Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Morro de ciúme da ex-namorada dele. Como lidar com isso?

mulher ciumenta

“Olá, Dr. Douglas Amorim. Fui casada e meu relacionamento acabou em virtude de ciúme doentio da parte do meu marido.  Há um ano e meio, conheci uma pessoa que é bem mais velha do que eu. Na época eu tinha 21 anos e ele 47. Ambos não queriam nada sério, porém, depois de 03 meses ficando,  ele me pediu e namoro. Após 03 meses de relacionamento, já estávamos morando juntos.  Ele namorou uma mexicana durante 02 anos, porém, se eles passaram 03 meses juntos, foi muito  Durante este período, viajaram para os EUA, México e Brasil. Conheceu nosso país e tiraram muitas fotos. Eu via essas fotos e ficava muito mal. Já havia um tempo que eu havia conseguido fazê-lo bloqueá-la de todas as redes sociais e não ter mais nenhum tipo de contato. Ia apagando as fotos dos dois aos poucos e cheguei até a destruir o HD dele. Consegui simular uma situação na qual ele achou que o equipamento tivesse estragado sozinho. Continuei a mexer no facebook dele e achei algumas fotografias dos dois em Las Vegas. Acabei achando mais coisas e apaguei o álbum todo. Ele sentiu falta, me questionou e acabamos discutindo. Fiquei com remorso e decidi contar toda a verdade. Foi aí que eu “cavei minha própria cova”. Ele me excluiu e me bloqueou do facebook e voltou a falar com ex. Fizeram até um grupo nesta rede social e ele deu o telefone de casa para ela. Sei que essa mulher está muito distante (México), mas, também sei que ela o ama. Sei que um erro não justifica o outro e isso está acabando comigo. Já pedi desculpas e ele diz que eu mesma provoquei tudo isso. Hoje eu tenho 23 anos, e ele, 49. A ex-namorada, da  qual morro de ciúme, tem 39. Não sei mais o que fazer. Por favor, me dê uns conselhos”.

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, você foi casada e disse que seu relacionamento acabou em virtude de ciúme do seu marido, certo? Provavelmente, o dia a dia ficou tão insuportável que você não deu conta de tanto controle, desconfiança e falta do mínimo de liberdade. Interessante que, mesmo você tendo passado por uma experiência como essa, decidiu fazer com seu novo companheiro, algo que você sentiu na própria pele. Será que o tempo e essa vivência não serviram como aprendizado? Se não serviu, deveria. Afinal de contas, não podemos desejar para o outro o que não queremos para nossa vida. Ou você pensa diferente disso? Fato é que você ultrapassou alguns limites e agora está pagando um preço alto por isso.

Imagino que vocês deveriam estar muito apaixonados pois, depois de três meses ficando, somados aos três de namoro, resolveram morar juntos. Ou seja, partiram para uma vida marital com apenas seis meses de convívio. Foi uma atitude bastante ousada e já vi muitos casos como este. Alguns deram certo, outros, não. Você mencionou também que ele tem mais que o dobro da sua idade. Isso seria empecilho para uma relação prosperar? Penso que não. Entretanto, é um dado que não pode ser desconsiderado porque, a diferença de experiência de vida entre vocês, tende a ser muito grande. Afinal de contas, goste-se ou não de ouvir isso, mas, ele tem idade pra ser seu pai. Muitas mulheres gostam de homens mais velhos e, volto a frisar, não creio que isso seja problema. A grande questão é se você está ou não, se portanto como uma pessoa imatura.

Todos nós temos um passado, uma história. Você não foi casada? E por que ele não pode ter a sua própria história? Com 49 anos, é claro que ele vivenciou relacionamentos com outras mulheres, mas, o fato é que, com a mexicana, ele namorou. Com você, ele quis viver junto, após praticamente seis meses de relação. Será que não dá pra perceber isso? O ciúme, usualmente está vinculado à auto-estima baixa, que gera insegurança, medo e auto-questionamento. Geralmente, a fantasia de ser trocado por outra pessoa, assume uma dimensão tão insuportável, que faz com que o ciumento lance mão dos recursos mais absurdos para evitar que isso ocorra. Geralmente, começa a fazer proibições, além de fazer um patrulhamento global da vida do companheiro (a), sufocando (a). A pessoa com ciúme excessivo não consegue pensar no outro, mas, apenas em si. Quer o ser amado para ela, integralmente. Em síntese, para que eu me sinta confortável psicologicamente, é preciso que o outro me obedeça.

Dicas pra você: na esteira da necessidade do seu companheiro te obedecer, você chegou, inclusive, a fazer com que ele bloqueasse a mexicana nas redes e rompesse todas as formas de contato com ela. Você deveria ter parado aí, ora. Penso até ser razoável quando nosso marido ou esposa, não queiram que tenhamos contato com pessoas com as quais nos relacionamos no passado. Creio, inclusive, que alguma dose de ciúme no relacionamento, faça até bem. No entanto, se você carregou a mão, a coisa fica insustentável. Como se fosse pimenta na comida. Se colocar um pouquinho, fica saboroso. Se jogar o vidro inteiro, o prato fica intragável. É dessa forma que você passou a ser vista por ele, percebe? Apagou as fotos no facebook sem autorização e, ainda por cima, chegou a danificar o HD do computador. Você não refletiu sobre seus atos porque, em um HD, pode ter coisas importantíssimas da vida da pessoa. Essa foi, realmente, uma conduta imatura e impulsiva da sua parte.

Agora ele retomou o contato com ela. Não sei se por desejo de fazer algum tipo de vingança ou por interesse real. Ele está certo em dizer que você provocou tudo isso. Não temos como tapar o sol com a peneira. Por outro lado, não estou aqui pra te condenar. Você errou feio. Se ele não fez menção de querer romper a relação com você, está na hora de arregaçar as mangas e lutar pra reconquistar a confiança do seu companheiro. É chegado o momento de mostrar suas qualidades e virtudes para, quem sabe, reconquistá-lo. Como você mesma disse, a mexicana está a quilômetros de distância e você está aqui, debaixo do mesmo teto que ele. Seja inteligente e use tudo o que tiver de melhor para mostrar que você errou, mas que é uma mulher que vale a pena. O resultado, apenas o tempo dirá. Confie em seu taco e mãos à obra!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

One thought to “Morro de ciúme da ex-namorada dele. Como lidar com isso?”

  1. Estou passando por situação semelhante, meu namorado tinha um namorada à distância, que mesmo após 2 anos de término, e um ano e meio de namoro comigo, ela insiste em manter as fotos do relacionamento deles no facebook, abertas para eu ver. Queria muito ue ele a excluísse da rede social, pois considero isso uma falta de respeito com o nosso namoro.
    Por outro ládo, sao fotos muito antigas, e no fcebook dele, só tem fotos nossas lindas.
    Quero saber se devo obrigá-lo a excluií-l, como penso ser a atitude certa e cabível, mas tenho d
    úvidas pois não queria obrigá-lo a nada. Estou muito desesperada de ciúmes,mesmo tendo confiança nele. Acho que ele não tomar uma atitude, pode significar que ainda se importa muito com a opinião dela.
    Me ajude!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *