Como criar objetivos claros mesmo durante a pandemia

Já ouviu falar no modelo SMART? Especialista em psicologia positiva ensina a usar essa ferramenta para planejar o futuro ideal

São Paulo, 21 de setembro de 2020 – Como muitas outras pessoas, você também tinha planos bem definidos para o seu futuro. Mas, de repente, a inesperada chegada do novo coronavírus (covid-19) mudou esse cenário e o que estava bastante claro em sua mente se desfez num simples piscar de olhos.

Para se ter uma ideia, a pandemia impactou até mesmo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2030. Já se sabe que algumas metas do milênio estabelecidas podem não ser alcançadas.

Qual lição é possível tirar de tudo isso? Sobretudo, a de que é preciso urgentemente reformular o que você havia pensando no passado. Ou seja, não adianta aguardar que as soluções simplesmente surjam de uma hora para outra. Afinal, não ter objetivos claros e definidos pode atrapalhar a sua vida, tanto na esfera pessoal como na profissional.

Segundo Flora Victoria, ações orientadas por objetivos são essenciais para o florescimento humano por conta da função crucial que exercem na conexão entre bem-estar e realizações.

“Quando formulamos objetivos desafiadores, nos tornamos mais propensos a utilizar estrategicamente nossas forças, talentos e recursos. Possuir um objetivo na vida e perseverar para atingi-lo remonta ao uso estratégico de nossas melhores competências e qualidades. Isso porque ele determina a direção, a intensidade e a duração de uma ação”, explica a mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.

Objetivo x Meta: qual a diferença?

Segundo a especialista, o objetivo é a descrição daquilo que se pretende conseguir. Já a meta é a segmentação do objetivo, isto é, o marco que você precisa ultrapassar para chegar lá.

“Metas não são apenas atividades ou ações programadas. Elas são as escalas que temos de fazer para chegarmos a nosso destino. Muitas vezes, os objetivos precisam ser segmentados em etapas para que possam ser alcançados: essas etapas são demarcadas pelas metas. Portanto, cada meta bem definida que você atinge o coloca mais perto de seu objetivo”, diz Flora.

De acordo com ela, ao pensar sobre metas e objetivos realizáveis, você se atenta aos seus recursos disponíveis e se engaja de modo estratégico nos passos necessários à sua conquista. “Sendo assim, é necessário ter um objetivo bem definido ao invés de simplesmente acreditar que você vai dar o seu melhor daqui para frente, o que é muito vago e abstrato”, reforça.

Conheça o modelo SMART

Flora Victoria, que também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit, compartilha uma ferramenta comumente atribuída ao conceito de gerenciamento por objetivos, de Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna.

“Em inglês, a palavra smart significa ‘esperto’. Com o acrônimo SMART, é mais facil lembrar das cinco características básicas que um objetivo claro, específico e bem-formulado deve ter”, conta a especialista.

– Specific (ou específico): seu objetivo é preciso e está claramente definido?

M – Measurable (ou mensurável): como você vai avaliar a implantação de seu objetivo? Que metas você precisa atingir para alcançá-lo?

A – Attainable (ou atingível): é realmente possível alcançar seu objetivo? Ele é realista?

– Relevant (ou relevante): este objetivo é realmente importante para você? Que benefícios e mudanças ele trará?

T – Time-bound (isto é, com prazo): quando você irá alcançar seu objetivo? Quando dará o primeiro passo? E as etapas seguintes?

 

Informações para imprensa
Engaje! Comunicação Inteligente

Ana Carolina Teixira soares – ana.teixeira@engajecomunicacao.com – 11940122037

Adriana Rodrigues – adriana.rodrigues@engajecomunicacao.com –

11 99105-0509

Izabela Cardoso

Sou Izabela Cardoso Praça, tenho 25 anos, cristã, jornalista, produtora de conteúdo e blogueira. Amo ajudar e inspirar pessoas com a minha história, onde busco superar a depressão e a ansiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *