Começa o show na África

Publicado em

IAN KINGTON/AFP

O continente africano volta a ser o centrodas atenções dois anos e meio depois de ter recebido a Copa do Mundo da Fifa pela primeira vez. A 29ª edição da Copa Africana das Nações, na África do Sul, outra vez promete ser equilibrada, sem chance de apontar qualquer favorito. Nós, mineiros, devemos acompanhar o desenrolar da competição, pois o campeão será o adversário do Taiti, dia 17 de julho, às 16h, no Mineirão, pela Copa das Confederações.

Muitos estádios utilizados na última Copa serão aproveitados. Sobretudo o Soccer City, em Joannesburgo, palco da decisão entre Espanha e Holanda. A final será no grande palco, em 10 de fevereiro.

Maior vencedor da Copa Africana, com sete conquistas, o Egito será a maior ausência, já que não se classificou na fase anterior. A seleção perdeu sua hegemonia na última edição, no ano passado, no Gabão e na Guiné Equatorial, ao desperdiçar a oportunidade de chegar ao tetracampeonato consecutivo (Zâmbia conquistou o título). Logo, as esperanças ficam por conta dos Bafana Bafana, de Mphela, que estão no Grupo A. Costa do Marfim, do atacante Drogba, promete mostrar sua força e repetir o feito de 1992, quando chegou ao seu único título.

Banido das edições de 2012 e 2013 pela Confederação Africana de Futebol (CAF), devido à desistência em 2010, Togo acionou a Corte Arbitral do Esporte, com a mediação de Josep Blatter, e a punição foi suspensa. Na última edição, o ônibus da equipe foi alvejado com pedras e balas pelo grupo separatista Frente de Libertação do Enclava de Cabinda (Flec), na fronteira do Congo com a província de Cabunda. Os jogadores, especialmente o atacante Adebayor (foto), temeram novos ataques e abandonaram a disputa.

Curiosidade: o armador Geraldo, do Paraná Clube, defenderá Angola na competição.

OS GRUPOS

GRUPO A

África do Sul

Angola

Marrocos

Cabo Verde

GRUPO B

Gana

Mali

Niger

RD Congo

GRUPO C

Zâmbia

Nigéria

Burkina Fasso

Etiópia

GRUPO D

Costa do Marfim

Tunísia

Argélia

Togo

CAMPEÕES

7   Egito

4   Camarões e Gana

2   Congo e Nigéria

1   Argélia, África do Sul, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Etiópia, Sudão, Tunísia, Marrocos e Zâmbia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *