Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Pergunta de leitora – HOMENS TÊM MEDO DE MULHERES INDEPENDENTES?

mulher independente

“Olá, Dr. Douglas! Gostaria que você abordasse na sua coluna, a dificuldade que os homens têm de se envolverem com mulheres independentes. Na minha opinião, quanto maior o grau de instrução e independência financeira, maior a possibilidade da mulher não conseguir um relacionamento. Eu tenho sentido isso na pele e vejo acontecendo o mesmo com várias amigas. Agradeço muito se puder fazer uma reflexão sobre este tema pra gente”!

Resposta:

Querida leitora, desde tempos muito primitivos, o homem ocupa o lugar de provedor, de forte, daquele que saía pra caçar e que enfrentava vários perigos para garantir a sobrevivência de todos. Com o passar do tempo, o mundo foi sendo comandado pela força masculina e, à mulher, cabia apenas o papel de ser auxiliar do homem. A partir do momento em que as mulheres começaram a competir de igual para igual com os homens, mostrando-se tão ou mais competentes do que eles, este paradigma começou a mudar. O conceito da mulher ser “amélia”, submissa, limitada a cuidar do marido e da casa, caiu por terra.

Hoje as mulheres não precisam de alguém para sustentá-las, pois tornaram-se suas próprias provedoras. São livres, independentes e fazem o que precisa ser feito para desenvolver seus projetos de vida. Acontece que, com toda essa transformação, que vem de pouco tempo pra cá, muitos homens passaram a se sentir inseguros e, naturalmente, desafiados com relação à autoridade que lhes foi legitimada ao longo dos séculos. Ainda com relação a isso, podemos citar a questão do controle.  Sendo a mulher independente, principalmente do ponto de vista financeiro, dificilmente ela se permitirá ser controlada. E, por imaturidade emocional, mas também, em virtude de valores que foram assimilados secularmente, muitos homens acabam evitando se relacionar com mulheres assim.

Não se muda da noite para o dia um modelo enraizado há tantos anos. Vejo que a construção dos novos referenciais “do que é ser homem”, estão em processo de construção, porém, muito atrasados em relação às mudanças das mulheres. Cumpre dizer também que não são todos os homens que pensam e agem desta forma. Os homens que já entendem e lidam bem com essa evolução do feminino, entenderam que, pra ser verdadeiramente homem, não basta ser somente macho. É preciso aceitar e entender a individualidade e a capacidade da mulher e saber que ela não deseja seu dinheiro, mas, sim, um homem seguro, que transmita confiança, segurança, que seja carinhoso, educado e que tenha metas de vida bem estabelecidas. Assim ele será admirado e desejado. Em suma: a mulher atual está em busca de homens estáveis e saudáveis psicologicamente, e não de dinheiro.

Dica pra você: A transição da sociedade no que tange aos papeis de homem e mulher é tão complexa que, não raro, encontramos as seguintes cenas: quando mulheres encontram homens mais sensíveis, compreensivos e afetuosos, muitas vezes não sabem lidar com isso, pois, ainda tem internalizados, aquele modelo tradicional de homem forte e provedor de segurança. Ao passo que, homens que dizem procurar mulheres cultas e independentes, também não sabem lidar com isso, porque ainda tem internalizada a imagem da mulher frágil, dependente e passível de controle. Isso acontece até inconscientemente.

Precisamos quebrar esses tabus para que surja um modelo mais evoluído. Ambos serem afetuosos e provedores. Falta aprendizado desses novos papeis, por parte de homens e mulheres, na vida moderna que levamos. O homem que tem medo da mulher independente é aquele que se deixa levar por ideias retrógradas e pré-concebidas acerca de sua masculinidade. O homem novo, do nosso século, tem que ser mais afetivo, perceptivo, sensível e estável psicologicamente sem achar que isso é coisa de mulher. Para finalizar, eu não penso que todas as mulheres que são independentes e bem instruídas estão condenadas a ficarem sozinhas não. O que este mulher precisa fazer é ficar atenta aos homens que já fizeram essa transição porque, esses sim, correspondem ao que elas estão procurando.

Um abraço,

Douglas Amorim

9 thoughts to “Pergunta de leitora – HOMENS TÊM MEDO DE MULHERES INDEPENDENTES?”

  1. O que eu percebo por ter conversado com amigos bissexuais é que o feminismo tem o viés machista, de que a mulher ter entrega ao homem (demonstrar atração e prazer) possa “fragilizá-la” ao comandar a casa (sim elas querem dar a palavra final na administração doméstica)! Já no homo masculino, há mais “chances” de ser transposta a possivel barreira “social”! Tive muitas colegas que faziam questão de me chamar de “senhor” mesmo sendo da mesma geração minha! Já com colega, chefe de outro setor e de idade igual o tempo de carreira que eu tinha (eu estava em final de carreira), nos relacionamos e a iniciativa do romance partiu dele!

  2. Homem mais novo que fica com mulher mais velha tb só quer dinheiro. Até hoje eu não conheci nenhum caso que deu certo, mas o contrário eu já vi porque a mulher, muitas vezes, acaba apaixonando por um cara bem feio ou velho. Vi vários casos e elas eram fiéis. Tenho 50 anos e já vi mulheres mais velhas se iludindo com homens mais novos. É extremamente raro dar certo. Por mais que você queira negar a realidade do mundo, é assim que funciona. Ou você aprende a jogar nas regras do jogo ou fica com vitimismo achando injusto que as regras não te favorecem. A realidade é que um homem aos 50 consegue uma mulher mais nova e pode ser pai. Agora uma mulher aos 50 vai poder ou querer dar um filho a um cara nos seus 20 anos? Não se iluda… Muitas vezes o jovem prioriza a profissão e pensa em ser pai mais tarde. E aí, como vai ser se ele quiser um filho biológico e quiser vivenciar uma gestação? Esse é um dos vários motivos pelo qual o relacionamento acaba terminando.

    Ao contrário do que ele comentou, a monogamia e o casamento não foram criados para proteger a mulher, foram criados para proteger os bens da família e fechar acordos entre nações, pois era comum casamentos entre herdeiros de nações diferentes.

  3. Veja a Marilyn Monroe, por exemplo. Era símbolo sexual da época. Era independente financeiramente, e, ao contrário do que dizem, os homens não tinham medo dela. O segredo é que ela sabia fazer um homem se sentir mais homem. Não precisa pedir pra abrir a garrafa do refrigerante, mas também não precisa ficar competindo o tempo todo com o cara como que quisesse provar que é tão capaz quanto. Basta ver a quantidade de mulheres postando foto de bíceps…homem não sente atração por bíceps. Não é a independência que assusta, é essa necessidade de competir ou de dizer coisas como: deixa que eu faço melhor. Deixa que eu não preciso de ninguém. Ser teimosa e cabeça dura ao extremo e intransigente tb assusta. Assim como vocês também detestam homens afeminados, homens que não tem atitude, homem pau mandado, homem pamonha…isso porque vocês olham esse homem como um fraco e colocam na friendzone. Esse tipo de homem repele vocês e não causam atração. Da mesma forma, uma mulher que age com características tipicamente masculinas também não são atraentes aos homens. Homem gosta de mulher independente, mas que, ao menos de vez em quando, baixe a guarda e permita que ele se sinta útil e protetor. Se ele se sentir um inútil, pode deixar que uma marilyn vai aparecer na vida dele e vai saber criar uma atração irresistível.

    Pode reparar que mulheres que tem atitudes mais masculinas e que não dependem de homem costumam acabar casando com um cara mais afeminado (pau mandado). Esse cara curte esse tipo de mulher. É a natureza buscando o equilíbrio.

  4. O verdadeiro feminismo acabou. Agora é a 3 onda segundo elas: apoio a pedofilia, à promiscuidade feminina e à opressão sobre os homens. E os países estão aos poucos caindo. Observe o terrorismo, por exemplo. Nenhum governo consegue deter. Pois estão preocupados demais com a tal da liberdade sexual feminina. Obs: o feminismo surgiu de uma tal de Simone, uma francesa que apoiava o nazismo e a pedofilia, tendo ela estuprado dezenas de meninas e meninos.

  5. Realmente é um pensamento obsoleto e machista, mas infelizmente, vejo que a maioria dos homens pensam assim. E realmente é verdade que, a maioria das minha amigas que não se casaram na decada dos 20 estão solteiras e sem perspectiva de relacionamentos de namoro e casamento. Acho isso tudo muito lamentável. Infelizmente hoje, a mulher vem tendo que se rebaixar, fingir a meiga, dependente (para que eles se sintam os caras) para conseguir manter um relacionamento. As vezes o rapaz é até bacana… mas precisa ter o seu ego alí reforçado em pequenas coisas como abrir uma garrafa de refrigerante (que abrimos de olhos fechados) e agora temos que fingir nao conseguir kkkkk. Ou na hora de tomar uma decisao… fingir que precisamos daquela ajuda… (pra nao nos mostrarmos tao independentes) aff…. triste né? Mas funciona. Os homens ficaram tao simples e bobos pra nossa espécie versao feminina q dá vontade de rir.

  6. Pensamento obsoleto e machista. Todos têm atributos para conseguir um relacionamento, independentemente de sua idade. Você acha que os homens velhos e barrigudos estão com tudo assim? Mulher nova que fica com homem velhos só quer dinheiro. Acaba sendo uma troca: o homem entra com o dinheiro e a mulher com a juventude. O mesmo ocorre entre mulheres velhas e homens jovens. Os homens precisam aprender que agora há uma equivalência entre os sexos nos relacionamentos. O cara não tem emprego, estudo e uma boa conversa? Vai ficar para escanteio!

  7. Cara que visão mais antiga que você tem. O homem tem boa possibilidade de conseguir relacionamentos em qualquer idade e a mulher também. Independente de ser mãe, mãe solteira ou não. TODOS possuem possibilidades. Até mesmo existem muitas mulheres mais velhas que estão com caras mais jovens. E outra coisa, o casamento não é sinônimo nem garantia de felicidade.

  8. Bom dia Dr. Douglas,

    sem querer entrar no mérito sociológico da análise (uma vez que a idéia de que o comportamento masculino/feminino é fruto meramente de uma ‘construção social’ já é amplamente contestado e debatido há alguns anos, não se pode ignorar os avanços no campo da genética quando se refere ao estudo do comportamento humano), concordo plenamente que hoje precisamos de uma adaptação na visão do papel feminino no relacionamento para abarcar todas as mudanças sociais principalmente do último século. Entretanto a dificuldade que tenho notado nas ditas ‘mulheres modernas’ em conseguir um relacionamento parar mim tem uma raiz muito mais simples de ser explicada: ‘valor de mercado’.

    Acontece que as mulheres que atingiram algum sucesso em qualquer área optaram por priorizar a carreira a relacionamentos, sendo assim trocaram os anos com maior probabilidade de construir um relacionamento por investimento em outras áreas. Tendo atingido o sucesso passaram a conviver no que podemos chamar de um meio social mais maduro e financeiramente abastado, ou seja, estão convivendo com os ‘melhores homens’ do mercado. Só que a liberação sexual feminina é um cobertor curto… ao mesmo tempo que deu às mulheres mais possibilidades de comportamento e relacionamentos, porque uma consequência direta de hoje a mulher poder se relacionar com quem quiser e quando quiser é que o homem também pode. Logo, se os homens que as mulheres bem sucedidas convivem são os melhores do mercado por qual razão eles as escolheriam como parceiras se têm toda uma gama de opções de mulheres mais jovens, mais bonitas e com mais tempo para um relacionamento? Os homens não são obrigados a se relacionar com uma mulher mais velha e mais ocupada se têm uma mulher mais jovem e bonita como opção, e querer culpar os homens como ‘frouxos, inseguros e imaturos’ é apenas um espasmo afetivo de quem não quer enxergar a realidade.

    O que as feministas nunca entenderam é que a monogamia e o ‘casados para sempre’ não era para oprimir a mulher mas para protegê-la e ampará-la num futuro aonde ela não seria mais atraente e bonita, porque, ao contrário da mulher, o homem tem boa possibilidade de conseguir relacionamentos em qualquer idade, enquanto a mulher com o tempo vai perdendo esta capacidade. Ter liberado o homem para se divorciar com facilidade e ainda ter criado uma geração de mulheres novas e promíscuas só fez com que as mulheres mais velhas ficassem desamparadas afetivamente. Nada colaborou mais para a infelicidade da mulher do que o feminismo moderno e anti-família. E, infelizmente, a confederação de cafajestes de meia idade agradece.

  9. homens tem medo . . . acredito que não. vejo que as mulheres ao longo dos anos, conquistaram o seu lugar …enquanto os homens ficaram assistindo essa evolução feminina. Acredito no homem bem infirmado e antenado com o mundo …creio que o homem deve ser homem…porém, oque as mulheres na realidade tem visto, são homens ‘sensíveis’ , ‘inseguros’ … e o tempo desse homem já acabou,não tem como mais viver assim … ou o cara é homem de verdade,respeitador e cumpridor dos seus deveres , ou ele vai dançar para a mulherada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *