Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Devo me separar pra ficar com meu amante? Ele não me dá segurança…

mulher-insegura“Bom dia, Dr. Douglas Amorim. Tenho 41 anos, sou casada há 17 e tenho 02 filhos. Há pouco  tempo, em uma festa de família, vi uma pessoa que me atraiu. Ele me procurou e, como meu casamento não estava indo bem, acabei não resistindo e me tornei sua amante. Passado certo período, combinamos de nos separar, para assumir o nosso relacionamento. Mas, nesse ínterim, a esposa dele descobriu algumas coisas e ameaçou contar tudo para o meu marido. Foi uma confusão, mas ele conseguiu não deixar isso acontecer. Enquanto estávamos tentando nos separar, a esposa engravidou e perdeu o bebê. Mais confusão. Eu quis desistir várias vezes e ele nunca deixou. Então, consegui que meu marido saísse de casa pra ficar com ele, mas, ele me enrolou e descobri que a esposa estava grávida, novamente. Acabei voltando com meu marido, mesmo sem amor. Fiquei triste mais uma vez, quis sair disso e ele não deixou. Falou que ia se separar. Como eu o amo muito, decidi esperar. Hoje a filha dele tem quase 01 ano e nós só conversamos pela internet. Em junho ele saiu de casa por um dia e voltou no outro, tudo, porque tivemos uma discussão. Agora ele fala que só sai, se eu sair antes. Tenho medo de fazer meus filhos sofrerem e ele não conseguir. De um tempo pra cá ele me xinga muito. Não sei que decisão tomar. Não amo meu marido e não dormimos juntos mais. Estou mantendo o casamento porque trabalho com ele e também por meus filhos.  Essa pessoa já me escondeu muita coisa e me cobra o que não faz. Se eu saio pra comer com minha família, ele briga comigo. Temos uma ligação muito forte, nos amamos muito. Meu marido já sabe e a esposa dele, também.  O que eu mais quero é  poder ficar com ele, mas, não encontro saída. Não me sinto segura pra fazer isso. Preciso de sua ajuda. Gostaria de saber o que acha do perfil dele. Devo continuar com ele? Muito obrigada”!

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, histórias como a sua se repetem cotidianamente. São pessoas que estão insatisfeitas com o casamento e que acabam abrindo a possibilidade de conhecerem outros parceiros (as). Geralmente as insatisfações são em relação à falta de carinho, sexo, dedicação e respeito, entre outros. Quando acontece isso, meus leitores e pacientes sabem que, minha primeira conduta, é tentar entender o que aconteceu com a relação e tentar recuperá-la de alguma forma. Entretanto, quando isso se torna absolutamente impossível, penso que, manter o relacionamento, torna-se algo penoso para ambos. Nesses casos, a separação é o mais coerente a ser feito. Pois bem. Você relatou estar frustrada no casamento. Até aí, tudo bem. Entretanto, você complicou mais a sua vida, no instante em que iniciou um relacionamento paralelo.

Costumo dizer que traição não é solução pra nada. E isso não tem nada a ver com princípios morais, religiosos ou seja lá o que for. Meu pensamento é em termos de resolução, mesmo. O que um amante ou uma amante vai resolver? Usualmente, nada, querida leitora. Aliás, pelo contrário. A entrada de uma terceira pessoa e a manutenção da relação com ela, tende a fazer a vida ficar mais complicada ainda. Percebe que é exatamente isso o que aconteceu com você? Veja como sua vida ficou complicada! Se a situação já é complexa envolvendo um amante, a coisa fica pior ainda quando encontra-se alguém, que parece não saber exatamente o que quer fazer.

Veja bem. Foi mencionado que ambos tinham acordado de se separar. A partir daí, você conseguiu fazer seu marido sair de casa e descobriu que a esposa do amante estava grávida. Ela perdeu o bebê e engravidou de novo! O que será que aconteceu pra ela engravidar duas vezes? Te garanto que rezando é que os dois não estavam. Agora, seu marido voltou pra casa e, tanto ele, quanto a esposa do outro, sabem do caso que vocês mantém! Isso te parece razoável? Desculpe-me pela sinceridade, mas, pra mim, não. Ao meu ver, muita gente está sofrendo nessa história. E o pior: sofrendo de forma desnecessária. A gota d’água é ele dizer que só sai de casa se você o fizer antes. Você conseguiu se afastar do seu marido uma vez e viu no que deu. Ou seja, não deu em nada, percebe? Como sentir segurança em uma pessoa que se porta desta forma?

Dicas pra você: seu desejo é saber o que eu penso sobre o perfil dele. Honestamente, esta não é a pergunta mais adequada a ser feita. A indagação mais pertinente é: o que devo fazer da minha vida? Esse sim é o questionamento certo. Eu vou responder a este último porque, o perfil dele, já está bem nítido. É o perfil de quem não passa segurança e não tem certeza do que realmente quer. Caso contrário, não engravidaria a mulher duas vezes e não manteria um caso de amor com você, prometendo o que não cumpre e fazendo ceninha de ciúme. O mais importante neste momento, querida leitora, é se perguntar se realmente vale a pena continuar casada, independentemente das atitudes do seu amante.

Você ainda é uma mulher jovem e tem todo direito de reconstruir sua vida afetiva com outra pessoa, caso não veja mais, chances de melhorar o casamento. Só que isso precisa ser feito de forma inteligente, dialogada e bem planejada. Atitudes impulsivas, geralmente só trazem dor de cabeça e desassossego. Se definir seguir por esse caminho, é preciso que esteja claro que isso não pode estar vinculado ao término dele com a esposa. A maior motivação deve ser a de não querer se condenar a um casamento infeliz. Decidir se separar, contando com a decisão dele de ficar com você, pode fazer com que uma segunda frustração aconteça. Pense nisso e volte seu olhar para si mesma e para o que pretende construir daqui em diante. Seja feliz e inteligente. Boa sorte!

 

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

9 thoughts to “Devo me separar pra ficar com meu amante? Ele não me dá segurança…”

  1. O grande x da questão e que hoje relacionamentos são vistos como saída pra gente que não se ama e não consegue viver numa boa só… O que será que exidte hoje de sentimentos nós relacionamentos amoris hoje ? Porque estão tão frágeis ? Porque há tanta infedelidade? Tantos amantes e amantes …aí vc deixa o relacionamento e vai igual a outro…porque a rotina vem, os conflitos e o sexo vai ficar do mesmo jeito…e muitos falam que o sexo e o mais importante … Há um conjunto de coisas dentro do casamento… E só ficar só…o marido ela não ama o amante não dar segurança…vá viver só filha e conheça alguém futuramente que nasça de um relação boa…frito de traição e traição e só desgraça …não adianta acreditar que vai dar certo…imagine quando cair no marasmo está relação…o que vai se jogado na cara

  2. Tenho 37 anos, vou fazer 12 anos de casada e 1 filho. Meu casamento sempre foi bom até o dia que conheci uma pessoa também casado e acabei me envolvendo com ele, nunca pensei em trair meu marido com ng mas essa pessoa mexeu demais comigo, já faz 3 anos que aconteceu, fiquei um tempo longe dele, mas infelizmente voltamos a nos encontrar e agora ele vai largar a esposa dele e se isso acontecer msm vou acabar separando do meu marido também. Apesar de não ter certeza se vai dar certo, mas nao vejo outro jeito pois gosto bastante dele. Pode me ajudar no que devo fazer??

  3. Olha gente na bíblia esta escrito que o diabo veio para roubar, matar e destruir, e é isso o que esta acontecendo, as pessoas estão ficando cegas, sempre existe uma desculpa para o fim do amor e se esquecem que já viveram momentos felizes com o cônjuge, qualquer picuinha serve para uma briga, não perdoam e nem se perdoa, aí tudo vira ruína, não conseguem juntar forças para lutar pelo casamento, só pensam em partir pra outra ou outro, é muito mais fácil, mas com certeza essas atitudes magoam muitas pessoas e depois voltar atrás fica difícil. Existe um curso que se chama casados para sempre, se vocês tem alguma esperança procure e faça. Será ótimo.

  4. Por acaso entrei neste site, por solicitação de uma pessoa. E por curiosidade, navegando, acabei encontrado esta história e então, resolvi tecer meu comentário.
    Acho interessante a forma como as pessoas postam suas histórias tristes. Não tomam atitudes responsáveis, culpam sempre o outro ou a outra e o resto. Não consegue ver a sí mesma. Não consegue um mínimo de dignidade, de honestidade, primeiro consigo mesma, depois com os outros. Diz que não sente mais nada pelo marido. Isto é caótico e desolador. Teve dois filhos com ele, conviveu por anos e não sente mais nada pelo companheiro. Por culpa dele???!!! Que mal que ele Te fez???!!! Te agrediu, Te maltratou, a alienou por completo????!!! Já pensou nisso alguma vez???!! Ou só é uma das muitas que vai com as outras, quer dizer, acompanham as novelas, as tais revistas e os tais grupos que se dizem defender o feminismo, a liberdade etc.
    E depois de estar vivendo, por pura ignorância, (desculpe-me), já passou a viver essas mentiras idiotas que as minorias se dizem defender. Está complemente fora da realidade de vida. Passou a viver o que a grande maioria da sociedade está vivenciando – a vida de mentirinhas – tudo em nome da liberdade, que no fundo é libertinagem, irresponsabilidade mentiras. Um mundo inexistente, pois vale tudo, sem responsabilidades alguma.
    Aceita o outro e para se justificar e se defender, por pura covardia, se diz apaixonada pelo amante, que só a usa e faz dela como se fora um par de sapatos velhos. É confortável, mas usa de vez enquando e depois deixa de lado. Não joga fora, porque ainda pensa em poder usar algumas vezes. E Vc se justifica, pela sua tremenda idiotice (desculpe-me) dizendo que apesar de ter voltado a conviver com o seu ex-marido, não tem nada com ele, porque sente nojo. Está tão desolada e perdida, que sente nojo, mas não dele. Quando ela lembra, ou vê o seu ex-marido, lembra e vê refletido nele, ela mesma. Por isso sente nojo. Algo terrível que quer esquecer de pronto. Desculpe-me. Não sou ninguém, nem tampouco especialista de coisa alguma. Só tenho um pouco de vivência e procuro respeitar e seguir os princípios que meus pais me deixaram. Aproveitando, Vc se perguntou o que é que Vc está deixando para os seus filhos???!!!
    Desculpe-me se a ofendi com as minhas palavras. Desculpe-me porque não foi essa minha intenção. Que Vc, caia em sí e comece pensar como gente. Felicidades.

  5. Sim. Como tratar uma mulher.
    Como amar e ser amada.
    Como viver angustiada
    Por problemas criados
    Sem fundamentos
    Sem arrependimentos

    Pq sempre sozinha??

    Ai que dor. Ou dó.
    Sou só mais uma vítima.
    Pq ngm me avisou antes?
    Pq ngm me ajuda?

    Serei julgada
    Sim!
    Tudo que fazem é falar
    Questionariam pq nao fui capaz de segurar um relacionamento
    Pq n tomei alguma decisao antes
    Pq deixei isso
    Eu que escolhi

    Ngm quer saber as circunstâncias pra vc estar ali
    E ele…
    Bom, ele sabia desde o inicio
    Mas ngm avisou
    Nem quem passou por ele antes
    Nem quem o conhece
    Tentam maquiar quem ele é

    “Você é maluca”
    Incrível como consegue ser tao persuasivo e todos acreditam nele

    Vc é a errada. Tem que aguentar calada
    Nao tem pra onde ir ne?
    Nunca teve. Por isso ele esta c vc
    Mas vc n esta c ele. Esta sozinha.
    Nunca pode imaginar que sua vida seria dessa forma

    Cade meus amigos?
    Cade minha familia?
    Preciso de ajuda. Sim. Sei que preciso. Mas o medo não deixa.
    O medo me segura aqui
    Me aprisiona
    Me incrimina
    Me prende
    Me impede
    N me deixa

    Seu nome seria medo?

    Cade nossos planos juntos?
    Pq me expulsaram e me largaram com vc?
    Pq nao cuidaram de mim!?
    Pq ngm quer saber?
    Pq ngm ajuda?

    Eu tenho tanto medo
    Nem sei por onde começar
    Vou deixando a vida passar em lagrimas e tento ver no que vai dar

    A vida se vai. E como vai. Mas como sei que nao existe ngm perfeito, fico com ele sozinha mesmo.

    “Ninguém é perfeito”, “Ruim com ele, pior sem ele”.

    As vezes ele é bom. Devo estar ficando doida mesmo.

    Um dia isso deve passar….

  6. Vc deve se separa por que tá infeliz não por que tem outra pessoa a vida é só uma moça ou vc vive ou ele passa e acabou dificuldades todo mundo passa mais antes de sair se organiza!!Boa sorte

  7. Olá, sou casada ha 17 anos e tenho 02 filhos. Não tenho mais interesse em manter meu casamento. Não sei o que fazer, pois, ele demonstra gostar de mim, mas, tenho nojo. Só não tenho pra onde ir…estou trabalhando mas com meu salario não consigo bancar aluguel e manter o padrão deles. Estou desesperada porque não consigo mais dormir com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *