Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Minha mulher me traiu. Perdoei, mas, estou desnorteado

sinais_traicao

“Bom dia, Dr. Douglas Amorim. Venho passando, desde o ano passado, por uma situação com minha mulher, que me desestabilizou emocionalmente. O fato é que descobri que ela ficou com um colega de trabalho e, desde então, caí em desespero e tentei de tudo pra não separar. Perdoei e me esgotei, mas, vi que ela não mudava o jeito comigo. Cheguei até a sair de casa, porém, ela foi atrás de mim e disse que me amava. Depois disso fiquei frustrado e até procurei minha ex., que me aconselhou a resolver a situação. Não tomei atitude de me separar e continuei tentando melhorar o casamento, pois tenho um filho com ela e ela tem uma filha que mora conosco. Ela evitava o sexo comigo e, por mais que eu seja atencioso e amoroso, sempre me fala não, fica irritada ou desconversa. Quanto mais ela me falava não, mais eu ficava frustrado. Fiquei chocado e vi que nada adiantava.  Entretanto, num desses momentos em que eu insisti pra transarmos, ela acabou ficando grávida (ela não fazia questão de se precaver pois não tomava  anticoncepcional corretamente e não gostava de camisinha). Essa foi a última vez que a procurei e agora, mesmo grávida, não vejo mudanças e penso em me separar. Realmente, o amor acabou. Só que, o remorso bate, até mesmo, porque tenho um filho de  nove anos que precisa muito de mim. Estou sem rumo e isso está afetando, inclusive, meu trabalho. Mesmo conversando com parentes dela, não consegui avanços e a relação com minha enteada acabou sendo abalada. Pra se ter uma ideia, hoje em dia, sequer nos falamos. Durmo no quarto do meu filho e fico deslocado em casa. Gostaria de sua opinião. Devo me separar”?

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querido leitor, seu relato começa com um caso de traição. Quando somos traídos, recebemos um dos mais duros golpes que a autoestima pode sofrer. A sensação de ser trocado por outra pessoa, mesmo que momentaneamente, nos tira o chão e faz com que, frequentemente, comecemos a questionar nossas qualidades como pessoa e como companheiro (a). Muitas pessoas que foram traídas não suportam tal situação e partem instantaneamente para o término da relação. Outros tentam perdoar, mas, o fantasma da traição os assombra de tal maneira, que o relacionamento fica insustentável. Alguns indivíduos conseguem, de fato, perdoar quem os traiu e, o namoro/casamento, passa a ter, inclusive, mais qualidade. Entretanto, nesse tipo de situação, tanto o sujeito que traiu, quanto quem foi traído, precisam assumir uma série de compromissos com mudanças que, via de regra, não são nada fáceis.

Tudo indica que sua história passa por aí. Um casamento que já não ia muito bem no qual, ao invés da mulher falar pra você sobre as insatisfações dela e propor uma melhoria do casamento – ou separação – , não escolheu nem um, nem outro. Optou pelo caminho que eu considero mais difícil e mais pobre do ponto de visto psicológico, que é o caminho da traição. Por que o mais pobre? Porque não representa solução pra nada. Se um casamento está apresentando problemas, não é arrumando outra pessoa fora, que as coisas irão se resolver. Será que é tão complicado perceber isso? Por que o mais difícil? Porque, frequentemente, as traições são descobertas de alguma forma e, tentar recuperar o casamento, fica bem mais penoso. Dependendo do temperamento do sujeito traído, poderia ocorrer uma vingança na forma de um divórcio litigioso, onde tudo é mais sofrido.

Você a perdoou e o resultado foi mais do mesmo. Ela continuou evitando relações sexuais e não mudou praticamente nada em seu comportamento. Por obviedade, não tinha como ser diferente. Sua insatisfações continuaram sendo alimentadas pela falta de atitude dela, até que um dia, numa situação na qual você forçou a barra, acabou a engravidando. Na minha humilde opinião, de certa forma, houve uma irresponsabilidade de vocês dois neste episódio. Do seu lado, por ter feito sexo sem se precaver, num casamento permeado por traição e dúvidas de continuidade. Da parte dela, pelo risco de engravidar de alguém que já não a deixava mais feliz. Novamente, mesmo após a gravidez, você afirma que ela não mudou nada e que agora pensa em se separar porque o amor acabou.

Dicas pra você: ao término do seu e-mail, você perguntou a minha opinião, em relação à continuidade ou não, do seu casamento, certo? Três linhas acima desta pergunta, você fez duas afirmações. A primeira, a de que o amor acabara. A segunda, se referindo ao fato de você ter procurado a família dela, na esperança que eles atuassem de alguma maneira, que viesse a mudar o comportamento dela. Você consegue perceber que isso é uma atitude de desespero? Você acha mesmo que se alguém falar “a” ou “b” ela irá mudar? A mudança dela teria que vir de dentro, ora. Teria de ser originada por uma escolha honesta consigo mesma, de tentar viver uma vida saudável, feliz e equilibrada do ponto de vista afetivo. Ela não fez essa escolha, percebe? Entendo que você tem um filho com ela e, por ser muito novo, é claro que ele precisa de você. Porém, o fato dele precisar do seu auxílio, não quer dizer que você seja obrigado a permanecer casado com a mãe dele. Até seu trabalho está sendo prejudicado, conforme foi mencionado em sua mensagem. Diante de tudo isso, sou eu quem te pergunto: vale a pena permanecer com alguém, que você diz não sentir mais amor e que não está disposto a fazer o menor sacrifício para a continuidade da relação? A resposta me parece muito óbvia. Pense nisso e boa sorte!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

20 thoughts to “Minha mulher me traiu. Perdoei, mas, estou desnorteado”

  1. Eu passei pelo mesmo problema. Algumas mulheres são dissimuladas, movidas a sexos, adoram chamar a atenção, parecem sentir prazer nisso, e sentem. Acredite. Mas não generaliso. Dentre muitas vejo uma luz no fim do túnel, mulheres Corretas que assumem bem o papel de mãe e esposa. Sabendo distinguir esses fatores é fácil evitar sofrer traição. Amar é maravilhoso e escencial a qualquer ser humano. Eu apesar de viver com uma mulher assim aprendi a duras penas prestar atenção nas aulas da vida. Não se iluda com sexo até por que mulheres que gostam muito disso são perigosas e não se iluda com corpinho bonito e esbanjando sensualidade. Curta sua vida dentro dos padrões que melhor ti parecer e não Ouse filhos em uma relação imatura e jovem de mais para não se prender a responsabilidade de pai a qual muitos perecem como eu por amor aos filhos, mesmo vivendo um dia pós outro na dúvida. ..cercado de fantasmas que debilitam qualquer um que sofra traição, desmerecendo a si mesmo o direito de ser feliz e muitas vezes procurar uma.pessoa melhor e correta.

  2. Caro Camilo, passei pelo mesmo, porém, tive que fazer transfusão de sangue com uma barata pra superar a situação até minha filha fazer 18 anos e me livrei dela embora tenha levado minha filha, tenho o sentimento de dever cumprido. PS: Me traia quando a gravidez era de 4 meses.

  3. Aconteceu comigo,
    Arrumei uma cavala de peitões e rabo gigante… Acabei me apaixonando e fui ficar com a vagabunda que era crente e parecia um partidão.
    Apresentei para a família, para meus filhos, estava cego e apaixonado.
    Há um tempo descobri que ela me traia com o amigo gay, entrei numa depressão profunda, planejei matar, e por fim a perdoei…
    Resultado?
    Levei chifre elevado ao expoente, a vagabunda rodava a banca e eu desesperado chorando pelos cantos com depressão e quase me matei.
    Decidi, estudar sobre estratégias (li alguns livros)e discimuladamente, comecei a falar pra ela que ela esta vá certa, comecei a tratar bem.
    Enquanto isso fui me recuperando, melhorando a auto estima, fui arrumando namoradas e escondendo de forma única até encontrar uma que tivesse o que eu esperava de uma mulher de verdade.
    Hoje ela mora em outra casa, me acha o melhor homem do mundo e eu estou a cada dia melhor, metendo pra caramba, e ela só se fudendo…
    Kkkkk
    Esse é meu conselho, aja sorrateiramente, discimuladamente e vai se curando.
    Deus tem uma mulher de verdade pra tua vida.
    Existem dois tipos de mulher:
    A vagabunda (pra vc só comer… E os outros também).
    E a mulher decente ( pra vc casar, cuidar e ser feliz).
    Saiba distinguir uma da outra.
    Trate a vagabunda como ela merece ( jogue o balde de lama na fossa de lama).
    E trate a mulher decente como uma princesa , sempre.( Jogue um balde de água em uma caixa d’água)…
    Entendeu???

  4. Descobri a pouco tempo MSN no celular da minhanha esposa conversa com um amigo de trabalho, tenho dois filhos com ela um menino de cinco e uma menina vde 10 anos, ele falava pra ela se separar de mim q ele assumiria as crianças. Ela disse que foram só mensagens, q não rolou nada, penso em me separar, estamos casados a 17 anos, mas não posso abandonar meus filhos eu amo eles demais, não sei o q fazer, me ajudem.

  5. Irei resumir minha dor, do fim de 2016 até o início de 2018 minha ex esposa estava com um amigo de adolescência e acreditem pastor! Coloquei detetive no encalço dos dois após começar a desconfiar pois ela nunca havia inserido senha no celular, nunca participou de grupos em WhatsApp então após esses indícios ela não queria mais sexo comigo, fiquei 01 ano sem transar com ela e a casa dos meus pais que era o nosso refúgio deixou de ser! ( reunindo tudo isso se traduz em traição das bravas ) homens abram os seus olhos, pois as mulheres são como lobo em pele de cordeiro! Eu nunca imaginei que iria ser corno da minha mulher uma vez que confiava cegamente nela! Ela jogou 14 anos de história no lixo por meia dúzia de pentelho na boca e alguns segundos de orgasmo durante 01 ano de intensa traição! Não quero mulher mais nunca na minha vida! Já mais…

  6. Cara vc é louco??? Te traiu na sua casa, com seu parente, vc pegou ela gemendo na vara de outro e ela vem falar em vingança??? Seja feliz vai reconstruir sua vida com quem mereça…a menos que vc goste de ser corno!!! Desculpa te dizer isso,ela está com vc pq vc passa segurança e toda mulher gosta disso, mulher casada que chama qquer um para seu leito e pior que uma puta.abre o olho, fora seu primo que deve falar pra todo mundo como a mulher do cara , enfiei até o saco no cuzinho dela, chupou minha rola toda…se valoriza cara vagabunda tem que terminar sozinha , vc achará uma boa mulher!!

  7. Por mais grotesco que possa parecer so conheço uma forma de alivio a uma traiçao, pagar com a mesma ou maior moeda. Minha mulher me traiu com um advogado que arrumei pra tirar o irmao dela da cadeia. Decidi que nao iria separr mas tornei a vida dela um caos, de uma sobrinha adolescente dela passando pelas amigas e outras estranhas doram mais de 70 vezes e a maioria em nossa propria cama (pra que houvesse mais sordidez). So parei quando me senti compensado e fiz ela saber. Ela se desesperou, descabelou, chorou ate desidratar mas acabou finalmente assumindo que o qye fez comigo foi mal, pois ela insistia em, cinicamente, transferir pra mim a culpa da traicao dela alem de tentar minimizar sua atitude com o famoso NAO HOUVE SENTIMENTO. Bem, em nenhuma das 70 vezes eu tambem tive sentimento. Hoje vovemos como amigos e companheiros, sem sexo mas unidos. Enterramos o passado e eu vivo como eunuco.

  8. Amo muito a minha mulher e tenho 2 filhas com ela. 3anos atras descobri k ela me traiu e eu perdoei. Foi dificil mas com o tempo superei.(nao a100%)cerca de 1 mes descobri umas msg no telemovel dela para um amigo de infancia a falarem sobre sexo. Falei com ambos e ambos me disseram k nao passou de msg mas nao consigo acreditar. Nao sei o k fazer.

  9. É uma mulher falando. Pare de trair sua esposa e perdoe-a de coração. Reconstrua sua família. Lembre-se: família é tudo. Ps: tenho experiência no assunto.

  10. amigo pelo visto ela não te pediu desculpas e acho que qualquer que seja a raiva que você fizer ela vai usar como pretexto e vai te trair novamente.

  11. Eu também fui traído por minha mulher sou junto com ela a 7 anos ela nunca tinha feito nada que me deicho desconfiado dela nunca ,sempre tranquila me respeitava companheira ou contrário de min a trai várias vezes ., fiz muitas raivas a ela e uma noite um primo meu veio me visitar eu dormia com um senho de idade aus domingos aí nos discutimos eu com ela e fui dormi e ela chamou ele o meu primo pro quarto e fez sexo com ele eu chequei minutos depois pequei ele no quarto . Fiquei em choque ela disse que fez isso por vingança não sei o que fazer desculpei ela mas não consigo fica tranquilo fico lembrando disso tenho uma filha com ela de 5 anos amo as duas . Qual a opinião de vocês ?

  12. Bom dia…. estou em um relacionamento a 5 anos e tenho uma filha de 2 anos e 6 meses, recentemente descobri que ao longo desses 5 anos minha esposa me traia, e também descobri que a 1 mês atrás estava me traindo denovo… a questão é a seguinte, não acho justo largar minha filha com ela, pois o erro no relacionamento sempre foi dela, eu a perdoei até porque não quero levar esse peso de algo errado que não fiz comigo… mais quero me separar o que me impedi é a minha filha, pois quero a guarda… obrigado

  13. Dr. Douglas foi muito elegante ao dizer que “A resposta me parece muito óbvia. ” Já eu sou mau educado, curto e grosso mesmo: CRIE VERGONHA na cara e caia fora dessa mulher, o mais rápido possível!!!

  14. Minha dúvida sobre seu problema, infelizmente, é maior ainda e acho que pode te ajudar a tomar a decisão final. Você afirma que transou com ela apenas uma vez e ela ficou grávida. Você não pode ter certeza, porém, de quantas vezes e quando ela transou com o colega de trabalho. Aí vem a grande questão: será que esse filho é seu mesmo?

  15. Casamento sem amor reciproco, não se aproveita nada. Onde existe amor não sobra espaço para traição. Ainda que tivesse um resquício de amor, uma luz no fim do túnel, conviver com esse trauma é algo muito doloroso. Repentinamente o humor se transforma, onde havia riso o semblante de tristeza e angustia toma conta da alma. É muita abnegação para superar tudo isso e tentar levar adiante um relacionamento que ainda existe amor, o que não é o caso. Pense bem nas sabias palavras do Douglas Amorim. Desejo-lhe conforto e paz para toda essa angustia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *