A partir de um sonho que tive

  A partir de um sonho que tive
A partir de um sonho que tive- Foto Pixabay

O QUE É

A partir de um sonho que tive. Vou começar este texto com parte resumida do meu sonho e as reflexões que ele me trouxe. Desejo que te toque de alguma maneira!

Faz uns dias tive um sonho intrigante. No sonho, eu claramente ia morrer e não tinha outra saída, então, decidi aproveitar a “viagem” até o game over. Desfrutei! Fiz a escolha de aproveitar cada momento, mesmo sabendo que ia morrer.   A partir de um sonho que tive

  A partir de um sonho que tive

Mas o que isso tem a ver com a vida? Pra mim tudo. Eu tenho certeza que vou morrer, só não sei quando. Você não? Se tenho a certeza que o final vai chegar de qualquer modo e a qualquer tempo, porque não desfrutar do tempo em vida? E ainda, temos que lidar com a falta de resposta do “QUANDO?”. Desconheço até aqui, um modo certeiro de saber quando morreremos.

Também não acredito que saber essa resposta, nos traria paz, então seguimos a vida, sem o saber. Você já se viu se protegendo ou se escondendo da morte ou da perda?  Pense em uma moeda onde um lado dela é a morte; e o outro?  Fico pensando se a outra face da moeda não é a própria vida. Portanto, enquanto evito a morte, me protegendo dela, também evito a vida.

 

E o viver só pode acontecer vivendo. Enquanto estamos no mundo experimentando, nos arriscando nesse curioso e encantador viver.  Não há outro jeito. E também não há outro tempo! Ah Simone, mas tenho problemas demais… não consigo… não sei o que fazer… O que se pode fazer enquanto se vive, a não ser viver? Você pode escolher viver digna ou indignamente dentro da sua realidade, seja ela qual for. E se sua vida ainda não estiver como você gostaria, esforce-se mais para chegar lá.

O que sente

Não sei se você tem essa sensação, mas tenho visto o tempo cronológico escorrer pelos meus dedos. Quase não me dei conta de que já estamos na metade de mais um ano. Mais um ano que me traz a todo o momento, reflexões sobre vida e morte.  Reflexões que me forçam a estar no momento presente; pois se penso no futuro, perco a única oportunidade de viver, que é aqui-e-agora.

Esse é o único tempo onde existem possibilidades e onde posso construir algo para um futuro que nem sei se vai chegar! FINITUDI  E AQUI -E – AGORA HAHAHAHA. Paradoxal, não?  Você pode estar se perguntando: “mas o que fazer então? Não vou mais planejar o futuro, vou ficar parado aqui, sem fazer nada, só deixando a vida me levar!”. Poderia até ser uma boa saída, se isso não te privasse da vida e do viver. Independente da sua atuação, a vida acontece! Você pode se lançar de cabeça nesse rio da vida, ou ficar parado esperando que o tempo passe. Qual ideia te faz sentir melhor.

O futuro

Mas e o futuro? Construa-o! Mesmo sem saber se irá usufruir. Planeje, sonhe! Mas viva o único momento possível que é o seu presente! Aqui-e-agora! Passado e futuro não existem, é vazio. Podemos pensar sobre eles, mas isso não é viver, porque você estará pensando sobre, e você não pode fazer nada em nenhum dos dois. O que te resta então? HOJE! PRESENTE! Preste atenção em sua realidade, naquilo que é, nesse momento, enquanto lê este texto, por exemplo!

FINITUDE E O AQUI-E-AGORA

Pra que corremos tanto? temos tanto dinheiro, consumismo e material? Porque tentamos dar conta de tudo num só dia, ou tentamos acelerar o tempo (como se pudéssemos)? O que é realmente essencial pra você? Consegue perceber e ter tempo para isto?

Tudo tem seu ritmo, seu próprio movimento. Veja a natureza. Ela tem seu tempo de germinar, crescer, florescer, frutificar e morrer. E em cada fase de sua vida, ela tem uma importância e uma beleza. Você pode observar isto também nos rios mais ou menos caudalosos, eles também correm no seu ritmo.

Toda a natureza segue um fluxo natural. E o que nós somos? Natureza! Fazemos parte disso. No entanto, agimos como se não fossemos. E qual a consequência? Veja você mesmo em seu corpo, nas suas relações, na sua conexão consigo e com as pessoas. E tudo isso para que? Onde você quer chegar? finitude-e-o-aqui-e-agora

Chegando à linha final, estará feliz, profundamente realizado e satisfeito?

“O passado se foi. O futuro não é, assim como o passado não é. Eu estou aqui… A vida não é algo que se pode falar sobre. A vida é.” E a vida, vive-se!

Meu nome é Simone (@psicoterapeuta_simone), sou psicóloga e consteladora familiar. Hoje gostaria de falar sob FINITUDE E O AQUI-E-AGORA, a partir de um sonho que tive. Vou começar este texto com parte resumida do meu sonho e as reflexões que ele me trouxe. Desejo que te toque de alguma maneira!

Simone Torres e Silva

LEIA TAMBÉM: o dia do amigo é celebrado em 20 de julho

Izabela Cardoso

Sou Izabela Cardoso Praça, tenho 25 anos, cristã, jornalista, produtora de conteúdo e blogueira. Amo ajudar e inspirar pessoas com a minha história, onde busco superar a depressão e a ansiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *