Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Meu sobrinho está me furtando diariamente. O que fazer?

adolescente ladrao

 

“Boa tarde, Dr. Douglas Amorim. Preciso de uma ajuda sua. Tenho um sobrinho adolescente, de dezesseis anos. Ele está praticando furtos (pegou dinheiro na minha bolsa e pegou o cartão da minha mãe). Fez saques que somam quase dois mil reais. Estamos sem saber o que fazer, pois suspeitamos que ele não diz a verdade quando perguntamos o que teria feito com dinheiro. A resposta é a de que “gastou no shopping fazendo lanches”. Infelizmente, meu sobrinho está andando com más companhias. Pensamos em mandá-lo para outra cidade. Por favor, nos oriente. Obrigada”.

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, pelo que pude entender, parece que seu sobrinho mora com você sua mãe, certo? Fiquei com esta impressão porque, em nenhum momento, você citou os pais dele. Pois bem. Não sei qual o motivo dele morar com vocês. Não sei se os pais faleceram ou não têm condições de cuidar do jovem. Fato é, que ele ainda é menor de idade e carece de orientação, uma vez que está praticando alguns furtos dentro de casa. Pegar dinheiro na bolsa de uma pessoa é algo muito grave, isso, sem falar na questão do cartão que foi surrupiado. Algo que também chamou a minha atenção, foi o fato dele ter conseguido fazer saques com o referido cartão. Para se fazer isso, é necessário ter uma senha. Quem forneceu essa senha a ele? Isso ficou um pouco estranho, na minha humilde opinião.

Ele se nega a dizer o que foi feito com o montante de dois mil Reais, ou então, dá respostas evasivas como “gastei com lanches no shopping”. É claro que sabemos que isso não é verdade. Infelizmente, ao que tudo indica, ele não irá confessar. Obviamente, vocês não irão torturá-lo para que ele diga o que fez com o dinheiro. Portanto, penso que, a partir deste episódio, devemos começar a olhar para frente e não para trás. Em síntese, pensar o que pode ser feito para melhorar o comportamento deste jovem que, daqui a pouco tempo, será um adulto formado. Um sujeito com dezesseis anos tem plena compreensão do que é certo e do que é errado. Não adianta querer se esconder atrás de desculpas esfarrapadas. Portanto, mais do que nunca, é chegado o momento de se ter uma boa conversa com ele. Está na hora de intimá-lo a ter um comportamento mais responsável.

Mas, como fazer isso? Em primeira instância, o adolescente precisa saber que o mundo não funciona do jeito que ele quer e que, aprender a lidar com as dificuldades, é algo fundamental para se tornar um adulto digno. Se ele está vivendo com vocês, está na hora de colocar limites em seu comportamento com pulso firme. Basicamente, dizendo que ele tem toda a liberdade de fazer as escolhas que bem entender. E, que será o responsável por cada uma das consequências que serão oriundas de tais opções. Se escolher fazer coisas erradas, terá de arcar com isso. Cada atitude errada de agora em diante terá de ter algum tipo de punição. Ela pode vir na forma de restrição branda de certas coisas que vocês dão a ele como mesada, vídeo-game, computador, internet, viagens etc., até punições mais severas como esta que você mencionou, de enviá-lo para morar em algum lugar que o desagrade. Particularmente, penso que estava deva ser a última escolha, a não ser que, o comportamento dele, principalmente vinculados a roubos, esteja insuportável.

Dicas pra você: infelizmente, eu já vi pais desistirem de filhos, após exaustivamente tentar educá-los, orientá-los e prepará-los para a vida, em vão. São jovens que não aceitam nenhum tipo de limite e que acham que podem tudo. Não raro, apresentam envolvimento com drogas e, por vezes, acabam vendendo tudo o que tem dentro de casa para sustentar o vício. É com pesar que vejo pessoas escolherem seguir caminhos tortuosos na vida, mesmo tendo pais que tentaram os orientar. Uma opção também pode ser a de procurar um bom psicólogo para ajudá-lo em suas dificuldades emocionais, desde que ele queira, é claro. Fazer terapia, obrigado, não funciona pra ninguém. Se ele recusar também este tipo de ajuda, não há o que ser feito. Como disse mais acima, ele tem todo direito de escolher seguir o caminho que bem entender e arcar com as responsabilidades de suas escolhas. E você e sua mãe, têm todo o direito de não ficarem vulneráveis e inseguras dentro da sua própria casa. Sempre sou a favor do diálogo e da orientação, desde o que o outro queira. Caso contrário, não é diálogo. É monólogo. Pense nisso, seja firme com ele e boa sorte pra vocês!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

3 thoughts to “Meu sobrinho está me furtando diariamente. O que fazer?”

  1. Lavem suas peças de roupa manualmente e enquanto o fazem leiam a Bíblia especificamente o Salmos 91
    Façam com que vistam essas peças de roupa no dia a dia
    Tenham fé Deus os livrará.
    Demonstrem amor incondicionalmente não desistam
    Também o façam desprendido de qualquer retorno ou recompensas
    O façam pelo amor a Deus
    E este lhes recompensará.
    Tiago 1:27

  2. Bd é uma pena que nós temos q Passat por isso.estou passando por isso TB e pior meu filho de 12 anos e não sei mais o que fazer não só dinheiro e sim qual quer coisa não tem necessidade de fazer pois é um garoto q tem tudo mais infelizmente não sei o que passa pela mente pessoas ajuda antes q seja tarde de mais.obrigado

  3. Boa tarde.
    Li o que você escreveu, não sei se o seu sobrinho está mexendo com drogas. Ao meu ver pelo seu relato, tudo indica que sim. Não sei também de mais detalhes do seu caso, porque você não relatou. Se ele tem pais, irmãos, etc. Vou relatar um caso ocorrido na minha família. Meus primos são gêmeos, na época estavam com 18 anos ou menos, não me recordo. Estavam roubando dos meus tios, eles demoraram a perceber os roubos que eles cometiam no início casa. No começo roubavam dinheiro, depois foi roubando o que tinha em casa e fora de casa. Roubavam de amigos, de parentes. Meus tios não acreditavam quando contávamos que eles roubavam. Foi descoberto que o roubo era para pagar traficantes e para comprar drogas. Não sei o porque o levaram a fazer isto. Eles tinham tudo em casa, minha tia empresária, boa mãe. dava tudo para os filhos. Estudaram na melhor escola. Eles tiveram que Internar os filhos em várias Clínicas, pois eles saiam várias vezes e aprontavam. Foi preso, jurado de morte por traficantes na cidade que moravam e tiveram que mudar de cidade. Foi difícil para meus tios e para toda a família. Hoje um dos filhos faleceu de acidente de carro voltando de madrugada de uma festa, o carro capotou na estrada. O outro casou, teve filhos e parece que está bem agora. Não tenho contato com este primo. Perdi meu pai com 72 anos pelo vício do cigarro e da Bebida em função disto, teve um Câncer, não conseguimos o fazer parar com o vício que tinha porque já estava tarde, devido a fumar desde os 18 anos. Eu tenho poucos amigos, uns bebem, fumam cigarro normal e outros cigarros. Eu odeio bebidas alcoólicas e qualquer tipo de cigarro. Sou até careta, como sei que dizem. Quando saio, bebo suco, refrigerante, água de coco. Sou feliz sem o uso de bebidas alcoólicas e sem cigarro. ”Vejo que os familiares tem que fazer algo o mais rápido possível”. Mandá-lo mudar de cidade não seria o caso, porque se ele está aprontando aqui, pode aprontar em outro lugar, conhecer outras pessoas que a levam para outro caminho. Dar Carinho, colo, amizade, ser amigo, conversar, é uma boa opção. Toda ajuda é importante para com ele neste momento. Busque ajuda de um Psicólogo como foi falado na reportagem e de outros familiares que você sabe que pode contar. Ele tem que querer ajuda, porque forçado não adianta. Ore para o anjo da guarda dele. Seu sobrinho está novo, tem muito que viver. Boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *