Categories: Sem categoria

Meu namorado não gosta de sexo. O que fazer?

“Boa noite, Dr. Douglas Amorim, tudo bem? Tenho vinte e seis anos, sou de Belo Horizonte e namoro, há nove anos, a mesma pessoa. No começo do nosso relacionamento, havia sexo todos os dias. No entanto, com o passar dos anos, isso foi acabando. Conversei com meu namorado agora a noite e ele me enviou uma matéria escrita por você. Fomos conversando, até que eu perguntei se ele gostava de sexo. Ele disse que gostava, mas, que não é fissurado e não sente falta. Atualmente, transamos de quinze em quinze dias e olhe lá. O que devo fazer pra recuperar isso? Não sei se é falta de interesse dele em mim ou se realmente não sente falta. Fato é que não me conformo com isso. Temos que procurar um médico? Obrigada”!

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com     Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora,  se você tem vinte e seis anos de idade e namora há nove, significa que iniciou este relacionamento por volta dos dezesseis anos de idade. Em primeiro lugar, é preciso entender que, nessa idade, homens e mulheres estão com os hormônios “à flor da pele” o que, por consequência, coloca o desejo sexual lá nas alturas. Além disso, quando somos jovens, estamos em período de descoberta do funcionamento do nosso corpo em várias esferas, inclusive, na área da sexualidade. Identificação de zonas erógenas e sua estimulação, associada às mais variadas práticas variadas de masturbação, representam um mundo novo, prazeroso e com uma vastidão de conteúdos a serem explorados. Portanto, como você mesma disse, no início do namoro, você e ele transavam quase que diariamente.

Pois bem. Até aí, nada demais. Tudo dentro de um contexto esperado. Acontece, querida leitora, que a vida sexual das pessoas tende a não ser a mesma pelo resto da existência. Pode até ser que para algumas pessoas – que constituem exceção e não a regra – o furor sexual da adolescência permanece durante a idade adulta. Na maioria dos indivíduos, com o passar do tempo, a quantidade de relações sexuais diminui e, a quantidade vai dando, gradativamente, lugar à qualidade dos atos sexuais. É muito difícil encontrar um casal que, após quase dez anos de relacionamento, apresente o mesmo vigor e intensidade sexuais do primeiro ano de relacionamento, por exemplo. Com o passar dos anos, o corpo do outro deixa de ser novidade e, o relacionamento sexual passa a ter outros contornos, que não o das descobertas, porque estas já foram realizadas. Isso não quer dizer que o sexo tenha de ficar pior, aliás, muito pelo contrário. Porém, ganha um sentindo diferente da época em que tudo era novidade.

Outro aspecto a ser observado, diz respeito à forma com a qual seu namorado respondeu sua pergunta. Ao ser questionado se ele gosta de sexo, a resposta foi que sim, porém, não na mesma intensidade que você. Isso tem algo de errado? Claro que não. Isso quer dizer que ele não goste de mulheres? Absolutamente. Acontece que, em uma cultura conservadora como a brasileira e, por consequência, machista, o homem tem de fazer o papel de garanhão, além de ter de ser um atleta sexual que está a fim de transar a qualquer momento. Se não estiver, há algo errado. Esta é uma visão distorcida porque, homens e mulheres tem necessidades e interesses variados em relação ao sexo. Logicamente, isso não representa nenhum tipo de doença. Faz parte da natureza física e psicológica de cada um. Simples assim.

Dicas pra você: não acho que seja o caso de procurar médico porque, em princípio, não existe nenhuma doença. O que está acontecendo é um descompasso de desejos do ponto de vista sexual. Não sei se você está mais voltada para a questão da quantidade do que da qualidade. Portanto, te convido a fazer essa reflexão. Da mesma forma, creio ser importante dizer que, em um relacionamento, existem coisas tão importantes quanto o sexo, que são amor, atenção, dedicação, cuidado, respeito, companheirismo e generosidade, entre outras coisas. Se você estiver pensando em terminar por causa disso, reflita bem. Eu sempre digo que, dentro de um relacionamento, temos necessidades mínimas a serem atendidas, entre elas, as sexuais. Se as suas não são minimamente atendidas, realmente vale a pena repensar a continuidade da relação porque, querer que o outro transe obrigado, seria o fim da picada.  Lembre-se de que, num namoro ou casamento, o diálogo é fundamental. Não tenha vergonha de conversar abertamente sobre o que pensa e, na medida do possível, tente encontrar um meio termo com ele, que não seria sexo todos os dias mas que, também, não fosse demasiadamente espaçado. Boa sorte pra vocês!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

Douglas Amorim

View Comments

  • Eu adoro sexo oral.. fazer e receber. Como nesses 4 anos de casamento e 10 de relacionamento nos fazemos 1 vez por semestre, eu acabei saindo com um amigo casado e esse relacionamento durou 9 meses. Acredite! Eu o via dia sim dia nao, inclusive noa finais de semana e rolava um sexo maravilhoso... eu gozava na boca dele por diversas vezes e na penetração eu ja estava suplicando pra que ele metesse logo. Ele trabalhava anoite e dava uma escapadinha.. no carro eu fazia oral que ele disse ser o melhor da vida dele. Que ele nunca sentiu algo do tipo. Enfim.. nos mudamos de cidade.. e eu decidi parar com isso td.. pq do jeito que as coisas estavam indo, ia ser problema. E foquei no meu marido, no casamento. Mas ele nao tem iniciativa nenhuma. É mto amorzinho e carinho... fala as coisas no diminutivo. Sei la... nao ta rolando. E eu nao sei o que fazer.
    Pq sinto falta de um bom sexo, de uma sacanagem mesmo. E o outro cara me procura direto, mas nao tenho respondido. Quero ter uma familia com meu marido, mas ta dificil pensar que nao terei sexo. Temos 35 anos. Socorrooo!!!

  • Conheci meu marido em 2016.
    Ele nunca foi um cara bom de cama , eu sempre que tive que apimentar a relação , no começo nós nos víamos na terça feira e nos finais de semana , e quase sempre rolava .
    Depois que resolvemos morar juntos , comecei a notar que se eu não procurasse ele não também não ligava , se depender dele eu fico um mês sem NADA.
    Ele é um cara inteligente , bonito, super sexy... mas me provoca com passada de mão quando estamos vendo filme no quarto mas Raramente quer SEXO.
    Eu já quebrei o pau em casa por conta disso varias vezes , e ele sempre fala que não tá afim, que eu tenho que respeitar e bla bla bla .
    Ja pensei em terminar , pq o meu apetite pra sexo é alto.
    Dava mais quando estava solteira , do que agora que durmo ao lado dele.
    Mas não sei o que fazer , porque em outros aspectos ele é ótimo.
    Não acredito que tenha que terminar até pq eu amo ele e não faria isso, mas preciso encontrar uma forma de me satisfazer .

  • Oi; tenho 29 anos. Eu amo me sentir amada, desejada. Amo fazer sexo, fazer amor. Eu namoro a mais de 4 anos. E ele nao gosta confesso que no começo achei que ele tinha outra, depois achei que fosse gay, Já tentei de tudo, levei ao medico psicólogo mas e ele nao se importa não faz nada pra mudar não temos sexo se deixar e cada 2 meses e mesmo eu querendo insistindo ele nao quer. Confesso que me cuido sou vaidosa. Tenho um corpo bom. E mesmo assim nada adianta e ele que não quer nada comigo. E eu amo Ele. Porém não sou feliz assim pq não me sinta amada desejada. Não sei mais o que fazer. Quero terminar mas não consigo. Pq ele é um bom homem. Só não gosta de sair de casa, Não gosta de sexo. Nunca quer nada comigo. Me sinto uma amiga dele apenas. O que faço?

  • Estou junto a um ano com meu namorado. E fazemos sexo todos os dias , até mais d uma vez no dia, e tem noites q pega fogo, eh a noite toda muito sexo. Eu gosto até mais que ele. Não sei como vcs aguenta ficar com um homem que n gosta de sexo, isso não existe. Sai fora desses relacionamentos, tem muitos homens aí loucos por sexo.

  • Não sei mais o q fazer. 4 meses de namoro e nesses 4 meses sempre fui eu q procurei. Nos vemos apenas de fds e todo fds e a mesma coisa. Eu procuro, ele fala não, eu procuro, ele se incomoda e emburra. Depois vem pro meu lado acho q por pena, pq sabe q eu quero e não é lá aquelas coisas, sempre do mesmo jeito, comprei acessório, lingerie, estão até lacrados pq ele não tem interesse. Li num blog q pra quebrar a rotina uma ideia era sair sem calcinha e contar só na hora de ir embora. Fiz isso. Ele ficou indignado quando contei, não me deu nem um beijo, pelo contrário, deitou e dormiu. Nossa relação e muito boa, mas não existe namoro sem sexo, sem beijo de língua. Me sinto imensamente desprezada e rejeitada. Não sei se o problema é comigo. Sai de um casamento há pouco tempo em q eu era a fria da relação pq não tinha vontade de transar e agora parece q estou pagando todos os naos q dei...

  • Muito bom ler os depoimentos. Lido com isso. E o sentimento é de desvalor.

    Tenho dificuldades em entender...e todas as vezes que resolvi falar sobre, foi ainda pior. Ele diz que quanto mais eu falo mais dificil torno a situacao.
    Ele ja confessou q tem pouca libido e que ver um filme comigo abracadinho, é por muitas vezes uma forma de fazer amor.

    Nao sou nenhuma viciada em sexo...mas esse espaçamento me faz tao mal.
    Mexe com minha autoestima, sensualidade, me sinto insegura e indesejada, embira ele diga o tempo todo o quanto sou linda, maravilhosa, inteligente....etc...
    Quero aprender a aceitar isso.
    Desconstruir alguns padroes culturais, talvez.

    É sempre uma tensao, uma ansiedade ao deitar....procuro ou nao? E se ele negar de novo? Estou preparada para sentir aquele nó na garganta? Vamos acabar brigando....
    Com isso fico com difilculdades ate para ser criativa. Ta rolando um bloqueio em mim tb...

    • Uau. Quanta gente passando pela mesma coisa que eu.
      É humilhante ser a pessoa que sempre toma as iniciativas, bem como ficar abordando o assunto, com luvas de pelica para não constranger o parceiro.
      São quase 4 anos de namoro e, além de nos 'relacionarmos' no máximo 1 vez a cada 30 dias (normalmente depois de uma queixa minha por ausência de intimidade), o meu namorado/companheiro não trabalha há mais de 1 ano e só fica em casa dormindo, comendo e jogando vídeo-game.
      Queria tanto ter forças pra dar um fim nessa relação abusiva e desgastante.

  • Namoro a 10 anos no começo do meu namoro ele queria todos os dias o tempo foi passando e foi diminuindo, hoje eu tenho que implorar pra ele fazer algo comigo, e tem que vez ele faz tem vez que não, e quando eu imploro pra ele fazer comigo às vezes eu não consigo pois imagino que ele está fazendo por obrigação não porque ele quer .. O que eu faço?

  • Meu namorado nunca foi grandes coisa na cama. Estamos morando juntos há 1 ano e o que ja não era bom ficou pior. Já conversei varias vezes, até perguntei se ele é gay. Ele nega mas não muda. Só tranzamos uma vez à cada 10 dias pq eu reclamo. Ai ele me procura e depois se afasta de novo. O sexo é morno, sem graça, sempre a mesma coisa. Uma vez coloquei uma camisola sensual e ele nem notou. Tentei apimentar com acessórios e ele não aceitou. Estou perto de desistir. A frustração é muito grande. Me sinto um lixo. Sou uma mulher bonita, desperto o interesse de outros homens, mas não consigo despertar nele. Antes de mim ele teve um relacionamento por 8 anos e as queixas eram as mesmas. Tento entender que esse é o jeito dele, mas me sinto péssima!

  • O engraçado é que eles acham machista o homem ser o garanhao pegador, mas se é ao contrario, se eles tem apetite sexual e a mulher não, eles vão logo dispensando.

  • Tenho 37 anos meu namorado 36.faz 1 ano q estamos juntos.no começo era uma maravilha.sexo todos os dias .depois foi so diminuindo.so qdo ele quer. Fico uns 15 dias sem. E qdo tem e poko .além de ser poko ainda diminuiu a qualidade .msmo q ele não me deixa sem... sou fogosa e reclamo.nao sei o q fazer

Recent Posts

Meu marido vê mulheres nuas no celular. Estou com ódio e sem desejo por ele. O que fazer?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

4 dias ago

Vivo me autossabotando por medo e rejeição. Como ficar livre disto?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

2 semanas ago

Saí do emprego e do mestrado por questões emocionais. Como retomá-los?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

1 mês ago

Sinto-me um inútil na vida e um total fracassado. Meu caso tem solução?

  ***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****  …

1 mês ago

Meu marido disse que não quer ter filhos porque não quer ter mais problemas. E agora? O que devo fazer?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

2 meses ago

Meu quarto tornou-se uma bolha de proteção. Se vou para a rua, fico angustiada. O que fazer?

***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo *****   Envie…

2 meses ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!