Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Pergunta de leitor – “Estou desmotivado no trabalho e quero pedir aumento. Devo fazê-lo”?

desmotivação no trabalho

 

“Trabalho em uma empresa há 04 anos e nunca tive aumento por reconhecimento de desempenho. Há poucos meses, começou a trabalhar conosco, em nosso setor, um gerente administrativo. Ele passou a ser o meu novo chefe direto e eu gostaria de saber se poderia conversar com ele sobre este aumento, em virtude do meu trabalho ao longo deste período. Não me importo se esta conversa gerar, além do aumento salarial, um acréscimo de trabalho ou mudança geral das minhas atividades. Caso eu não receba este aumento e fique desmotivado, gostaria de saber o que posso fazer para melhorar meu dia-a-dia. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho”.

 

Resposta: Querido leitor, a palavra Reconhecimento, no dicionário Houaiss, significa: recompensa por serviços valiosos, prêmio.  Estamos falando de uma das coisas que o ser humano e, não só o ser humano, mas também os animais de forma geral, sentem necessidade. Necessidade de recompensa perante um trabalho realizado. Apenas como ilustração: quando mandamos uma bolinha e o cachorro pega, temos de dar algo pra ele comer. Isso significa a recompensa por um trabalho feito. O mesmo ocorre quando vemos golfinhos e baleias, nos grandes aquários, fazendo as suas acrobacias. Eles sempre ganham peixes após as tarefas executadas. E essa recompensa tem de ser boa. Caso contrário eles não fazem os exercícios novamente.

Portanto, se acabamos de chegar à conclusão de que reconhecimento e recompensa são importantes, é claro que você não só pode como deve conversar com ele. Entretanto, vá preparado para esse diálogo. Lembre-se de que, como você mesmo disse, esse chefe é novo na empresa e pode ser que não saiba do histórico do seu trabalho, das suas qualidades e das contribuições que você já proporcionou à instituição.

Dica pra você: Estruture bem o seu discurso, diga do seu tempo de casa e de sua insatisfação atual. De acordo com o que você frisou, não importa que haja acréscimo de trabalho, desde que você seja reconhecido e valorizado. Mostre brilho no olhar, auto-confiança e a consciência você pode e quer contribuir ainda mais para o crescimento da organização. Entretanto, com essa política salarial, você está ficando cada vez mais desmotivado. Penso que tem que ser uma conversa num ambiente em que estejam apenas vocês dois, para evitar possíveis fofocas com seu nome.

Se depois de sua explanação o salário não vier, não há como não ficar desmotivado, em virtude da ausência da recompensa mediante seu esforço. Deverá ter paciência para continuar seu trabalho, mesmo que desmotivado, ao mesmo tempo em que procura outra colocação. É assim mesmo. Temos de trabalhar nos lugares em que as pessoas nos valorizam, até mesmo porque, sermos valorizados, aumenta a nossa auto-estima e, consequentemente, nossa qualidade de vida. Sou um defensor fervoroso do diálogo porque é a via saudável de entendimento entre os seres humanos. Vá em frente e busque o considera justo para a sua vida.

Um abraço,

Douglas Amorim

One thought to “Pergunta de leitor – “Estou desmotivado no trabalho e quero pedir aumento. Devo fazê-lo”?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.