Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Terminei meu namoro por causa dele e agora ele está com outra

mulher trocada

“Olá, Dr. Douglas Amorim! Há um ano e meio me apaixonei por um policial. No entanto, quando o conheci, namorava há cinco anos com um rapaz que já não me fazia feliz. Quando conheci o policial, meu namorado estava nos EUA. Foi para estudar e trabalhar e, nosso combinado, foi de que eu iria em setembro. No entanto, quando ele foi viajar, nosso namoro era apenas para inglês ver. Não o amava mais e não tinha mais tesão por ele. Devo destacar que já havia terminado a relação uma vez. Ele era ciumento e eu infeliz. Quando ele foi embora me senti liberta e feliz. Foi neste tempo que conheci o policial. Gostamos das mesmas coisas e era feliz ao lado dele! O problema é que ele é muito mulherengo, não aceitava ficar só comigo, sabendo que eu tinha namorado e, por isso, se relacionava com várias mulheres. Ele não aceitava ficar só com uma mulher, sabendo que ela tem namorado. Também não aceitava que eu o cobrasse fidelidade, tendo namorado. Resumindo: sempre brigávamos por isso e não me sentia  segurança com ele. Em uma nas nossas últimas conversas, ele chorou e implorou para que eu não viajasse.  Resolvi ir para o EUA. Fui pra ficar quatro anos e fiquei quarenta dias. Terminei e decidi voltar. Passamos Natal e ano novo juntos, mas depois, tudo desandou. Ele disse que já não gostava mais de mim e que assim que viajei já começara a me esquecer. Tentei uma aproximação. Ele tentou ficar comigo por uma noite, mas eu não quis. Queria namorar e casar. Ontem, descobri que começou a namorar. Está postando fotos e desfilando com a moça. Desde então, não como e não durmo. Ele não tinha o hábito de postar fotos com mulher. Ficamos juntos mais de um ano e ele postou apenas uma foto nossa. Pelo que conheço, está apaixonado e, eu, destruída. Preciso de ajuda! Obrigada”!

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, às vezes, recebo algumas histórias que me parecem razoavelmente incoerentes. Se sua relação com o ex-namorado já não estava boa, qual o motivo de ir parar lá nos Estados Unidos? Segundo seu relato, sua relação era “pra inglês ver”. Você já não o amava e nem sentia mais atração sexual por ele. Mesmo assim, você foi pra lá pra ficar quatro anos ao lado de uma pessoa que, notoriamente, não amava mais? Confesso que é difícil compreender isso. Ficou lá por quarenta dias e, felizmente, acabou terminando esse relacionamento que, sobre as bases que você descreveu, estava fadado ao fracasso. Tanto estava, que você ainda acabou se envolvendo com outra pessoa, enquanto não tinha terminado oficialmente o namoro.

Não estou aqui fazendo juízo de valor pois, tanto meus leitores, quanto pacientes, sabem bem que não sou afeito a essas coisas. O que sempre procuro destacar nas respostas aqui no Portal UAI, e também em meu consultório, é a questão da competência. A vida pede que sejamos competentes na resolução dos nossos problemas. A necessidade de sermos competentes é evidente porque, quanto mais adotamos soluções pobres e/ou inadequadas, menos conseguimos resolver nossas questões e, os resultados, tendem a ser negativos ou, no mínimo, insatisfatórios. Veja bem: você tinha um namoro falido e foi parar nos Estados Unidos. Além disso, começou a se relacionar com outra pessoa, no caso, o policial. Ele, sabendo da sua vinculação afetiva a outra pessoa, ficava com outras mulheres e não aceitava ser cobrado no quesito fidelidade. Eu pergunto: ele estava errado em agir assim? Óbvio que não. Não dá pra cobrar algo, dentro de um relacionamento, se você não for capaz de fazê-lo também, ora.

Pelo menos, você foi até lá e terminou essa relação que não tinha futuro algum. Entretanto, pelo que pude inferir, você o fez, contando que ficasse com o policial, depois que retornasse. Nesses quarenta dias, ao que tudo indica, o sentimento dele por você “esfriou”. Vocês passaram Natal e Ano Novo, juntos, mas, na sequência, as coisas não transcorreram mais da mesma forma, até que ele verbalizou que seu sentimento por você se esvaíra. Imagino que deva ter sido muito difícil ouvir isso, sobretudo com a expectativa que criou, de ficar com ele. Houve ainda uma pitada de decepção, quando percebeu que ele queria apenas uma noite de sexo e nada mais. Você, querendo namorar e casar. Ele, apenas transar.

Dicas pra você: a gota d’água, foi ficar sabendo que ele já estava com outra garota e fazendo coisas que não tinha o hábito de fazer. As fotos dos dois nas redes sociais simbolizaram um duro golpe em sua autoestima e, pelo que conhece dele, pôde concluir que está apaixonado por ela. Esse tipo de coisa nos tira o chão e, sintomas como dormir mal e/ou ter dificuldades de se alimentar, frequentemente acontecem. No entanto, é preciso saber que ficar sem dormir, nem comer, não irá resolver absolutamente nada. Essa história começou errada e, o final, não tinha como ser diferente. Se você tivesse adotado uma medida mais inteligente, do ponto de vista emocional, possivelmente essa história teria outro desfecho. Se você tivesse finalizado um namoro já fracassado e, posteriormente, começado uma nova relação com o policial, possivelmente, nada disso teria acontecido. Não estou dizendo isso pra te culpar. Não interprete desta forma, por favor. O que estou querendo expressar é que, se somos incompetentes na resolução de nossos problemas, a vida nos cobra um preço alto. Se ele está apaixonado por outra pessoa, não há o que se fazer. Portanto, querida leitora, é hora de ficar atenta para não repetir esse tipo de erro e abrir-se para novas possibilidades de ser feliz, do ponto de vista afetivo. Espero que supere essa fase o quanto antes. Boa sorte e cuide bem de si mesma.

 

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

2 thoughts to “Terminei meu namoro por causa dele e agora ele está com outra”

  1. Muitas vezes a vida tem uma certa lógica outras não. Mas no caso tratado agora, fica evidente que decisões erradas provocam resultados desatrosos. Quando então são erros sucessivos, o desastre é maior ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *