Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Pergunta de leitor – Separei e ela saiu com outro. Voltamos e estou desnorteado

homem desesperado“Boa noite, Dr. Douglas. Tenho 33 anos, minha esposa, 31, e já estamos casados há 07 anos. Temos uma filha e reconheço que, ao longo do tempo, não  tratei minha mulher bem. Não ligava para a vida dela, omitia coisas simples do dia a dia e, praticamente, só a deixava sair pra ir à igreja. Numa época, fiquei com dificuldades financeiras e ela recebeu uma boa promoção na empresa. Após mais um tempo, levando o casamento desse jeito, minha esposa pediu a separação. Eu aceitei, achando que fosse brincadeira, e passei a levar as coisas para casa da minha mãe aos poucos, até pra sentir se era isso mesmo que ela queria. Ficamos separados por quase 05 meses, porém, estávamos frequentemente nos vendo e tendo relações. Eu tinha expectativa de volta e não pensava em outras mulheres. Resolvemos retomar e ela me disse que eu era o homem da vida dela. Pressionei pra saber se ela esteve com outro cara e ela confessou que tinha saído, inclusive transado, com uma pessoa que namorou há 12 anos. Disse que me ama demais e que fez isso porque tinha “surtado”. Ela custou pra falar porque, se confessasse logo de cara, sabia que eu iria terminar. Todos os dias passo essa história na cara dela, a acuso e fica uma situação muito chata, pois, às vezes, falo sem motivo algum. Já estamos bem mas, me lembro desta história todos os dias. O que você acha que aconteceu com ela nesse período?  O que eu faço pra melhorar? Estou angustiado ( pois, mesmo separado, na minha cabeça estávamos juntos; na dela, estávamos separados .) O que posso fazer pra que isso saia da minha memória? Obrigado”.

 

Envie sua pergunta para perguntaUAI@gmail.com. Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Vou começar com algumas perguntas. Por que você tratou tão mal sua esposa durante sete anos? Por que você a proibia de sair de casa, permitindo sua saída praticamente só pra ir à igreja e a alguns poucos lugares? Você chegou a pensar que, omitindo as coisas da usa vida e não demonstrando interesse no dia a dia dela, rapidamente seu casamento iria se deteriorar? Esse monte de perguntas se dá por um único motivo: casar pra se ter uma vida ruim não vale a pena. A proposta de se ter um dia a dia, no qual o outro é desprezado e/ou maltratado, não faz o menor sentido. Agindo assim com nosso parceiro (a), só temos dois resultados esperados: será um casamento triste e sem graça ou então, a separação será uma consequência.

Você subestimou sua esposa.  E muito. Ao levar as coisas paulatinamente para a casa da sua mãe, não acreditou que ela estava falando sério e que iria conseguir sustentar tal decisão. Ledo engano. No momento em que ela teve uma ascensão profissional, não pensou duas vezes. Processos de separação muitas vezes não são fáceis, sobretudo, quando ainda existe afeto de ambas as partes. Ao que tudo indica, esse era o caso porque, durante cinco meses, vocês se reencontravam e tinham relações sexuais.

Acontece que, durante este tempo, vocês estavam se encontrando, mas, em momento algum, você disse que havia promessa de volta de ambos os lados. Da sua parte, conforme mencionou, havia uma expectativa de volta. Se ela tinha ou não, não tenho como dizer. Mas, de acordo com o relato dela, vocês estavam separados. Claro que você poderia alegar que não estavam separados oficialmente (“no papel”), mas, factualmente, estavam. Tanto, que não viviam mais sob o mesmo teto, já há algum tempo. Durante esse período de liberdade, apareceu o ex-namorado de alguns anos e ela teve uma experiência com ele. Acredito até que essa vivência foi pra que ela se sentisse valorizada enquanto mulher, pra verificar se existia a possibilidade dela ser bem tratada por alguém (visto que estava acostumada a ser maltratada por você) e avaliar como seria a vida sem você. Essas coisas podem até mesmo, ter acontecido de forma inconsciente. Talvez  isso corresponda ao que ela disse com “ter surtado”.

Dica pra você: por mais que, na minha opinião, vocês estivessem separados, penso que reduzir a discussão a este ponto seja insuficiente. O mais importante é entender que, por mais que você a tenha maltratado por vários anos e ela tenha querido se separar, sua esposa ainda fala que te ama e que você é o homem da vida dela. Puxa vida, ela deve te amar muito, mesmo! E, além de te amar, está disposta a reconstruir a vida com você. Jogar o episódio do ex-namorado na cara dela não vai colaborar em nada. Você só estará repetindo o tratamento ruim que deu a ela durante tanto tempo. O resultado você já sabe qual foi. Vai querer repetir?

Também não adianta ficar brigando consigo mesmo pra tentar tirar isso da sua memória. Lembre-se de que tudo isso foi resultado do que você plantou. Embora saibamos disso, não se trata agora de procurarmos culpados. Uma caça à bruxas de nada adiantará. A vida está dando uma nova chance pra você fazer diferente.  Enxergue isso como uma grande oportunidade de construção de felicidade e não como um fardo a ser carregado. O homem brasileiro é ainda excessivamente influenciado por um machismo que, por vezes, chega a ser bestial. Ainda carrega a cultura de que a mulher é posse dele e que tudo na vida dela deve passar por sua aprovação e/ou permissão. Não se permita ser dominado por este tipo de pensamento e aproveite para viver bem ao lado da sua esposa e de sua filha! Não perca mais tempo! Boa sorte!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

www.douglasamorim.com.br

Instagram: @douglasamorimpsicologo

18 thoughts to “Pergunta de leitor – Separei e ela saiu com outro. Voltamos e estou desnorteado”

  1. As mulheres sempre se apegam a ” ele me tratou mal então o remédio é chifre” só que quando um relacionamento vai mal os dois erram juntos , mas está encubado no consciente das mulheres , se a mulher trai foi por que ele mereceu , se ele trai e por que é vagabundo! Outra coisa ela mal esperou a cama esfriar , se eles ainda transavam ela não pode dizer que estava sem perspectiva de volta, ela não tão inocente assim , ela aproveitou a briga e deu uma por fora ..

  2. Como é facil os homens julgarem , ai isso nao e motivo a mulher tem que insistir …. blablablabla , ja pensou em quantas vezes , insistiu , em casa , no marido cuidando das merdas que ele faz , cuidando dos filhos , fazendo suas obrigações em quanto mulher, falar coisas bonitas para as pessoas acreditarem que ele so quis ajudar .

    Ja pensou que a mulher nao e um homem ?
    Que existem sentimentos , existem formas que atingem psicologicamente, que podem dizer o qie querer e quando querem e que a mulher sempre esta errada ?

  3. Infelizmente é assim, as mulheres não sentam para conversar, elas internalizam a infelicidade que provocamos nelas e nos traem. Concordo com DBS, quando ela pediu o divorcio ela provavelmente já estava de olho em outro. Ela é culpada por não insistir em conversar antes de te sacanear. Você também sacaneou ela com suas atitudes, mas era obrigação dela insistir em conversar com você antes de colocar um chifre, mas pense assim: Em todos os sentidos, o que ela fez jamais sairá de sua cabeça, se pergunte se aguenta viver assim, uma coisa que pode aliviar, não resolver, mas aliviar é você trair ela, mas não seja bobo de contar ou deixar vestigios da sua traição.

  4. Sei que o poster é antigo porém acho que guando ela pediu o divórcio ela já tinha se envolvido com esta outra pessoa mesmo que tivesse sido só emocionante. E viu que não era o que pensava e retornou para vc.

  5. Eles estavam separados, portanto ela poderia ficar com quem quisesse.se fosse ele fazendo isso seria normal né?pq para muitos só o homem tem direito..ele procurou isso,se não dá amor não ,nem atenção a quem está do seu lado,pq ela teria que se preocupar em não ficar com outra pessoa estando solteira?
    O fato de ainda serem casados no papel não dá direito dela ser presa a ele..
    Agora o que resta é você esquecer tudo isso se ainda quiser continuar com seu casamento,seja um novo homem,ame sua esposa, de carinho amor, atenção e não faça dela mais sua prisioneira,vcs serão felizes Aparti do dia que vc aceitar realmente mudar..
    Experiência própria te digo isso mano..
    Boa sorte,espero que fique tudo bem assim como foi comigo

  6. A mulher fode, volta e quer que o cara esqueça…Nunca mais sera a mesma coisa.Prefiro a solidão a ter que deitar ao lado de alguém que fez tudo e quer voltar.

  7. Nossa estou passando por isso. Estamos separados mas morando juntos. Ela arrumou outro alguem e eu tbm. Mesmo assim è insuportavel. Em breve ela mudará. Melhor viver sem ela do que viver e lembrar dessa situação desagradável.

  8. Olha amigo eu tive esse mesmo problema sou casado ha 23 anos tive uma briga com minha esposa e ficamos separados de corpos por 9 meses no sexto mes ela saiu com antigo namorado e nao me contou quando fiquei sabendo nos ja tinhamos voltado resumindo minha vida hj esta um inferno e vamos nos separar judicialmente infelizmente o fantasma da traicao e terrivel .

  9. Realmente é uma situação insuportavelmente chata. O pior é que ela dava a entender que estava a fim de voltar enquanto trepava com outro, isso revela falta de caráter da parte dela. É preciso muita paz de espírito para voltar depois disso e seguir em brancas nuvens.

  10. A fila dela andou. Faz a sua fila andar também. Dá umas “surtadas” por aí também (se é você me entende ).

  11. Amigo, separe, vai querer viver e conformar com os chifres, pois judicialmente são casados, parta para outra!Vai transar e sempre lembrar E ficar atormentado com a presença do outro, apesar de ex mas atualizado, quem garante que não reencontraram?

  12. Caro consulente, todo dia, ao levantar, cante aquela musiquinha do Juca Chaves: “Essa é a vida / que eu sempre quis, / sou cornudo / mas sou feliz”. E esqueça o passado, senão você acaba se questionando sobre as idas de sua mulher à missa.

  13. Caríssimo, assista a “um sonho de liberdade” e veja que o personagem principal, de Tim Robbins, percebe que foi ele quem levou a esposa a o trair. O caso não é nem de longe parecido com o seu porém, leva à uma linha de reflexão que pode ser interessante.

    Pare com essa frescura, o que passou passou, inclusive a história de vocês vai virar passado rapidamente se você insistir nessa loucura de ficar jogando na cara dela. O que você quer? Que ela se torne, novamente, submissa?
    Meu caro, adapte-se aos novos tempos, à nova cabeça das mulheres (mais fortes, mais independentes mas muito mais companheiras) ou então seja extinto….. simples assim.

  14. Conheço casos em que o homem se separa e não consegue ficar com mais ninguém. A mulher tem muito mais facilidade para ficar com outro e retornar pois acha normal que o homem faça isto. Por isso, nunca se separe sem ter certeza que é definitivo porque ela com certeza não vai ficar sozinha. Raramente um homem consegue superar isto sem terapia, caso contrário vai ficar convivendo com esta dor e pode até piorar. Talvez nunca mais se esquecerá mas a terapia é fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *