Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Pergunta de leitora – Estou saindo com um cara mas, acho que ele é gay

casall gay

“Olá, Dr. Douglas Amorim. Preciso de ajuda sua, porque tem uma coisa que está me tirando o sono. Tenho vinte e sete anos e conheci um cara lindo, super inteligente e muito legal. Tipo daqueles sonhos de consumo mesmo, sabe? Ele tem a mesma idade que eu, mas, estou desconfiada de que ele é gay. Já saímos três vezes e, até hoje, ele nem sequer encostou na minha mão. Fomos a restaurantes, bares e, até mesmo, a uma boate. Bebemos bastante, mas, nem assim, ele me beijou. Minhas amigas acham que ele é só muito educado e discreto. Já eu, estou morrendo de medo de estar me envolvendo e gostando de um homossexual, ou talvez, até de um bissexual. O que eu faço? Tem como descobrir se ele gosta de mim ou de homens”? 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, a humanidade, ao longo dos tempos, constroi padrões de comportamento que variam de acordo com época, localização e influências de outros povos. Durante muitos anos, algo que vigorou, e que ainda vigora de certa forma, são os papeis do homem e da mulher na sociedade. Ou seja, espera-se que tanto o homem, quanto a mulher, tenham comportamentos específicos no dia a dia. Em outras palavras, seria o que é entendido, no senso comum, como normal (particularmente, não gosto desta palavra, pois ela é tremendamente questionável).

Felizmente, os hábitos e costumes sociais sofrem transformações. Caso contrário, a mulher estaria até hoje, relegada ao papel de simples auxiliar do homem, condenada a ser submissa e ficar por conta de cuidar do marido, dos filhos e da casa. Por outro lado, mesmo com essa evolução constante, ainda sobram resquícios, como a cultura machista, por exemplo. E é exatamente isso que aparece no seu relato: espera-se que o homem sempre tenha que tomar a atitude de se aproximar da mulher e tomar as iniciativas, caso esteja interessado. Esta tarefa tem de ser, obrigatoriamente, do homem, do macho. Quando ele não apresenta este tipo de comportamento, muitas pessoas, por não admitirem o jeito diferente do “normal”, buscam uma explicação pejorativa e, até mesmo, preconceituosa.

Observe bem. Ele demonstra interesse, mas ainda não tomou a atitude de te beijar. Imediatamente vem a dúvida: será que ele é gay? A fala de suas amigas foi muito interessante. Ele pode ser sim, uma pessoa muito educada, às vezes mais recatada e, até mesmo, tímida. Isso não significaria, necessariamente, homossexualidade. E outra: pode ser que o tempo dele seja mais lento do que o de outros homens. Lembre-se que as pessoas não funcionam no mesmo ritmo. Fico pensando o que você teria pensado, se ele já quisesse ter ido com você ao motel, logo no primeiro encontro. Ele estaria fazendo o papel do macho? Sim, ok. Mas, como você se sentiria? Como objeto sexual? Possivelmente, sim.

Dica pra você: não estou aqui pra fazer o papel de dizer se ele é ou não, homossexual. Inclusive, nem teria condições de atestar isso. No entanto, ao invés de ficar perdida num emaranhado de pensamentos, o que acha de tirar a prova? Você já disse que observa o interesse dele em você e vice-versa. Por que você não experimenta dar um beijo nele, no próximo encontro? Quem sabe, com esse primeiro passo, ele quebre o gelo e começa a se soltar mais? Pense nessa possibilidade também, ao invés de ficar apenas fantasiando sobre a orientação sexual dele. A mulher se modernizou, evoluiu e pode muito bem tomar esse tipo de iniciativa se estiver gostando de alguém. Isso não faria de você uma mulher vulgar, definitivamente. Pense nisso e aja. Assim, você irá sair desta incerteza que está te angustiando. Boa sorte na próxima saída!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

www.douglasamorim.com.br

Instagram: @douglasamorimpsicologo

https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

11 thoughts to “Pergunta de leitora – Estou saindo com um cara mas, acho que ele é gay”

  1. Isso tudo é tao relativo: Não sei se foi fetiche, mas por ter poucas pessoas, no ônibus, com cortina, eu e um colega voltavamos do trabalho, conversando, isolados dos demais por bancos vazios, parecia buscar querer alisar meu perineo, mas a mão abrangia minha frente e, foi me beijando de leve, paquera! Ouvido dele, tive que dizer que queria prazer anal! Ficamos 0x0!

  2. Olá!
    Eu conheço um homem há um ano. Trabalhamos juntos (ele é meu cliente). Damo-nos muito bem e saímos juntos para jantar várias vezes. Acho que gosta de mim, pois até já fez algumas cenas de ciumes, ao ponto de ficar chateado comigo e não me atender o telefone, nem por motivos de trabalho. Claro que nunca assume que o motivo eram ciumes de mim… Já lhe disse duas vezes que gostava dele; assim mesmo, do tipo ” a tua sorte é que eu gosto de ti, apesar desse teu mau feitio” . Mas ele nada, não avança, ora fica muito próximo, saímos, liga e atende o telefone, como de repente, fica frio distante e quase agressivo comigo. Vivemos num sítio muito mas muito pequeno mesmo… sempre que saímos há gente que nos conhece em todo lado, não sei se isto o está a inibir, mas ele também não tenta ficar a sós comigo… Enfim, isto acontece há já um ano… o que acha? Salto fora de vez? Muito obrigada!

  3. Hahahaha rindo demais dessa historia! Muito divertida. Acho q nós mulheres estamos muito desesperadas kkkkkk ainda existe sim homens romanticos … q fofo… da próxima vez seja mais doce e tente dar sinais q ele pode sim se aproximar kkkkkk q fofo!

  4. Eu já saí com mulheres por três vezes e não aconteceu nada (embora houve um intervalo de uns 10 a 30 dias entre cada uma das vezes). Tudo é uma questão de oportunidade e confiança. As vezes ficamos em dúvida se a mulher está interessada e para não correr o risco de levar um fora ficamos na retaguarda. Claro, isso foi a exceção. Já saí com mulheres que no primeiro dia que as conheci já rolou até motel. Então não me culpo por isso. Como disse, depende das circunstâncias. Já levei fora ao tentar beijar uma mulher e confesso que é muito ruim. Abala o meu ego. Então prefiro não arriscar quando vejo possibilidade de levar um fora. Claro, se saio três vezes e fico com tal impressão, não vou continuar insistindo. Caio fora.

  5. Já leu o livro o Analista de Bagé?. Lá tem uma receita boa para isso. Compre um pedaço de veludo lilás e coloque perto dele. Se ele nem tomar conhecimento, é homem. Caso pegue o veludo, passe no rosto , pode saber que está do lado negro da força. Brincadeira!! Acho que a melhor forma de saber é atacando o cara. Vai fundo.

  6. Eu sou Gay, e tenho certeza que se ele fosse nao estaria saindo com vc tantas vezes pois tenho certeza que ele nao e’ idiota e sabe das suas intensoes sobre ele, o cara e’ somente timido, moro fora do Pais , ja visitei alguns paises e nada se compara aos brasileiros que se ditam machoes no Brasil que nao respeitam uma mulher e ja quer transar na primeira saida ou a falta de respeito de mexer, assoviar, olhar sem um pingo de discrecao mesmo ela nao dando abertura, alem de contar em toda roda de amigo o que fez com ela em quatro paredes, coisa de brasileiro sem cultura e deprimente, e quando se tem um cara educado vcs proprias mulheres depreciam, pense nisso. Se ele nao tivesse afim de vc nao sairia mais que uma vez .

  7. Amiga! Rindo muito da sua história. Passei por uma situação semelhante. Estou namorando o cara que eu achava que era gay até hoje…(quase um ano!) Namorando não, moramos juntos. Ele só me beijou porque eu beijei ele no 5 encontro. Será que você não assusta ele? Com um mês de namoro, contei isso para meu namorado… que achava que ele era gay, ele falou que não tentou nada porque tinha medo.
    E pior viu amiga… descobri que ele estava pegando todas quando estávamos ficando. Ou seja. Tira essas coisas da cabeça. O rapaz é educado, tímido, é o jeito dele. Investe!

  8. A leitora chega à conclusão de que o sujeito é gay apenas porque em três encontros não tomou a iniciativa de um contato físico… que coisa. Depois querem que nós, homens, tenhamos atitudes diferentes das que habitualmente somos compelidos a adotar por nossa sociedade machista. Se não “caiu matando” é porque é gay? Ora, e se o sujeito for alguém romântico, que deseja CONHECER primeiro a pessoa antes de se envolver? E se achar que a pessoa em questão é alguém bacana e que seria melhor esperar um momento mais legal para um primeiro beijo (por exemplo, num passeio mais interessante do que uma saída na balada)? E se for extremamente tímido? Enfim, creio que existam “trocentas” possíveis explicações, mas de uma coisa não tenho dúvida: torço para que o sujeito – hétero ou gay -, se toque que está saindo com uma pessoa capaz de chegar a conclusões tão rápidas sem sequer analisar outras possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.