A sensação do Francês

Publicado em
Jean-Paul Pelissier/Reuters

Promissor técnico Hantz tenta levar o modesto Bastia às glórias

Fundado em 1905, o Sporting Club de Bastia é a maior surpresa nas duas primeiras rodadas do Campeomato Francês, ocupando a terceira posição. Recém-promovido da Segunda Divisão, a equipe de Córsega tem um grupo modesto e jovem e principal objetivo é se manter na elite. Para isso, aposta no trabalho do técnico Frédéric Hantz (foto), de 46 anos, desde 2010 no clube. Ele já teve passagens pelo Sochaux e pelo Le Mans antes de aceitar o árduo trabalho de transformar o Bastia numa das forças do país.

O Bastia, que obteve vitórias contra Sochaux (3 a 2) e Reims (2 a 1), nas primeiras rodadas, conta com dois brasileiros: o goleiro Macedo Novaes (ex-Bahia e Democrata-GV) e o atacante Ilan (ex-Atlético-PR e São Paulo), mas a aposta é o atacante francês Maoulida, com duas passagens pela seleção nacional de base.

Viajando no tempo, a equipe conquistou o vice-campeonato da Copa da Uefa na temporada 1977-1978, perdendo para o PSV (Holanda) na decisão. Foi a primeira vez que o time frances despontou para o mundo. Outra campanha de destaque foi o título da Copa da França (1980-1981), superando o Saint-Étienne.

Mesmo com a ascensão às posições de frente do Francês, o Bastia deve mesmo brigar pela vaga na Liga Europa, o que seria um feito e tanto para um clube com orçamento de 21,5 milhões de euros. Para se ter uma ideia, o do PSG, agremiação mais rica do país, ultrapssa os 300 milhões de euros. Sonhar não custa nada e o Bastia quer provar aos críticos que os nanicos também podem chegar às glórias.

SPORTING CLUB DE BASTIA

Site:  www.sc-bastia.com   

Fundação: 1905

Cores: Azul e branco

Estádio: Armandi Cesari (capacidade para 10,5 mil torcedores)

Técnico: Frédéric Hantz

Material esportivo: Kappa

Time-base: Novaes; Angoula, Mary, Choplin e Harek; Cahuzak e Rothen; Maoulida, Ilan e Palmieri; Yatabaré 

Principais títulos: Supercopa da França (1972), Copa da França (1980-1981), Copa Intertoto(1997); Segunda Divisão nacional (1967-1968 e 2011-2012) e Terceira Divisão nacional (2010-2011)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *