Lista de Rotina

Lista de rotina
Foto: Pixabay

Estar dentro de casa, mudar a rotina , fazer algo pois antes não fazíamos com frequência como lavar as mãos sempre, passar álcool em gel andar de máscara, para alguns é difícil como para mim.  

A ansiedade ,a impaciência ,a angústia vem com a pergunta o que fazer então?

  • Ler um livro que goste  
  • Fazer uma nova rotina  
  • Fazer um novo curso  
  • Arrumar aonde precisa ser arrumado  

Temos várias opções para ocupar a mente e passar o tempo mesmo que dentro da nossa própria casa, sei que é difícil mas juntos somos mais fortes.  

Novos Hábitos

É preciso psicoeduca-se ou seja criar novos hábitos. Ou seja essas ações preventivas como lavar as mãospassar álcool em gel, uso da mascara. Com a nova fase, a pandemia trouxe não somente o covid-19, mas com ele descobertas sobre nós mesmocomo ; ficar em casa por obrigação traz inquietações.

A fala que usávamos constantemente sobre ficar em casa para o merecido descansotrouxe a informação para a maioria, que essa casa era desconhecida ou seja  utilizada para de fato descansarquando surge o covid-19 a maior dificuldade nos dias atuais é de como criar uma rotina? 

Dificuldades

Dificuldade de previsão do que está por vir costumam ser situações que aumentam o nível de ansiedade, a frequência dessas respostas e a intensidade delas.

modernidade trás para sociedade um convite não fazer mais uso do mesmo(repetição) ou seja trás a sensação de está “vivendo”, afinal estamos cada vez mais preocupados em darmos conta da demanda do dia a diaseja na escolauniversidade, no trabalho, com filhos

Percebe-se que até aqui é preciso dar conta,e com isso vêm a obrigação, por isso cito nas linhas acima sobre a falsa sensação de estarmos vivendo na modernidade. 

O que dizem os pacientes

O que mais ouço são pacientes dizerempreciso que o dia tenha mais 12 horas. 

Com a chegada do covid-19, o “preciso dar conta”  lugar para os questionamentos e agora? Logo somos pegos pela angústia de estar entendiado(a) é de pensar que algo não está indo bemou seja  estou bem se estiver fazendo algo novo sem repetição.

melhor caminho para trabalhar o tédio seria ocupar-se do que gosta e não do que seria alheio. 

nível de ansiedade elevada oriunda da pandemiatrás o medo do contagio,   pessimismopreocupação com as pessoas ao entornopreocupações com material e financeiro. 

Temos a ilusão, que temos controle sobre “tudo “ ou quase tudo ao redor, perder o controle trás a sensação de frustraçãoindagações. Aqui estamos falando sobre um falso controle  que, o que desencadeou a ansiedadeangustia e impaciência é uma pandemia, ou seja, sem informação de quando irá acabarquando e se iremos voltar ao normal. 

Ao se sentir muito estressado, com medo e ansioso, a sugestão é se desconecte sobre noticiários , grupos do whashap e Facebook, se permita  a ler noticias sem a necessidade de está ligado o tempo todo, se faça um convite á sipermitindo-se experimentar coisas novas do tipo meditaçãoyoga, que podem ser realizados em casa, pois são capazes de acalmarem a sua mente por alguns instantes. 

Lista do que fazer

Faça uma lista de coisas que gostaria de fazer e não faz 

Busque reorganizar coisas como aprender um prato novo, dicas de como decorar ambiente com plantascrie hábitos de tomar chá, diminua a quantidade de café, busque dormir no mesmo horáriocrie hábito de lercomece com 3 páginas por dia em caso de impaciênciaassim verás que em pouco tempo vai acabar a leitura. 

Coloque na sua lista ligar e não mandar mensagem para amigos e familiares ao menos 2 vezes na semana. 

Organize seu guarda-roupa doe aquelas roupas que não quer mais, o ideal seria fazer uma parte por dia comece pelas gavetassugestão 

Deixar as crianças também sem fazer nada, não faz bem

Crie uma lista de rotina junto com a criança ou adolescente e coloque no quarto.

O que antes da pandemia gostaria de fazer junto a família mais que não tinha tempo devido ao trabalhoExiste a possibilidade de fazer agora? Se sim faça. 

Divida as tarefas com os demais moradores da casa e pendure na geladeira revisando 

Tarefas

Está desempregado(a) que tal fazer contato com aquele(a) amigo que você sabe que é bom em currículo refaça um novo currículocursos online, e temos varias instituições renomadas que oferecem cursos gratuitos, aprimorando seu conhecimento.

Reinventar essa é a palavra nessa pandemia, veja hoje pessoas acima de seus 50 anos de idade estão de volta ao mercado de trabalho eu mesmo atendo mulheres no projeto empreenda 50+ onde atendendo empreendedoras acima dos 50 anos nesse projeto oferece-se terapia e mentoria.

Portanto o lado prazeroso foi o reiventar-se! Elas tinham o modelo de trabalho e juntos com processo terapêutico criamos um novo modelo de trabalho e de negocio com habilidade já adquiridas por elas, porém não posto em prática.

Projeto Elas

O mesmo acontece com o projeto Elas fazem historia patrocinado pelo Facebook e preta hub onde é oferecido atendimento terapêutico + mentoria para mulheres pretas e indígenas ou seja visando a necessidade de propagar a saúde mental e no desemprego têm crescido números de projetos oferecidos com suporte terapêutico gratuito para cuidar da saúde mental.

Quando ficamos obcecados por buscar noticias sobre um determinado assunto perdermos essas oportunidades que estão sendo oferecidas. Cuidar da Saúde Mental colabora com o equilíbrio da Ansiedade, trabalha os sintomas do medo, irritabilidade etc. E ajuda a lidar com questões que sozinho seria complicado. 

Leia também: https://blogs.uai.com.br/projetometamorfose/cresce-no-brasil-o-numero-de-pesquisas-por-transtornos-mentais/

Beatriz Moura Psicóloga Clinica especialista em Saúde Mental pela UFRJ  

Izabela Cardoso Praça  

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Izabela Cardoso

Sou Izabela Cardoso Praça, tenho 25 anos, cristã, jornalista, produtora de conteúdo e blogueira. Amo ajudar e inspirar pessoas com a minha história, onde busco superar a depressão e a ansiedade.

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