Os mais rápidos do mundo

Publicado em

PAUL ELLIS/AFP

Ser veloz no futebol é algo valioso. Não é necessário ser um maratonista, mas precisa ter a habilidade de ser rápido conduzindo a bola nos pés. Puxando pela memória, Denner (ex-Vasco e Portuguesa, que morreu de acidente de carro na década de 1990, era um dos mais velozes no futebol brasileiro.

Juninho Paulista nos tempos de São Paulo, Vasco e Atlético de Madrid, também se destacou. No passado mais distante, Garrincha, Pelé e Jairzinho, o furacão da Copa de 1970, eram extremamente velozes.

Atualmente, a Fifa tem recursos para apontar a velocidade dos atletas e ver quem pode ser um Jesse Owens dos gramados. A última lista divulgada aponta o equatoriano Antonio Valencia, do Manchester United, como o primeiro colocado no ranking. Segundo a entidade máxima do futebol, o meio-campista atinge a velocidade máxima de 35,1 km/h. A título de comparação, o jamaicano Usain Bolt, bicampeão olímpico dos 100 metros livres, consegue atingir a marca de 37,6 km/h. O critério usado é a velocidade média durante um pique ou uma arrancada numa partida.

Valencia superou nomes como Lionel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Gareth Bale (Real Madrid) e Franck Ribéry (Bayern de Munique). A lista divulgada pela Fifa ainda inclui os ingleses Aaron Lennon (Tottenham) e Theo Walcott (Arsenal), o holandês Arjen Robben (Bayern de Munique) e o chileno Alexis Sánchez (Barcelona).

LISTA DOS MAIS RÁPIDOS

1º Valencia (Manchester United) – 35,1 Km/h 

2º Bale (Real Madrid) – 34,7 Km/h 

3º Lennon (Tottenham) – 33,8 Km/h 

4º Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 33,6 Km/h 

5º Walcott (Arsenal) – 32,7 Km/h 

6º Messi (Barcelona) – 32,5 Km/h 

7º Rooney (Manchester United) – 31,2 Km/h 

8º Ribéry (Bayern de Munique) – 30,7 Km/h 

9º Robben (Bayern de Munique) – 30,4 Km/h 

10º Alexis Sánchez (Barcelona) 30,1 Km/h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *