Curiosidades sobre o Setembro Amarelo

Curiosidades sobre o Setembro Amarelo
Curiosidades sobre o Setembro Amarelo

Curiosidades sobre o Setembro Amarelo

Chegamos em Setembro e como já acontece desde 1994 pelo mundo, comemoramos o mês de conscientização e prevenção do suicídio e com ele as curiosidades do setembro amarelo. No entanto, devemos deixar claro que, O Setembro Amarelo é um movimento que vai muito além de apenas prevenir o suicídio, mas também envolve o zelo com o próximo, e deve ser falado durante todo o ano e não apenas em um único mês.

Mas algumas curiosidades sobre setembro amarelo que envolvem essa campanha. Por exemplo: 

Você sabe porque a escolha do mês de setembro para se comemorar o Setembro Amarelo? Setembro foi escolhido por conta do dia 10 de setembro que é a data em que se comemora o dia Internacional da prevenção do suicídio.

Qual o motivo da escolha

E qual seria o motivo da escolha da cor amarelo como símbolo do movimento Setembro Amarelo? A escolha da cor está relacionada, nos Estados Unidos (e se espalhou pelos outros países), em uma menção e homenagem a um jovem de 17 anos que se matou dentro de Ford Mustang Amarelo em 1994. O caso foi bastante repercutido e gerou muita comoção. E no Brasil, a campanha simboliza a floração dos ipês amarelos que se destacam por sua beleza no mês de setembro.

Enfim, o mais importante é preservar a saúde mental e o equilíbrio o ano inteiro e compreender que quem tenta tirar a vida, quer na verdade, eliminar a dor. Porém, o suicídio é apenas uma solução definitiva para problemas temporários. Abrace a vida e busque ajuda profissional sempre. Você é o amor da vida de alguém e não está sozinho.

Devemos falar sobre o setembro amarelo

Nós observamos o quanto é necessário falar da data sempre, alertando as pessoas a buscar ajuda sempre que preciso, buscando um posto de saúde, um centro de valorização a vida (CVV), um pronto atendimento, entre outros.

Dra. Andrea Ladislau

Psicanalista

Leia também : Hoje é dia daquele que através do fio da fala

Nos siga nas redes sociais : Projeto Metamorfosee

Izabela Cardoso

Sou Izabela Cardoso Praça, tenho 25 anos, cristã, jornalista, produtora de conteúdo e blogueira. Amo ajudar e inspirar pessoas com a minha história, onde busco superar a depressão e a ansiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *