Skip to main content
 -
Faço você alcançar sucesso e felicidade profissional por meio de programas de coaching, cursos, palestras e treinamentos online. >>> Clique aqui e baixe agora o livro digital 7 Passos para Construir uma Carreira de Sucesso" <<<

Como está seu inglês?

Você já viajou fazendo mímica? Ou deu uma enrolada catando palavras num texto em inglês da internet?

Lamento dizer, mas não adianta só ter um currículo bom ou saber trabalhar em grupo. Falar inglês é essencial no mercado de trabalho! Há alguns anos, ser fluente na língua inglesa era um diferencial, hoje é uma necessidade. É o segundo idioma mais falado no mundo, só fica atrás do mandarim. O inglês foi incorporado no nosso vocabulário e cultura: filmes, músicas, gírias.

A globalização aumentou a gama de possibilidades no mercado internacional. E garanto: o inglês vai te ajudar a ter um aumento salarial.  Segundo uma pesquisa da Catho, profissionais que tem conhecimento de alguma língua estrangeira podem ter ganho salarial de até 51%. Você pode conseguir mais contatos profissionais (o famoso networking) e trabalhar em empresas internacionais.

E ainda há o crescimento pessoal. Sabendo falar inglês, é mais fácil ter acesso às informações de todo os lugares do mundo, conhecer lugares e culturas diferentes. Tenho vários casos de clientes que desejam alcançar uma carreira internacional e o domínio do idioma foi determinante para alcançarem esse objetivo.

Uma certificação internacional, por exemplo, pode ter grande peso na hora da entrevista. É comum que alguns processos seletivos incluam conversações em inglês. Mas as habilidades de escrita e de interpretação também são importantes.

Um estudo da “Education First Corporate Language Learning Solution” concluiu que 75% das empresas brasileiras consideram o uso do inglês muito útil no dia a dia. Veja algumas profissões que precisam dessa segunda língua.

Tecnologia da informação

O ‘TI’ precisa se manter atualizado, pois a tecnologia está em constante mudança. Além disso, o inglês é essencial porque é a linguagem padrão dos softwares e códigos de programação.

Social Media e Marketing Digital

O social media trabalha diariamente com ferramentas de redes sociais, todas produzidas em inglês. As tendências dessa área surgem no exterior, então para se manter antenado é preciso ser fluente.

Turismo

Hotéis, agências de viagens, empresas de transporte. As opções são muitas. Entretanto, de acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil planeja se consolidar em turismo de qualidade para o mundo, mas ainda é necessário capacitar os empreendedores dessa área. Não é nem preciso dizer que o inglês é essencial no turismo, afinal é a segunda língua mais falada no mundo.

Relações Internacionais

A comunicação universal é em inglês e para fazer negociações internacionais essa segunda língua é obrigatória.

Engenharia

A engenharia mudou muito e hoje é uma área ampla, que necessita de funcionários com diversos tipos de habilidades. Saber inglês é uma delas. Manuais e regulamentações da profissão são primeiros publicados em inglês, além disso, abre caminho para uma carreira global.

Comércio Exterior

Transações de câmbio, importação e exportação, pesquisas de mercado e logística internacional. Tudo isso envolve saber inglês.

Administração

 

Start up surgem a todo momento e, de uma hora para outra, se tornam globais. As organizações estão mais abertas para negociações internacionais. Ou seja, para um administrador crescer em sua carreira, precisa conseguir se comunicar.

Mas não vou te enganar: aprender uma língua estrangeira não é fácil. Ainda mais para os adultos. Só que na hora de conquistar uma vaga ou até mesmo ser promovido ou empreender, isso vai te ajudar e muito. Entenda que não há fórmulas milagrosas para aprender um novo idioma. Não tenha vergonha! Pratique sempre que puder. A prática é a mãe da excelência.

Ver série e filmes e inglês é um jeito divertido de aprender.

Conta para mim, como está seu inglês? Planeja fazer um curso? Vai ser um prazer ler seu comentário.

TMJT 🙂

Por aqui teremos artigos diariamente.  Agora, te peço uma ajuda para te ajudar, responde aqui essa >>> PESQUISA<<< para eu saber um pouco sobre o que deseja que eu traga de conteúdo para você brilhar.

TMJT

PS. Se quiser acompanhar um pouco da minha rotina e hábitos para ter uma vida produtiva e feliz, >>> me acompanha no Instagram <<<

Para acompanhar o que eu publico sobre carreira, >>> me acompanha no Linkedin <<<

Postagens relacionadas

Um comentário em “Como está seu inglês?

  1. Ola, gosto bem de inglês, ja fiz varios cursos, mas com falta de prstica acabei perdendo o poucowue sabia. Hj eu desejaria fazer um curso de imersão aqui no Brasil, pq viajar demanda custos mais elevados. Nao vejo avanços em cursos tradicionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *