Categories: Sem categoria

Sinto tesão pela amiga da minha esposa. Isso é normal?

“Boa tarde, Dr. Douglas! Estou precisando de um conselho, uma ajuda. Sou casado há 07 anos e tenho uma ótima relação com minha esposa. Somos muito amigos e não falta nada em relação à parte sexual. Além disso, somos bastante companheiros. Entretanto, uma amiga dela me atrai muito, do ponto de vista sexual. Já tentei disfarçar, evito encontrá-la e tento não conversar muito com ela. Apesar disso, meu olhar parece sempre ir sem sua direção. Não tenho essa mesma visão por outras mulheres, nem esse tipo de atração. O que fazer? Isso é normal”?

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querido leitor, a existência humana é marcada por uma coisa chamada desejo. É ele quem nos move nas mais variadas direções. Por exemplo: se eu gosto de churrasco, dirijo-me a um restaurante dessa especialidade. Se fico sabendo que irá passar um filme que me interessa, vou até o cinema assisti-lo. Se quero passar em um concurso público, passo a estudar horas a fio, a fim de atingir meu objetivo. Se acho uma mulher atraente, tento me aproximar e conquistá-la de alguma maneira, e por aí vai. O desejo nos mobiliza a fazer desde as coisas mais simples, como tomar um copo de suco, até as mais complexas como casar, ter filhos e comprar um imóvel, entre uma infinidade de outras.

Freud, em sua imensa capacidade intelectual, descreveu duas condições humanas, as quais ele denominou como princípio do prazer e princípio da realidade. O grande desafio das nossas vidas é fazermos uma comunicação saudável e inteligente entre essas duas instâncias. O princípio do prazer está diretamente ligado à realização dos nossos desejos, como mencionei no parágrafo anterior. Entretanto, é preciso saber que, todos nós, estamos inseridos em uma determinada realidade, permeada por regras, códigos de conduta e princípios, que têm como norteadores as leis, a moral e a cultura. Se eu desejo ter um carro importado, por exemplo, e não tenho dinheiro para comprá-lo, terei de me contentar com um nacional e entender que, de acordo com minhas finanças, seja improvável consegui-lo. Portanto, em nome do meu desejo, eu não posso simplesmente roubar um carro importado de alguém, porque isso seria crime. Na verdade, eu até posso, porém, estarei sujeito a ser preso e punido.

Concluímos, portanto, que o desejo é algo universal e está presente no interior de cada ser humano. Porém, se a humanidade fosse governada exclusivamente pelos desejos, nossa existência seria caótica e, provavelmente, estaríamos c ondenados à barbárie. Neste cenário, tudo seria justificado pelo desejo. Matar, roubar, estuprar, extorquir e muitas violências mais. Por isso, o equilíbrio entre o que desejamos e o que é permitido se fazer, é um dos dilemas do ser humano. A partir deste raciocínio, podemos entender que, frequentemente, burlar regras socialmente e historicamente construídas seja uma clara demonstração da dificuldade em se equilibrar os pratos desta balança.

Dicas pra você: todos nós temos direito a sentir e desejar qualquer coisa. Desde a mais palpável, até a mais estapafúrdia. Contudo, estamos falando do universo interior de cada pessoa. Não temos o direito é de achar que podemos transformar todos os nossos desejos em atitudes, para atingi-los. Querer tudo não só não é possível, como não é permitido. Você tem todo direito de sentir tesão pela amiga da sua esposa. Agora, no momento em que você começa a segui-la constantemente com o olhar, dá-se origem a uma atitude sua. Ou seja, o desejo não está mais apenas dentro de você. Ele começou a transformar-se em ato. A partir daí, você passa a poder criar possibilidades de atrito em seu casamento. Já pensou se sua esposa perceber? Já pensou se a amiga dela perceber e decidir contá-la?

E mais: já pensou se essa amiga começa a sentir-se atraída por você e algo realmente ocorra? Como ficaria essa situação? Como disse neste post, todos nós temos de arcar com as consequências das nossas atitudes. Inclusive você. Portanto, reflita. Será que vale a pena, colocar na berlinda, uma relacionamento tão valioso quanto você mencionou ser o seu? Se tiver medo disso, é melhor se afastar o máximo possível desta amiga e não correr o risco. Mas, como sempre digo aos meus leitores e pacientes, a escolha é sua. Reflita muito pra ver qual caminho vale a pena e lembre-se: ao contrário do que diz o ditado popular, na minha humilde opinião, querer não é poder. Quanto mais inteligentes são as nossas escolhas, maiores são nossas chances de êxito em todos os setores da vida. Pense bem.

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

Site: www.douglasamorim.com.br

Instagram: @douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

 

Douglas Amorim

View Comments

  • boa tarde vcs ja se perguntaram quen nunca teve este momento estou separado a 1 ano a amiga dela aqui na nossa casa mas estamos morando junto ate ela vai para seu momento mas tive um dia que ela ne olhou eu disse cuida bem da sua amiga ela me disse meus olhos nao te conheco so por palavras mas estou quente ao te conhece fiquei com o libido a flor da pele tive so um gernde abraco o que fazer

  • Na minha opinião desejo sexuel apenas não tem nada haver com sentimento, embora seja impossivel amar sem sentir desejo tbm. A grande questão é que o desejo sexual é algo carnal, que não tem explicação, não está ligado a beleza não está ligado apenas ao instinto de querer fazer sexo com aquela pessoa, mesmo amando quem agente tem uma relação. Mas como ele explicou, não podemos é alimentar isso. Embora seja mt difícil lidar com tal situação. Talvez ele se abrisse para a esposa ela poderia o ajudar.

  • Eu acho que amor e desejo são coisas bem diferentes... O que acontece é que se ele ama de verdade e não quer perdê-la, ele vai refletir e sopesar se vale ou não a pena perseguir este desejo, como brilhantemente expor o Douglas Amorim. Parabéns, Douglas! Excelentes palavras, serve para todo nós, sobre todaa as nuânces de nossas vidas!

  • O Interessante é que ele diz da esposa que "Somos muito amigos e não falta nada em relação à parte sexual. Além disso, somos bastante companheiros. " , mas em nenhum momento ele diz que a Ama. Quem ama de verdade seu cônjuge não tem esse tipo de dúvida, por mais "gostosa" que a amiga seja. Ainda mais porque ele mesmo diz que na sua relação sexual com a esposa não "falta nada".

    Então a grande questão que fica é: Ele realmente ama sua esposa? Não podemos confundir Amor com Desejo. São sentimentos bem distintos.

  • Caríssimos leitores, após lerem a matéria vejam o vídeo "Um novo tipo de droga" no Youtube. Lá está muito bem explicado, com argumentos e pesquisa científica, o que realmente acontece no cérebro humano nestas situações sexuais... Aliás desfaz até a tese de Freud...

Recent Posts

Meu marido diz sentir necessidade de ficar com outras mulheres. E agora?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

7 horas ago

Sou lésbica e minha companheira não gosta de sexo. Devo terminar?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

1 semana ago

Não consigo ir bem na parte amorosa da minha vida. O que há de errado comigo?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

2 semanas ago

Gasto grande parte do meu dia com devaneios sobre mulheres. Isso é normal?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

2 semanas ago

Minha mulher me ofende constantemente dizendo ser mais inteligente do que eu. Como devo agir?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

3 semanas ago

Estou escondendo da minha família que estou doente porque somos pobres. Devo me abrir com eles?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

4 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!