“Dr. Douglas, bom dia. Há muitos anos não gosto de fazer sexo com meu marido. Gosto muito dele, mas não sinto nenhuma atração sexual. Cada dia que passa parece pior. Me sinto culpada quando não faço e humilhada quando tenho que fazer. Está cada vez mais insustentável para nós dois! Será que consigo resolver sem ter que me separar”?
Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com Não identificamos os autores das perguntas
Resposta:
Querida leitora, infelizmente, não conseguirei dar uma resposta como gostaria, em função da falta de dados. Seria importante que eu soubesse a idade de vocês, bem como se, essa situação de falta de atração sexual, sempre foi assim ou se surgiu de um tempo pra cá. Isso faria toda a diferença nas minhas colocações, porque, se esse desejo nunca tiver existido, a situação possivelmente ficará mais complexa com o passar do tempo.
Casamentos que são construídos na base do “casei porque tenho medo de ficar sozinha” ou “casei porque fiquei grávida”, entre outras situações, usualmente, não dão certo (claro que pode haver exceções). Para escolhermos ficar com alguém, precisamos olhar pra dentro de nós mesmos e definir o que, minimamente, queremos em um parceiro (a). Todos temos necessidades mínimas de amor, atenção, carinho, companheirismo e sexo, entre outras coisas. Se não atendermos a essas necessidades mínimas, a chance de ficarmos insatisfeitos no casamento é muito grande.
Voltemos ao seu relato. Entendi que você não deseja se separar. No entanto, a atração sexual está comprometida. Ao longo dos anos, percebo uma situação bastante corriqueira nos casais. Não acontece com todos, obviamente, porém é muito frequente. Nesses casos, tudo era lindo durante o namoro. Amor, tesão, beleza física, sexo empolgante e tudo mais. Acontece que, depois do casamento, alguns homens acabam, de certa forma, fazendo dois abandonos. Param de cuidar do seu corpo, engordam, usam roupas mulambentas e, às vezes, fazem até umas porcarias na frente da mulher. Aliado a esse auto-abandono, começam a deixar de ser carinhosos, atenciosos, prestativos e dedicados para com as esposas. O resultado é que o encanto vai se perdendo e, uma das consequências, é a falta de desejo sexual por parte da parceira.
Dicas pra você: querida leitora, você deve estar percebendo que minha resposta pra você, foi totalmente assentada em hipóteses, uma vez que faltaram algumas informações importantes (claro que não era pra enviar uma redação gigante, porque nem teria como ler). Se sua ausência de interesse sexual por ele, tiver ligação com o que mencionei no parágrafo acima, começou a faltar para você, um ingrediente que penso ser muito importante num relacionamento afetivo. Esse ingrediente chama-se admiração
. Quando admiramos alguém, torna-se bem simples amá-lo. Isso, por um motivo elementar: se percebemos numa pessoa, características que valorizamos, é compreensível querê-la por perto, certo? Mas, o que acontece quando essas características ou atitudes que admiramos outrora, simplesmente desaparecem? O que ocorre, é que o outro começa a ser insosso pra nós. Ou seja, algo sem gosto, sem graça. A partir daí, pra se chegar ao desinteresse sexual é um pulo. Portanto, se é isso que está acontecendo, não há outro caminho. É hora de conversar com ele e dizer que, tudo de bom que ele te mostrou ser durante um tempo, está fazendo falta, e muita.Fazer sexo por obrigação é o fim da picada e o cúmulo da falta de respeito consigo mesma. Vi que não quer se separar. Por isso, penso que o diálogo é fundamental. Se, após suas colocações, ele voltar a ser uma pessoa admirável, é possível que ocorra um resgate do seu desejo sexual. Quando a vida do casal, como um todo, tem sua qualidade aumentada, a partir da mudança de atitudes, a tendência é que qualidade da vida sexual também se eleve. Boa sorte pra vocês!
Um abraço do
Douglas Amorim
Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade
Consultório: (31)3234-3244
www.douglasamorim.com.br
Instagram: @douglasamorimpsicologo
Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim
***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo ***** Envie…
***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo ***** Envie…
***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo ***** Envie…
***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo ***** Envie…
***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo ***** Envie…
***** A pergunta na íntegra está disponível no próprio vídeo, logo abaixo ***** Envie…
View Comments
Os homens acham que podem fazer grosseria e encher o saco das mulheres de dia e achar que à noite ela tem obrigação de serem amantes espetaculares! A decepção do dia tira o tesão da noite ! Sem contar as múltiplas funções das mulheres com casa, filhos e trabalho além da obrigação de ter ótima aparência.... Salvo raras exceções não vejo a mulher receber a devida atenção, uma gentileza, um elogio, uma flor etc...Muita cobrança e ainda ficam paquerando as outras kkkk Um dia a conta vem e a mulher até gosta do marido , mas não o enxerga do mesmo jeito!
Olá sou casada a 13 anos tenho 3 filhos eu queria muito uma resposta sobre minha vida sexual eu ami meu esposo mas não th desejo sexual por ele e nem por ninguém não th vontade de sexual as vzs até th mas na hora do ato não comsigo e th que f pra agrada ele pois não quero que ele saiba disso th medo de uma separa por que amo mesmo ele de vdd mas não sinto nd de desejo queria muito q isso acabasse , e ele até me disse que eu estou ficando apagada e isso me deixou mas pra baixo ainda pois não sei o siguinificado dessa palavra .
Eu sempre me considerei hetero e gostava muito de sexo, hj namoro minha melhor amiga pq ela é lésbica e foi me conquistando sem eu nem perceber.
Achei a parte do sexo seria fácil, mas eu perdi a vontade de fazer, não sei se é pq ela é mulher, mas eu tbem não sinto mais nada pelos homens, só sinto nojo de sexo em geral e me sinto um lixo.
Olá! Eu sou casada há 22 anos ,tenho 38 meu marido 40 ,temos 2 filhos.
Casei nova mais dês de cedo perdi o tesão pelo meu marido . Já separamos 3 vezes por conta disso.ja fiz de tudo ...
Faço até hoje sexo com ele mas sem vontade própria , só pega no tranco depois que tá me masturbando.
Gostaria de ter vontade por mim mesma , tesão em fazer com ele.
Não passamos mais de 1 semana sem sexo apesar de eu não procura ,mais ele não desiste.
Nós nos amamos e é frustante eu não ter vontade de transar com o homem que eu amo.
Mas sinto muita falta de ter aquele fogo ,aquela sensação , calcinha molhada em pensar nele....
Nada disso citado acima sinto mais.Nossa relação é ótima ,ele até me compreende ,mais sei que se eu não procurar por sexo por mim próprio logo ele encontrará quem o procure.
Olá!
Tenho 32 anos e sou casada a 12 anos, tenho uma filha de 10 anos, admiro meu esposo, é um homem, alegre, gosto da companhia dele, mais de uns anos para cá, não sinto desejo em ter relações sexuais com ele, nossa vida virou uma rotina, de casa para o trabalho, faculdade a noite todo dia, quase não nos encontramos pois nossos horários são diferentes, ele tenta ser carinhoso, tenta se aproximar, abraçar, mais não tenho vontade nem de beija-lo, pois simplesmente o modo que ele chega a me encostar, tenho uma sensação de repulsa, eu acho que é o modo que ele chega em mim, me pegando, passando a mão no meu corpo, antes eu até gostava disso, mais agora sinto raiva dele quando faz isso, sei que não é por maldade, mais não suporto esse comportamento dele. Eu já tentei várias vezes falar que não gosto mais disso e ele sempre me fala, que não gosto mais dele, pois antes eu até gostava que ele chegasse perto de mim.
Eu sei que amo ele, quero ele do meu lado, pois é meu companheiro que sei que posso contar com ele para qualquer hora, mais não sei o que faço, pois o desejo acabou, ou talvez eu que não estou sabendo lidar com isso...
Quando temos relações, sinto que estou fazendo somente para agrada-lo, mais não estou conseguindo disfarçar mais o meu comportamento em relação a ele.
Preciso de conselhos, o que eu faço, pois eu o amo, mais tá difícil para mim, queria resolver isso, pois não quero me separar.
Me sinto desse mesmo jeito vc me descreveu morro de raiva quando quer passar a mao em mim. As vezes até me animo mais quando olho pra ele me desanima não sinto atração nenhuma e na hora de fazer não sinto nada mais amo ele não sei oque ta acontecendo e eu e ele somos novos temos um filho meu marido é mt bonsinho mais ja faz tempo que não fazemos nada e ele insisti temos 5 anos de união. Me sinto vazia por dentro tenho vontade de chorar toda hora.
Olá,tenho 27 anos meu esposo 30, casados a 9 anos. Depois q tive minha filha a 7 anos atras eu perdi o tesão pelo meu esposo, a gente vai enpurrando com a barriga pq cresci na igreja e a gente aprende q casou já era, independente dos problemas é pra vida toda,mas sem sexo nenhum casal aguenta sobreviver, em 2015 eu decidi me separar por causa disso, mas qndo meu esposo foi fazer as malas eu me arrependi e nós reatamos, mas em Julho deste ano voltou td denovo, não q tenha melhorado,mas é q fui empurrando, fazendo por obrigação como todos estes anos tenho feito, mas nao dá, e pior é q meu esposo relaxou,nao se arruma mais como antes, enfim, ele não merecia isso, eu tmb não,pois não casamos pra isso mas se chega neste ponto é muito dificil. E assim estamos, desde julho sem ter relaçao e eu aqui esperando um milagre pq não tenho nem forças nem vontade de beija-lo, de me esforçar como ele me pede. Eu penso q pra ter ralaçao tem q ser algo natural nao uma obrigacao como eu tenho feito todos esses anos.
Tenho um filho de 3tres anos
E tem 3 anos que eu não sento vontade de fazer sexo com meu marido me ajude, Faso por obrigação
Olá boa noite meu nome é Bruna sou casada a 5 anos
Minha idade é 27 do meu esposo 35 anos a uma ano eu perdi o entereçe sexual pelo meu marido eu amo muito ele mais na hora do sexo não tenho vontade perdi totalmente o entereçe eu tomo anticoncepcional injetável a um ano e dois meses já não sei mais oque fazer se vc puder me responder por e-mail agradeço
Boa noite me chamo Jessica tenho 27 anos, sou casada a 12 anos, e depois que engravidei a 7 atrás perdir a vontade de fazer sexo com meu marido,ele e muito carinho comigo fazer de tudo pra me agrada mais meu casamento casa dia esta piorando pela falta de sexo, as vezes faço para pode agagrada-los mais me sinto mal e fico com raiva dela mais depois me sinto muito mal pq ele não merece isso, mais não aguento mais viver assim mais não queria me separa pois gosto muito dele,mais quando chega a hora de dormir já começar a me da agonia pq sei que ele vai me procura...
Nossa ... Passo pela mesma situação..e não sei oq tem de errado comigo..?
Oi boa noite gostaria de saber qual o problema das mulheres pois conheço varias mulheres que no início são flores mas depois que casa e tem filhos perde o desejo sexual pelo seu parceiro . Eu sou casado a 1ano e pouco, meu namoro foi em média de 1 ano ano ou seja temos 2 anos e pouco juntos temos um filho de 1 ano e dois meses e no início era bom de mas o sexo o jeito que era éramos muitos grudados ríamos juntos era uma vida ótima e depois que veio nosso filho ela mudou muito em relação do sexo . Não sei o que fazer já conversei já tentei de todas as formas . Rotina não nunca deixei entra em rotinas pois sou um homem que faço de tudo para Agradá-la até pq sou um homem caseiro prefiro ter ela como minha esposa minha amiga etc . Nunca trai ela é nunca tentei .dou muito valor a ela e não sei o pq chegou a esse ponto. Sempre que tento fazer sexo a brigas ela sempre da desculpas para não termos . Ela diz também que senti dores certo comprei um gel que anestesia a dor é mesmo assim ela não mudou ??♂️ . O que eu gostaria de saber era o quer as mulheres pensam sobre isso pois parece que ela tem bosta na cabeça pois sabem muito bem que isso vai ter um fim horrível pois casal nenhum se afirma sem o sexo .
Bom dia meu nome e Natália tenho 27 anos sou casada a 5 anos e proscimo ao aniversario de um ano de casamento descobri que meu marido tava me traindo.ele me pediu perdão por tudo perdoei achando que ia muda mas nao pelo contrário ele vive direto conversando com puta com garota de programa as elogia chama de linda e depois vem me procura so dele me tocar ja chego vomitar de nojo ate a fala dele me irrita o que mas me doe e saber que ele as elogia e fala com elas so porquê sou gorda.as vezes acho que seria melhor nem existir mas