Presente(s) e seus significados

Cada presente que ganhamos tem um significado, as vezes para quem oferta, mas, mais ainda para quem os ganha. Um dos presentes que mais podemos dizer que tem um significado bem interessante é a Planta do Trevo de 4 folhas, cujo nome científico é: “Oxalis Tetraphylla”.

Diz a tradição que quem ganha um trevo de 4 folhas ganha boas energias, saúde, fortuna, prosperidade e amor. Ainda segundo a tradição, para cada trevo que se colhe, outros seis novos nascem, multiplicando a sorte para todos.

Simbolizando unidade e equilíbrio por causa do formato de seus folíolos perfeitos, os antigos dizem que cada folha tem um significado FÉ, ESPERANÇA, AMOR E SORTE. As 4 folhas também podem representar os ciclos.

Também está associado a natureza: As 4 estações (Primavera, Verão, Outono e Inverno), as 4 fases da Lua (Nova, Crescente, Cheia e Minguante) e os 4 elementos da natureza (Água, Fogo, Ar e Terra).

O Trevo de 4 folhas também tem uma característica única que é das folhas que se fecham à noite ou quando chove, abrindo novamente quando a luz volta a ficar intensa, sendo mais uma simbologia relacionada a auto proteção.

As 4 folhas do Trevo também estão relacionadas aos 4 Evangelhos que integram o Novo Testamento. São os 4 Evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

A crença popular em torno do Trevo de 4 folhas é uma das mais antigas do mundo e cultuada há séculos, sua utilização como amuleto da sorte é praticada por muitos povos desde a antiguidade.

Muitas lendas giram em torno do Trevo de 4 folhas. Uma delas é que Eva ao sair do paraíso expulsa, levou um Trevo de 4 folhas como recordação do Éden.

Já que os povos celtas acreditavam que o Trevo de 4 folhas tinha poderes visionários e ajudava com que eles tivessem visões sobrenaturais e conseguissem ver espíritos. Por ser uma planta rara, se você tiver sorte para encontrar (imagina ganhar rsrsrs) poderá ser um sinal de que terá um futuro com muitas sortes.

E vocês, quais foram os presentes mais significativos que já ganharam?

Fonte de pesquisa: https://blog.lizgarden.pt/porque-o-trevo-de-quatro-folhas-tem-poderes-misticos/ acesso em 23/01/2022

Michelle Lima de Carvalho

Mineira Raiz, hoje sou especialista em puxar dois “dedín de proza”, para falar do sofrimento humano, sem abrir mão da profundidade e sempre de mãos dadas com a delicadeza, isso porque se eu te disser que sou especialista em Avaliação e Diagnóstico Psicológico, soa frio, distante da sua realidade né? Como psicóloga, atuo com psicoterapia clínica, isso significa dizer que passo a maior parte dos meus dias conversando com muita gente sobre os conflitos humanos que deixam um rastro de sofrimento, fazem aumentar a angústia e tantas vezes são mantidos em segredo por um longo período de tempo. Mas o papel de um psicólogo não é direcionar a vida de ninguém, nem mesmo a sua. Muitas vezes até a minha fica sem rumo, mas eu posso lhe auxiliar a ver o problema de forma diferente. Eu acredito na capacidade do ser humano em construir saídas e fazer longas travessias com seus próprios pés. Permita-se fazer novas perguntas sobre os velhos e conhecidos problemas. Agora que você me conhece, que tal se conhecer melhor também para aproveitar tudo que a vida tem a oferecer, estou aqui para lhe auxiliar a descobrir quem você realmente quer ser! Vem comigo! Um beijo para quem é de beijo, um abraço para quem for de abraço e um aperto de mão para o time do aperto de mão, mas para todos vocês, um queijo! “CumDeus”. Michelle Lima de Carvalho – Psicóloga Especialista em Avaliação e Diagnóstico Psicológico e Psicologia da Saúde.

2 thoughts to “Presente(s) e seus significados”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *