Pior seleção da Fifa, Butão quebra jejum de quase sete anos sem vencer

Publicado em

LAKRUWAN WANNIARACHCHI/AFP

As Eliminatórias para a Copa do Mundo’2018 tiveram seu início e um fato curioso chamou a atenção na Ásia. Depois de 19 derrotas consecutivas, entre amistosos e jogos oficiais, a seleção de Butão conseguiu feito fundamental: venceu a Sri Lanka por 1 a 0, fora de casa, e abriu vantagem no confronto por vaga na próxima fase. O detalhe é que Butão é a pior colocada no ranking da Fifa.

O atacante Tshering Dorji, de 21 anos, marcou o gol salvador já no fim da partida, quebrando o tabu butanês. A 209ª seleção do ranking da Fifa não comemorava um triunfo desde junho de 2008, quando fez 3 a 1 no Afeganistão. Daí em diante foram 79 gols sofridos nas derrotas, com apenas nove marcados.

A equipe não entrava em campo deste setembro de 2013, sofrendo com a escassez de campeonatos voltados aos países do subcontinente indiano. A vitória sobre o Sri Lanka deixa Butão a um empate de avançar nas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo. O segundo jogo será às 7h (de Brasília) de terça-feira.

No Butão, o futebol ainda é pouco difundido. Tanto é que a confederação local não se inscreveu para as duas últimas eliminatórias porque os estádios do país não atendiam às exigências da Fifa. Mas em 2012 foi construído um estádio de 30 mil torcedores garatindo os padrões internacionais para jogos de grande porte. Apesar de todo o esforço, dificilmente a seleção chegará à fase final do qualificatório asiático para a Copa da Rússia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *