Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Terminei meu casamento, voltei, mas, desconfio do meu marido

mulher ddesconfiada

“Bom dia, Dr. Douglas Amorim. Sou casada há 08 meses e meu marido sempre foi do tipo carinhoso, atencioso e que faz  tudo por mim. Por outro lado, ele é muito ciumento e, para ser bem sincera, eu também! Ele sempre pediu para que eu mudasse minhas roupas e repensasse meus conceitos nas redes sociais, mas, nunca o atendi. Com isso, nosso casamento foi esfriando e ele começou a me tratar com frieza. Foi neste momento que descobri que ele estava quase ficando com uma garota. Falei quase porque, por fim, descobri que eles nem se conheciam pessoalmente. Essa mulher era irmã de uma amiga minha. Decidi me separar e, durante este período de duas semanas, saí para baladas. Não fiquei com ninguém por amor a ele. Num determinado dia, ele me procurou e resolvemos nos dar mais uma chance. Por incrível que pareça, é aí que está o problema. Eu não tenho mais paz. Penso que ele vai tentar me trair de novo e desconfio de tudo! Ele voltou a ser o marido que sempre foi. Continua me enchendo de mimos e até excluímos nossas redes sociais. Sinto que ele fala a verdade, porém, não consigo acreditar em sua sinceridade. Ajude-me a salvar meu casamento. Eu lhe imploro”.

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, inicialmente, precisamos destacar alguns pontos da sua história. Seu casamento é bastante recente e, pelo que descreveu, não creio que haja motivos para tamanho desespero. Vamos aos principais problemas abordados por você que são, de acordo com a fala do seu marido, ciúme e comportamento em redes sociais. Quero acreditar que, o fato de vocês dois serem ciumentos, não representa nenhuma novidade para ambos. Durante o namoro é muito fácil detectar esse tipo de sentimento e os comportamentos que ele pode gerar. Um deles é a tentativa e/ou solicitação por parte do parceiro (a), para que se evite determinadas atitudes. Ele lhe pediu para que mudasse algumas roupas. Todos nós precisamos abrir mão de algumas coisas se quisermos construir uma relação afetiva duradoura. Ainda não conheci pessoas que se aceitaram 100% um ao outro do jeito que são, sem modificar absolutamente nada.

Imaginemos que ele não goste que você use minissaia e/ou roupas mais justas, por exemplo. Você, como mulher, tem todo direito de usar e eu não tenho a menor dúvida disso. Por outro lado, é preciso que você pense se, na sua concepção, é possível abrir mão deste estilo de vestir, em prol da manutenção de um relacionamento. Não vou entrar aqui em questões feministas porque isso não vem ao caso. O que me importa nessa reflexão, é te ajudar a pensar quais as coisas que você está disposta a mudar em si, para ter um casamento saudável e maduro. Se modificar as roupas for algo que não te agride e estiver dentro dos seus limites de tolerância, penso que seja muito razoável fazer o gosto dele. Se isso te afrontar absurdamente e for inadmissível pra você, das duas uma: a relação será conflituosa por esse motivo ou então, não haverá condições de ficarem juntos. O mesmo vale para as redes sociais. Lidar com uma quantidade de ciúme é possível, desde que se tenha inteligência emocional. O que é impossível, é conviver com pessoas que têm ciúme doentio.

Como você mesma disse, decidiu não dar ouvidos às solicitações dele. Com isso, o casamento foi se desgastando – por mais que se tenha apenas 08 meses de relacionamento – e, o resultado, foi que ele acabou se interessando e se comunicando com outra mulher. Não acho que essa atitude dele tenha sido honesta, nem madura. Comportamentos como este não representam solução pra nada e, por vezes, acabam dinamitando um casamento. Apesar dele não ter ficado com a garota, você sentiu-se traída e separou-se dele. Durante duas semanas foi pra balada e, acabou não ficando com ninguém porque, lá no fundo, não era nada disso que você queria. Afinal de contas, em condições normais, uma mulher que seja recém-casada, deseja continuar e fortalecer o relacionamento, e não, ficar com outros homens em baladas.

Dicas pra você: depois deste período turbulento, ele resolveu te procurar e propor uma reconciliação. Creio que você fez muito bem em aceitar. Achei bastante interessante o fato de vocês dois terem excluído as redes sociais de ambos, pelo menos, a princípio. Isso demonstra consenso e esforço para ficarem juntos. Ele voltou ao comportamento de sempre, te tratando como uma princesa. Percebe que seu marido está fazendo a parte dele? Procure fazer a sua. Entenda a forma como ele pensa, perceba o que o incomoda e se esforce bastante, assim como ele o faz. Ficar sem sossego, achando que seu parceiro irá te trair a qualquer momento, não é bom negócio.

Entenda que, o fato dele ter começado a conversar com outra mulher, surgiu a partir das insatisfações dele no casamento, insatisfações essas que foram ignoradas por você. Volto a dizer: se estiver ao seu alcance emocional, modificar a questão das roupas e o comportamento na internet, tudo indica que seu casamento voltará à estabilidade. Está nas suas mãos, decidir o que você quer mudar e qual sacrifício você está disposta a fazer para manter a relação. Não se iluda. Casamento tem dessas coisas. É necessário que ambos cedam em alguma coisa. Se a rigidez for a marca registrada dos cônjuges, o sucesso do relacionamento fica bastante questionável. Procure se dar paz e perceba como o dia a dia de vocês está. Sua observação irá lhe mostrar direitinho como as coisas andam entre vocês. Volto a dizer. Não creio que haja motivo pra tamanho desespero. Ao que tudo indica, está nas suas mãos, fazer seu casamento voltar para os trilhos. Seu marido já está fazendo a parte dele. Que tal fazer a sua? Pense nisso e boa sorte pra vocês!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

 

2 thoughts to “Terminei meu casamento, voltei, mas, desconfio do meu marido”

  1. Rede social . Acaba com qualquer casamento. Eu vejo assim está comprometida .sem rede sociais. Pois alguém te faz elogios ai que vc quer ver a pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *