Quem nunca teve a sensação de bem-estar

Mulher comendo chocolate
 Foto : Pixabay -Mulher comendo chocolate

 

Quem nunca teve a sensação de bem-estar e alegria após ingerir uma barra de chocolate? 

Não dá para negar a sensação de mudança de humor quando comemos um chocolate. 

  O segredo está na grande presença de flavonoides, que estão presentes no cacau, principal matéria-prima do chocolate. Esses compostos orgânicos são responsáveis por garantir desenvolvimento das principais atividades cognitivas. Além de melhorar a memória recente, o processamento de informações e o desenvolvimento mental, os flavonoides ajudam a retardar o envelhecimento. 

Além do ganho nas funções cognitivas, os efeitos sobre o humor são incontestáveis. O chocolate influencia o humor devido à presença do aminoácido triptofano, responsável pela produção do neurotransmissor serotonina, conhecido por ser o “hormônio da felicidade”. 

A deficiência de triptofano pode causar baixos níveis de serotonina e assim favorecer a insônia, depressão, ansiedade, impulsividade, irritabilidade, incapacidade de concentração e crescimento deficiente em crianças. 

Importante saber que Não são todos os chocolates que tem efeitos positivos à saúde, mas, sim, os com alta porcentagem de cacau na composição. “A semente de cacau é o alimento com maior índice de flavonoides. Quanto mais amargo, maior a concentração de flavonoides e os benefícios associados”.                                                              Para que esses benefícios sejam visíveis, o ideal é que haja um consumo diário do alimento. Mas sem exageros; uma barra inteira de chocolate contém grandes quantidades de gordura e açúcar, que podem desencadear problemas como diabetes e aumento de peso. Quem nunca teve a sensação de bem-estar

 

O ideal é consumir de 25 a 30 gramas por dia; principalmente a versão 70% cacau.  

O segredo está no equilíbrio. 

Instagram – Aline Castro

Nutricionista

Izabela Cardoso

Sou Izabela Cardoso Praça, tenho 25 anos, cristã, jornalista, produtora de conteúdo e blogueira. Amo ajudar e inspirar pessoas com a minha história, onde busco superar a depressão e a ansiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *