Atividade física e saúde mental

pessoa fazendo caminhada
Foto: Pixabay

Atividade física  

Ao falar de atividade física e saúde mental, abordamos aspectos de participação, competição e lazer. Com diversos meios como musculação (academias) , danças, atividades ao ar livre (corrida,  caminhada e bicicleta), lutas, entre outras. A atividade física vem sendo grande aliada no tratamento e prevenção de doenças físicas e emocionais. Vale ressaltar que a atividade física resgata o significado de saúde como “bem estar biopsicosocial” em sua totalidade, promovendo a saúde na sociedade.  A atividade física é como benefício para saúde mental. 

Na sociedade  

Por muitos anos nossa sociedade caçava para se sustentar e andava distâncias longas para se chegar ao seu destino. Trabalhos árduos e braçais, mantinham a sociedade mais ativa e com alimentação mais saudável. Com o passar dos tempos a tecnologia veio para ajudar a humanidade, mas trouxe consigo situações em que não vivíamos antes. Mais conforto, acessibilidade, maior produtividade com a presença das máquinas. Porém também possibilitou o surgimento de novas doenças, novos hábitos e novos modelos de vida em que não se vivia antes. Com isso a sociedade não precisava se manter muito ativa, meios de transporte chegaram a disposição, meios de comunicação aproximaram as cidades e os alimentos começaram a ser industrializados para se manter por mais tempo. Logo iniciou uma série de sedentarismo na sociedade.  

Doenças  

E atraiu doenças, principalmente emocionais e intelectuais. A pressão da sociedade por produtividade, realizações, e o consumismo levaram ao surgimento da ansiedade, depressão, obesidade, hipertensão Arterial dentre outras doenças que se afloram no mundo hoje. Levando a sociedade a necessidade de remodelar os hábitos aos antigos hábitos voltados ao movimento, para que se previna e amenize a situação em que se encontra o mundo hoje. 

Depressão 

 Pesquisas mostram a depressão como mal do século, e resgatar isso não existe uma fórmula mágica, pois o capitalismo não mudará, o consumismo aumenta cada dia mais. Logo precisamos adotar medidas que servirão de solução a estes problemas. Com isso a atividade física se torna o maior aliado na busca por saúde e bem estar.  

Atividade física como benefício para saúde mental  

Seja qual for atividade em que você estava inserido, ela irá ativar em seu corpo a produção de hormônios como endorfina, serotonina que vão te proporcionar uma sensação de prazer, alívio e bem estar. Logo neste mundo onde a correria do dia-a-dia, o stress do trabalho, o cansaço físico e mental podem ser amenizados e a longo prazo solucionados se adotarmos para nossa vida e nosso cotidiano ações saudáveis e hábitos de prática da atividade física, pois como dia a Léia da física, um corpo parado tende a ficar parado, mas um corpo em movimento permanece em movimento. Logo comece hoje mesmo a se movimentar, pois o movimento cura, te alegra, te aproxima das pessoas, te trás disposição e prazer.  A atividade física é como benefício para saúde mental.

Leia também: https://blogs.uai.com.br/projetometamorfose/transtorno-familia-conviver/

Breno Lopes

Preparador físico, especialista em Musculação e Sistemas de treinamento

e Massageador esportivo.

Izabela Cardoso

Sou Izabela Cardoso Praça, tenho 25 anos, cristã, jornalista, produtora de conteúdo e blogueira. Amo ajudar e inspirar pessoas com a minha história, onde busco superar a depressão e a ansiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *