
Estar dentro de casa, mudar a rotina , fazer algo pois antes não fazíamos com frequência como lavar as mãos sempre, passar álcool em gel e andar de máscara, para alguns é difícil como para mim.
A ansiedade ,a impaciência ,a angústia vem com a pergunta o que fazer então?
- Ler um livro que goste
- Fazer uma nova rotina
- Fazer um novo curso
- Arrumar aonde precisa ser arrumado
Temos várias opções para ocupar a mente e passar o tempo mesmo que dentro da nossa própria casa, sei que é difícil mas juntos somos mais fortes.
Novos Hábitos
É preciso psicoeduca-se ou seja criar novos hábitos. Ou seja essas ações preventivas como lavar as mãos, passar álcool em gel, uso da mascara. Com a nova fase, a pandemia trouxe não somente o covid-19, mas com ele descobertas sobre nós mesmo, como ; ficar em casa por obrigação traz inquietações.
A fala que usávamos constantemente sobre ficar em casa para o merecido descanso, trouxe a informação para a maioria, que essa casa era desconhecida ou seja só utilizada para de fato descansar, quando surge o covid-19 a maior dificuldade nos dias atuais é de como criar uma rotina?
Dificuldades
Dificuldade de previsão do que está por vir costumam ser situações que aumentam o nível de ansiedade, a frequência dessas respostas e a intensidade delas.
A modernidade trás para sociedade um convite não fazer mais uso do mesmo(repetição) ou seja trás a sensação de está “vivendo”, afinal estamos cada vez mais preocupados em darmos conta da demanda do dia a dia, seja na escola, universidade, no trabalho, com filhos.
Percebe-se que até aqui é preciso dar conta,e com isso vêm a obrigação, por isso cito nas linhas acima sobre a falsa sensação de estarmos vivendo na modernidade.
O que dizem os pacientes
O que mais ouço são pacientes dizerem…preciso que o dia tenha mais 12 horas.
Com a chegada do covid-19, o “preciso dar conta” dá lugar para os questionamentos e agora? Logo somos pegos pela angústia de estar entendiado(a) é de pensar que algo não está indo bem, ou seja só estou bem se estiver fazendo algo novo sem repetição.
O melhor caminho para trabalhar o tédio seria ocupar-se do que gosta e não do que seria alheio.
O nível de ansiedade elevada oriunda da pandemia, trás o medo do contagio, pessimismo, preocupação com as pessoas ao entorno, preocupações com material e financeiro.
Temos a ilusão, que temos controle sobre “tudo “ ou quase tudo ao redor, perder o controle trás a sensação de frustração, indagações. Aqui estamos falando sobre um falso controle já que, o que desencadeou a ansiedade, angustia e impaciência é uma pandemia, ou seja, sem informação de quando irá acabar, quando e se iremos voltar ao normal.
Ao se sentir muito estressado, com medo e ansioso, a sugestão é se desconecte sobre noticiários , grupos do whashap e Facebook, se permita a ler noticias sem a necessidade de está ligado o tempo todo, se faça um convite á si, permitindo-se experimentar coisas novas do tipo meditação, yoga, que podem ser realizados em casa, pois são capazes de acalmarem a sua mente por alguns instantes.
Lista do que fazer
Faça uma lista de coisas que gostaria de fazer e não faz
Busque reorganizar coisas como aprender um prato novo, dicas de como decorar o ambiente com plantas, crie hábitos de tomar chá, diminua a quantidade de café, busque dormir no mesmo horário, crie hábito de ler, comece com 3 páginas por dia em caso de impaciência, assim verás que em pouco tempo vai acabar a leitura.
Coloque na sua lista ligar e não mandar mensagem para amigos e familiares ao menos 2 vezes na semana.
Organize seu guarda-roupa doe aquelas roupas que não quer mais, o ideal seria fazer uma parte por dia comece pelas gavetas( sugestão)
Deixar as crianças também sem fazer nada, não faz bem,
Crie uma lista de rotina junto com a criança ou adolescente e coloque no quarto.
O que antes da pandemia gostaria de fazer junto a família mais que não tinha tempo devido ao trabalho? Existe a possibilidade de fazer agora? Se sim faça.
Divida as tarefas com os demais moradores da casa e pendure na geladeira revisando.
Tarefas
Está desempregado(a) que tal fazer contato com aquele(a) amigo que você sabe que é bom em currículo refaça um novo currículo, cursos online, e temos varias instituições renomadas que oferecem cursos gratuitos, aprimorando seu conhecimento.
Reinventar essa é a palavra nessa pandemia, veja hoje pessoas acima de seus 50 anos de idade estão de volta ao mercado de trabalho eu mesmo atendo mulheres no projeto empreenda 50+ onde atendendo empreendedoras acima dos 50 anos nesse projeto oferece-se terapia e mentoria.
Portanto o lado prazeroso foi o reiventar-se! Elas tinham o modelo de trabalho e juntos com processo terapêutico criamos um novo modelo de trabalho e de negocio com habilidade já adquiridas por elas, porém não posto em prática.
Projeto Elas
O mesmo acontece com o projeto Elas fazem historia patrocinado pelo Facebook e preta hub onde é oferecido atendimento terapêutico + mentoria para mulheres pretas e indígenas ou seja visando a necessidade de propagar a saúde mental e no desemprego têm crescido números de projetos oferecidos com suporte terapêutico gratuito para cuidar da saúde mental.
Quando ficamos obcecados por buscar noticias sobre um determinado assunto perdermos essas oportunidades que estão sendo oferecidas. Cuidar da Saúde Mental colabora com o equilíbrio da Ansiedade, trabalha os sintomas do medo, irritabilidade etc. E ajuda a lidar com questões que sozinho seria complicado.
Leia também: https://blogs.uai.com.br/projetometamorfose/cresce-no-brasil-o-numero-de-pesquisas-por-transtornos-mentais/
Beatriz Moura Psicóloga Clinica especialista em Saúde Mental pela UFRJ
Izabela Cardoso Praça
Leia também:https://blogs.uai.com.br/projetometamorfose/cresce-no-brasil-o-numero-de-pesquisas-por-transtornos-mentais/