Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Minha timidez acaba comigo. Como posso melhorar?

mulher-tímida

“Bom dia, Dr. Douglas Amorim. Percebo minha timidez desde os sete anos de idade. Não tenho facilidade em fazer amizades, tanto que, não tenho amigos próximos. Não frequento a casa de ninguém, não saio e não me sinto íntima o suficiente para convidar alguém pra sair. Sempre fui assim. Gostaria de ter amigos pra conversar, além da minha família, mas acho que posso incomodar e acabo me isolando sempre. Certa vez adoeci e fiquei uma semana sem ir a aula. Na semana seguinte, eu não queria voltar a escola e acabava me escondendo pra que ninguém me achasse e assim, pudesse ficar em casa. Estava com medo e vergonha. Sempre tive o pensamento de que, se faltasse um dia, no outro, já estaria tudo diferente. Isso marcou muito a minha infância. Em 2012 entrei na faculdade e, na primeira semana, já me sentia mal, porque todos conversavam e eu não conversei com ninguém. Até hoje tenho esse medo de começar a estudar e ficar isolada por não saber conversar com as pessoas. Cursei Biblioteconomia. Não é o curso que eu gosto, mas, tenho interesse em trabalhar na área se surgir alguma oportunidade. É uma área desvalorizada e sei que é preciso muita dedicação para que eu possa fazer um bom trabalho. Minha maior dificuldade sempre foi não saber lidar com as pessoas e acabar me “escondendo” delas. Queria ter a naturalidade de conversar com todos sem me sentir como uma “pedra no sapato”. Fico em casa todos os fins de semana, por não ter pra onde ir, com quem ir, e, principalmente, por falta de dinheiro. Quero melhorar minha interação com outras pessoas e não me esconder. Quero conseguir realizar meus objetivos que são de conseguir um bom emprego, ser independente, fazer boas amizades e ajudar meus familiares. Por favor, me ajude. Obrigada”.

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, o nível de timidez que você descreveu representa uma fonte de intenso sofrimento, sem dúvida alguma. Você carrega isso há muitos anos e, o nível de isolamento que você destacou, chega a ser quase uma tortura. Entendo perfeitamente o que é desejar sair, estudar, namorar, passear, trabalhar etc., e não se sentir apta para isso. É uma espécie de “prisão invisível”, na qual apenas você consegue enxergar as grades que te impedem de viver. Quando falamos de timidez, usualmente estamos falando também, de autoestima baixa. Ao que tudo indica, a sua autoestima não é lá essas coisas, desde a infância. O desconforto psicológico era tão intenso que você chegava até a se esconder para não ter que ir à escola. Puxa vida, quanto sofrimento para uma criança! É bem provável que sua adolescência tenha seguido o mesmo caminho, apesar de você não tê-la mencionado.

Numa determinada parte do seu relato, você mencionou as palavras medo e vergonha. Quando pensamos em autoestima baixa, frequentemente esses dois sentimentos se apresentam de forma exagerada. Geralmente, estão relacionados ao temor das pessoas não gostarem da gente e, consequentemente, não nos aprovarem. Sendo assim, não nos expomos e guardamos para nós mesmos, praticamente tudo: o que pensamos, o que sentimos, os nossos desejos, nossas opiniões e tudo mais. Agindo assim, naturalmente as outras pessoas irão se afastar pois, podemos passar a ideia de que não fazemos questão de nos relacionar. Em alguns casos, a pessoa tímida pode até receber rótulos como “metida” ou “mascarada”, devido a tamanho distanciamento dos outros. Mal eles sabem que, tudo que o tímido queria na vida, era fazer parte do grupo e interagir com os outros. Entretanto, o medo e a vergonha são muito maiores e acabam impedindo a aproximação. Seu sofrimento continuou na faculdade e, agora, depois de formada, ainda persiste.

Querida leitora, o que mais chamou a atenção no seu e-mail, foi o fato de achar que pode incomodar os outros, chegando até a usar a expressão “pedra no sapato”. É assim que você se enxerga? Como alguém que incomoda as outras pessoas o tempo todo? Essa sua percepção é ancorada em quê? Será mesmo que você é uma pessoa extremamente chata, desagradável, que não tem nada de interessante a dizer? Sinceramente, eu duvido. No meu humilde modo de entender, você construiu uma péssima autoimagem, o que, por consequência, desembocou numa crônica autoestima baixa. E, por se enxergar de forma muito negativa, acabou projetando isso no restante do mundo, achando que todos iriam ter sobre você, a mesma opinião que tem de si mesma. Possivelmente, estes sejam os seus dois maiores erros. O de ter uma percepção distorcida ao seu respeito, aliada ao fato de achar que as pessoas que estão ao seu redor, também a terão. Desta forma, você vem construindo uma espécie de ciclo que se retroalimenta, no qual você fica aprisionada. Esta é a sua “masmorra invisível”.

Dicas pra você: está na hora de começar a fazer uma leitura realista de quem você é. Todos nós temos virtudes e defeitos. Acreditar que você só tem defeitos e que isso irá incomodar a todos, é algo totalmente fantasioso. Ter um pouco de fantasia na vida é bom, mas, viver numa fantasia, sobretudo de cunho tão negativista, pode vir a ser um desastre. Está na hora de começar a olhar de forma mais positiva para si mesma e acreditar que você pode ser uma pessoa agradável e benquista pela família, por amigos e desejada do ponto de vista afetivo por homens ou mulheres (dependendo da sua orientação sexual, é claro). A partir do momento em que você se apropriar das suas qualidades, automaticamente sua autoestima aumentará e, a consequência, será o aumento da autoconfiança. Não vale a pena viver assim. Você merece sair, estudar, trabalhar, namorar e tudo o mais o que a vida puder lhe oferecer. Basta começar a acreditar um pouco mais em si mesma e, de uma vez por todas, deixar de achar que você é uma pedra. Isso mesmo. Aquela pedra, mencionada por você, que fica no sapato dos outros. Você não é pedra. É uma mulher, jovem, formada, com toda a vida pela frente. Eu aposto e acredito na sua melhora, a partir das coisas que discutimos aqui. E você? Vamos tentar?

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

8 thoughts to “Minha timidez acaba comigo. Como posso melhorar?”

  1. Sou tímida desde criança, venho sofrendo com isso n aguento mais esse medo essa insegurança. Sempre tive poucos amigos e os q tenho são desde a infância , adolescente estava no ensino médio n conseguia fazer amizade com ninguém da turma então comecei a faltar a matar aula sozinha pra n ter q passar aquilo na escola. Hoje na faculdade tô com muita dificuldade n consigo apresentar trabalhos, n consigo fazer amizade isso tá me destruindo

  2. Eu fiquei assim depois dos 14, antes eu conversava muito com qualquer pessoa até com desconhecido, tirava assunto não sei da onde, eu gostava de viver, minha auto estima estava no alto, mas aí eu fiz 14 e tudo mudou, sofri muito bullying na escola me chamavam de tudo quanto é nome falavam até do meu jeito de caminhar, de tudo, aí eu fui me fechando, acabava me olhando no espelho me achando horrivel, acabei ficando sem confiança, hj tenho 16 e não saio me acho um bosta não ligo mais pra vida, nao tenho amigos, não converso com ngm só com minha mãe, AAA se eu pudesse voltar no tempo ?

  3. Tenho 16 anos e sou muito tímida, não consigo apresentar trabalhos orais na escola, não falo com ninguém da minha turma. Tenho alguns amigos mas são de anos e com eles me sinto a vontade, tenho um namorado que super me ajuda, mas tenho a autoestima baixa, sempre tive. Queria melhorar isso, e acho que vou acabar rodando de série na escola por conta dessa timidez , de ler livro pra toda sala, pra falar, pra tudo…

  4. Tenho esse problema de timidez desde criança.e hoje já com 42 anos ainda n conseguir superar essa drama na minha vida.n tenho amigos tipo pra sair ir na casa deles.n consigo te um assunto e fazer amizades.gracas a Deus tnho um emprego e me sinto bem convivendo com os colegas no trabalho.mas qria ter amigos .qndo da sexta a tarde q saio do trabalho já me sinto deprimido pois seio q no final d semana vou ficar sozinho.inclusive hj e feriado e to aqui sozinho.por n ter pra ond saí e nem com quem sair.gostaria muito d ser uma pessoa extrovertida é d fazer amizade fácil.

  5. minha timidez é muito excessia a ponto de me prejudica tenho 20 anos sou gago a ponto tô quase entrando em depressao isso ta me sufocando muito ver as pessoas como uma facilidade pra se comunicar e eu aqui sem saber minha autoestima é muito baixa pra evitar frustaçoes prefiro nao falar me identifiquei muito com essa historia minha infancia foi sofrida na minha adolescência tbm e agora na faculdade esse problema ta piorando tenho muita dificuldade de fazer amigo esses dois problema tão atrapanhando muito a minha vida por mais que eu tente se socializar nao consigo

  6. Olha eu te entendo muito, eu tenho 17 anos não tenho amigos e nem namorados, não tive sorte, quando era criança não era tímida, mas quando peguei uma professora de tanto ela manda cala boca e vira pra frente acabei me fechado, não só eu como minha irma, e acabei saindo da escola por ser alvo de piada até mesmo de uma professora depois que sai da escola eu e minha irmã, criei alguns bobeira na cabeça que só chorava e nem comida até eu fica afim do meu professor, comecei me arruma e larga depressão de lado, eu saio com minha irma nós não temos amigos e nem namorados por fatos de nós ser timidas mas nem por isso eu deixo me abala, já me preocupei muito com minha timidez, mas agora penso em melhorar, larga ela de lado e viver, hoje estudo em casa (prefiro) minha mãe e pai não se incomoda e sempre minha mãe fala, que quando eu trabalha ou me turma vou perde minha timidez, e quando ouço isso me sinto melhor, saio tanto com meus pais como só com minha irmã, quando vou lá fazer prova eu tento não pensa na minha timidez, tenta larga pra lá, se sait baixo minha voz saiu, se falha falhou, faço de novo, claro que travo na hora ou as vezes não pergunto mas penso um dia vou conseguir isso, e vou conseguir, tenho sonho de fazer faculdade e trabalha de bióloga e psicologia, nunca fui psicologo por enquanto, mas eu acho que minha tímidoz é mais psicologica de não acha que sou capaz e ter medo, eu vou luta, as vezes eu pergunto as coisas para professores, quando alguém vem fala com migo respondo espontaneamente só depois eu vejo que não falhei ou travei, na minha parte é mais medo, eu preciso criar confiança em mim mesmo e pretendo fazer faculdade e trabalhar não deixa isso me impedir, mesmo travando ou medrosa eu vou luta, quero vence isso por bem ou por mal. Eu pretendo casar ter filhos e dá uma vida melhor pra minha família. Eu prefiro coloca isso na minha cabeça que sou capaz de fazer as coisas a única coisa que tenho vencer é medo. Com minha mae, pai, irmã, não fico tímida nada falo muito, não sou muito de falar e expressar mas tento. Nos grupos que participo wpp eu envio áudio e respondo não fico com medo de nada, acostumei pouco nesse mundo mas não quero fica nele e sim dar uma volta por cima eu creio em deus e quero muda minha história sem me culpar, claro travo, fico com vergonha, mas acho que é mas psicológico de erra não sabe fazer direito, quero muda e vou conseguir, minha família está no meu lado e isso me fortalece. Minha mãe fala com tempo eu vou perde a timidez, e isso coloco na minha cabeça e vou vivendo. Não deixa seu problema, sua timidez toma conta de vc, pensa que não é único e pode dar volta por cima sem se culpa muito, vc consegue, eu já cheguei nivel de timidez grave mas quis muda sem me culpa e me egizir muito e vc vai consegue, quem te ama te apoiando vc consegue ir longe, boa sorte e tenha fé que vc consegue

  7. Olha eu te entendo muito, eu tenho 17 anos não tenho amigos e nem namorados, não tive sorte, quando era criança não era tímida, mas quando peguei uma professora de tanto ela manda cala boca e vira pra frente acabei me fechado, não só eu como minha irma, e acabei saindo da escola por ser alvo de piada até mesmo de uma professora depois que sai da escola eu e minha irmã, criei alguns bobeira na cabeça que só chorava e nem comida até eu fica afim do meu professor, comecei me arruma e larga depressão de lado, eu saio com minha irma nós não temos amigos e nem namorados por fatos de nós ser timidas mas nem por isso eu deixo me abala, já me preocupei muito com minha timidez, mas agora penso em melhorar, larga ela de lado e viver, hoje estudo em casa (prefiro) minha mãe e pai não se incomoda e sempre minha mãe fala, que quando eu trabalha ou me turma vou perde minha timidez, e quando ouço isso me sinto melhor, saio tanto com meus pais como só com minha irmã, quando vou lá fazer prova eu tento não pensa na minha timidez, tenta larga pra lá, se sait baixo minha voz saiu, se falha falhou, faço de novo, claro que travo na hora ou as vezes não pergunto mas penso um dia vou conseguir isso, e vou conseguir, tenho sonho de fazer faculdade e trabalha de bióloga e psicologia, nunca fui psicologo por enquanto, mas eu acho que minha tímidoz é mais psicologica de não acha que sou capaz e ter medo, eu vou luta, as vezes eu pergunto as coisas para professores, quando alguém vem fala com migo respondo espontaneamente só depois eu vejo que não falhei ou travei, na minha parte é mais medo, eu preciso criar confiança em mim mesmo e pretendo fazer faculdade e trabalhar não deixa isso me impedir, mesmo travando ou medrosa eu vou luta, quero vence isso por bem ou por mal. Eu pretendo casar ter filhos e dá uma vida melhor pra minha família. Eu prefiro coloca isso na minha cabeça que sou capaz de fazer as coisas a única coisa que tenho vencer é medo. Com minha mae, pai, irmã, não fico tímida nada falo muito, não sou muito de falar e expressar mas tento. Nos grupos que participo wpp eu envio áudio e respondo não fico com medo de nada, acostumei pouco nesse mundo mas não quero fica nele e sim dar uma volta por cima eu creio em deus e quero muda minha história sem me culpar, claro travo, fico com vergonha, mas acho que é mas psicológico de erra não sabe fazer direito, quero muda e vou conseguir, minha família está no meu lado e isso me fortalece. Minha mãe fala com tempo eu vou perde a timidez, e isso coloco na minha cabeça e vou vivendo. Não deixa seu problema, sua timidez toma conta de vc, pensa que não é único e pode dar volta por cima sem se culpa muito, vc consegue, eu já cheguei nivel de timidez grave mas quis muda sem me culpa e me egizir muito e vc vai consegue, quem te ama te apoiando vc consegue ir longe, boa sorte e tenha fé que vc consegue

  8. Vi o que você escreveu e parece muito comigo. Sou um pouco tímida. Vejo que a timidez me prejudica. Estudei até o segundo grau em 8 escolas. Não fiz amizades e nem tive turma. Fiz duas faculdades com duração de quatro anos, não fiz muitos amigos. Quando ia apresentar trabalho de grupo, fazia a parte teórica e outros colegas apresentavam. Quando ia fazer alguma pergunta na escola referente a uma duvida de determinado conteúdo, sofria, pois tinha medo de perguntar e quando criava coragem e pergunta os colegas de turma riam, faziam piadinhas. Nos finais de semana costumo ficar em casa, pelo fato de ter poucos amigos para saírem e não por falta de grana. Minha mãe acha estranho eu não ter turmas, amigos para sair. fazer algum programa. Tive poucos namorados. Sinto que sou prejudicada numa entrevista de emprego ou também quando vou conversar com a Psicologa do RH da empresa onde trabalho. Fico nervosa, gaguejando, não consigo falar o que queria e as vezes deixo de falar o que pretendia ou seja o que era importante. Quando estou com parentes, em família não sou tímida. Quando quero alguma coisa, luto para concretizá-la. Tenho dificuldades em fazer amigos, preservá-los. Já acostumei a ficar só, no meu mundo. Meu namorado, eu que dei o primeiro passo, fui atras e parece que está dando certo a nossa relação, apesar da distância. Porque ele mora em outra cidade. Quando estou numa balada, se vejo algum homem interessante, eu tento chegar perto e fazer com que ele perceba meu interesse. Pretendo casar com este namorado. Dizem que fazer teatro , aula de dança é bom para tentar acabar com a timidez. Boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *