Os passos para ser um grande

Publicado em

Quais seriam as razões de o futebol brasileiro ser o melhor do mundo? Pelos craques que aqui surgem? Pelos nosso cinco títulos mundiais conquistados? Pelo fato de ser o país do Pelé e do Garrincha? Pelo nosso estilo de jogar, sempre baseado no futebol ofensivo? Francamente, é uma mistura de todos esses fatores e muitos outros. E mais: o nosso futebol é o mais equilibrado do mundo.

A Europa é sempre encantadora pela origanização dos clubes e pelo desfile de bons jogadores. Mas lá o ritmo de mudança é muito lento. Grandes equipes demoram décadas para subir ao patamar das conquistas. Foi assim com o PSG na França e com o Manchester City na Inglaterra.O primeiro custou a vencer a disputa de anos com o Lyon e só agora conseguiu desbancá-lo no Campeonato Francês: foi campeão 17 anos depois da última conquista.

Já o segundo tem estrutura de primeira, é dominado por um xeque árabe, conta com um grupo competitivo, mas nem sempre o resultado dentro dos gramados é satisfatório. No ano passado, os Citizens levantaram a taça do Campeonato Inglês e gradativamente consegue a imagem de clube grande.

No Brasil é diferente. Lembremos que o atual campeão mundial, Corinthians, era criticado por jamais ter faturado a Libertadores. Em um ano, mudou essa imagem negativa. Há 10 anos, o Cruzeiro era o único dos grandes a não conquistar o Brasileiro, mas acabou com o fantasma. mesmo que tenha sido eliminado pelo Boca, que perdeu o título para o Timão, o bom trabalho de Tite e cia,. deve ser ressaltado.

Agora é a vez do Atlético, que vem se preparando dentro e fora dos gramados para dar à torcida um título de expressão. Pode ser a Copa Libertadores agora ou mesmo o Nacional, em dezembro. E o clube alvinegro caminha a longos passos para atingir seu objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *