora estou super ansiosa para falar do próximo mito, sobre a falsa estabilidade e segurança que o concurso público passa e porque todos nossos familiares acham essa solução maravilhosa.

 

Clique aqui e acesse à Série Mitos de Carreira

 

Por aqui teremos artigos diariamente.  Agora, te peço uma ajuda para te ajudar, responde aqui essa >>> PESQUISA<<< para eu saber um pouco sobre o que deseja que eu traga de conteúdo para você brilhar.

TMJT

Se quiser acompanhar um pouco da minha rotina e hábitos para ter uma vida produtiva e feliz, >>> me acompanha no Instagram <<<

Para acompanhar o que eu publico sobre carreira, >>> me acompanha no Linkedin <<<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *