Procrastinação por definição

Procrastinação por definição
Foto: Google. Procrastinação por definição

 

Procrastinação, por definição, é o adiamento de tarefas e compromissos, ou seja, é literalmente “deixar para depois”. Ouso dizer que todos nós fomos vítimas da procrastinação em algum momento, e alguns de nós está sofrendo os efeitos dela agora.

O problema da procrastinação é que ela nos leva a ignorar uma tarefa desagradável, mas que provavelmente também é mais importante, em vez de uma que seja mais agradável ou mais fácil, porém menos importante. Tudo o que é importante, mas é negligenciado, tem uma tendência a se tornar um grande problema depois, seja pela urgência ou pelo acúmulo.

Se procrastinarmos por um longo período de tempo, podemos nos desmotivar com coisas que são essenciais na nossa vida, como por exemplo o trabalho ou até mesmo relacionamentos, o que pode desencadear uma série de prejuízos emocionais ou, em casos extremos, até uma depressão ou a perda de um emprego.

 

Mas como superar a procrastinação?

 

Como acontece na maioria dos hábitos, é possível superar a procrastinação. Para te ajudar, seguem 3 passos que, se você for fiel a eles, com certeza vencerá esse comportamento que tanto prejudica a vida de muitas pessoas.

Passo 1: Reconheça que você está procrastinando

Só conseguimos mudar aquilo que reconhecemos que carece de mudança. É preciso se perceber.

 

Passo 2: Descubra por que você está procrastinando

Você precisa entender as razões pelas quais está procrastinando antes de começar a enfrentá-la. Normalmente existe um motivo oculto por trás desse comportamento, por isso é preciso descobri-lo.

 

Passo 3: Adote estratégias anti-procrastinação

Procrastinação é um hábito, um padrão de comportamento profundamente arraigado. Isso significa que você provavelmente não pode quebrá-lo da noite para o dia. Hábitos só deixam de ser hábitos quando você evita praticá-los. Então busque o máximo de estratégias possível para evitar a procrastinação.

E então, você vai começar a dar esses passos quando?

Winderson de Sousa
Coach e Mentor de Relacionamentos

Siga -nos nas redes sociais 

Leia também : Você em um mundo cada vez mais acelerado

 

Izabela Cardoso

Sou Izabela Cardoso Praça, tenho 25 anos, cristã, jornalista, produtora de conteúdo e blogueira. Amo ajudar e inspirar pessoas com a minha história, onde busco superar a depressão e a ansiedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *