Skip to main content
 -
PCAlmeida é Cruzeirense, publicitário fanático, jornalista teimoso.

O grande desafio de Mano Menezes

Foto: Bruno Haddad

Desde sábado à noite, após mais uma derrota pelo Campeonato Brasileiro, utilizando um time alternativo, meu pensamento está confuso, disperso, sem saber muito bem o que opinar.

A raiva que senti pelo resultado e pelo fato de jogar um torneio importante como o Brasileirão com o time reserva, me fez escrever no twitter que o Cruzeiro não pode se dar ao luxo de escolher competição. Tem que jogar sempre, em todos os torneios com o que tem de melhor.

Porém, depois de ouvir uma lúcida entrevista do Mano Menezes, após o jogo, minha ideia se embaralhou. Será que algum time no Brasil consegue obter sucesso em todos os torneios disputados simultaneamente?

O Cruzeiro de 2003 obteve um feito inédito até hoje. Foi campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão. Porém, a configuração era diferente. A Copa do Brasil daquele ano teve a sua final em 11 de junho. Depois, o time se concentrou totalmente no Brasileirão.

Era assim, até 2012. Depois, a CBF resolveu alongar o torneio mata-mata. Mesmo assim, o único time que conseguiu se aproximar da façanha daquele de 2003, foi o próprio Cruzeiro de 2014. Aquele time era fenomenal e mesmo assim sucumbiu fisicamente na final da Copa.

Isso nos leva a concluir que é humanamente impossível, no Brasil, fazer campanha de título do Campeonato Brasileiro simultaneamente às Copas. Aquele Cruzeiro de 2003 foi um ponto fora da curva.

De toda forma, a campanha do Cruzeiro no Brasileirão está muito abaixo do que pode produzir este elenco.

Entendo que houve perdas significativas. Não estavam em campo jogadores importantes, como Rodriguinho e o próprio Edilson – mesmo não estado bem, é experiente. Além disso, o elenco perdeu Rafinha, Lucas Silva, Raniel, todos foram embora, sem haver reposição.

Sobrou para a base, que tem bons valores: Cacá, Ederson estão prontos para o profissional; Maurício e Weverton tem qualidade, mas precisam amadurecer, a exemplo de Jadsom Silva, Vinícius Popó, Welinton, entre outros. Agora, sim, a base está tendo espaço.

Mas falta cancha aos garotos e nós precisamos ter paciência com eles.

O Cruzeiro de Mano tem um enorme desafio: manter-se forte nos mata-matas e fazer uma campanha de recuperação no Brasileirão.

Penso que para isso, o time não pode ir tão descaracterizado assim pra disputa do Campeonato. Mano tem que usar o bom senso e mesclar o time. Além disso, a diretoria precisa agir, usar de criatividade e buscar alguns reforços. Principalmente para o meio, caso se confirme a saída de Lucas Romero – que representaria uma perda importante.

Toma jeito, Cruzeiro!

Amanhã tem decisão e a Nação Azul estará Fechada com o Cruzeiro!

Saudações Celestes!!!

17 comentários em “O grande desafio de Mano Menezes

  1. NA MINHA HUMILDE OPINIÃO EU ACHO QUE O CRUZEIRO NÃO PERIGA CAIR!TEM ALGUNS TIMES AI SEM PESO NA CAMISA QUE VÃO NO LUGAR DO CRUZEIRO E NA HORA H O MANO VAI TIRAR O CRUZEIRO DA PARTE DEBAIXO!AGORA O QUE ACHO ESTRANHO É MUITA GENTE CRITICAR O TIME RESERVA!TODO MUNDO PEDIA A OPORTUNIDADE PARA OS GAROTOS DA BASE,ENTÃO TEM QUE TER PACIÊNCIA.E PEÇO A VCS PRA SALVAR ESSE MEU TEXTO :ESCREVE AI GENTE : MANO VAI RAPAR OUTRO TITULO ESSE ANO ,SEM CLUBISMO AQUI FALANDO!O POVO FICA DESESPERADO IGUAL GALINHA QUANDO BOTA OVO PPR CAUSA DO MOMENTO RUIM DO BRASILEIRO.CRUZEIRO QUER É OS 70 MILHÕES $ DA COPA DO BRASIL!ACORDA GENTE

    1. Penso EXATAMENTE da mesma forma.A prioridade da diretoria são os 70 milhões.Depois tirar o time dessa situação no brasileiro.E libertadores foi mal.Mas o que vier é lucro.

  2. Mano Menezes é um excelente treinador. Consegue manter o padrão do time A e do time B do mesmo jeito. Jogam exatamente da mesma forma: todos marcando atrás da linha da bola dentro da intermediária cruzeirense. Com direito a zero chance de gol, quase sem chutar em gol e tomando sufoco o tempo todo.
    É um sonho de todo clube.

  3. PC,
    Realmente eh uma situação confusa.
    Pq queremos as copas e ao mesmo tempo sabemos que este time não guenta o ritmo de jogos quarta e domingo.
    Ao mesmo tempo que queremos força nas copas, esta situação no BR nos incomoda demais.
    É rezar para que o time do BR se incorpore e consiga logo os 35 pts restantes, enquanto vamos avançando nas copas.
    Eu confio no Mano.

    Vamos Cabuloso!!! amanhã é na raça!!

  4. Definitivamente não concordo que um clube multicampeao como o cabuloso tenha que priorizar copas. O único campeonato que pode levar qualquer time à série B é o brasileirão e por consequência deve ser disputado com toda seriedade. Se for pra fazer esse papelão que o time tá fazendo estando nas últimas colocações do BR, é preferível então que pare de disputar poxa…De que adianta ir bem nas copas e correr sérios de riscos de ser rebaixado? E olha que já tem uns 3 ou 4 anos que estamos rondando o descenso e uma hora como já aconteceu com outros times grandes a coisa pode ficar feia pelos lados de cá. Diretoria, treinador e jogadores estão brincando com coisa séria e isso eu já venho falando há tempos.

  5. O Athetico Paranaense tbm esta na libertadores, copa BR e brasileirão e jogou com o time titular
    O que me espanta são jogadores como Robinho e TN10 não jogarem os 90 minutos nos mata-mata mesmo sendo poupados no brasileirão
    Assusta o mal condicionamento físico do fred
    Preocupa jogadores reservas (sassa, David, Dodô) qdo acionados de início ou no decorrer do jogo em nada acrescentarem
    Por outro lado vemos Orejuela voltar voando depois de uma cirurgia
    Acho que tá faltando cobrança por parte da torcida e profissionalismo da parte de muitos jogadores, ou os salários não estão em dia!
    O treinador cometeu o maior erro ao não testar a garotada no Rural, ali é momento de testar a molecada

  6. Não aguento mais ver o Fred em campo.Ele tem 35 anos. D’alessandro38 anos ,Guerrero 35 anos, Diego Souza 34 anos,Nenê 38anos,ETC.Correm muito mais e são mais produtivos.A disposição do Fred é igual a de jogador master que disputa uma pelada pra comer um churrasco depois.A participação dele nos jogos do CRUZEIRO é abaixo da crítica. Entre tirar o David ,que apesar de não estar bem,corre ajuda a marcar e o Fred cone,não tem dúvida, tem que sair o Fred.Qual o mundo que o MANO está vivendo.?

  7. Democracia é assim: entrevista vergonhosa de Mano após o jogo. Perguntar se a torcida quer ganhar Copa e isso significaria perder no Brasileiro, com campanha medíocre há 3 anos? Pior, falou que a idade média do time é de 31 anos e que os caras não conseguiriam disputar 3 torneios: isso tb é deplorável e insano. Dar oportunidade à base em brasileiro e não no rural, deixar sair Raniel, Lucas Silva, Romero nesse momento evidencia que o cara está maluco e o rebaixanento para ele e nada é a mesma coisa!!!! Já ganhamos essa CB 6 vezes: a turminha que defende a diretoria vai falar e a premiação? Ora de que adianta ganhar mais uma CB ou LA e ser rebaixado: eu troco tudo para continuar na série A…fora Mano retrógrado, insano e que perdeu o senso de respeito à torcida e ao clube….a cada derrota sem ao menos mesclar o time exigirá um aproveitamento de campeão para não ser rebaixado. …fora Mano, Henrique, Cabral e os que jogam quando querem e tiveram seus contratos renovados antecipadamente….além dessa Diretoria irresponsável e OMISSA!!! Será que contra as frangas vai de reservas também??? Revoltante…

  8. Vai Raposa Astuta! P.C.Amanhã é o jogo da vida ou morte; É difícil demais ganhar do River, mas somos nós que teremos essa oportunidade amanhã, O time deles é maioria da seleção argentina, e o grande goleiro deles muito difícil de ser vazado. Muita força pra Raposa amanhã. Precisamos engrandecer mais uma vez o nome do Brasil amanhã. Vai “La béstia Azul”. Abraços.

  9. Como o assunto é sobre a situação do clube no brasileiro, vou dizer o mesmo que já disse em posts anteriores. Teve a parada da Copa América, os caras tiveram 2 semanas de férias e depoia fizeram uma mini pré-temporada! Jogadores mais jovens, como Orejuela, Romero, Pedro Rocha, Marquinhos Gabriel, além de Fábio e Dedé, poderiam e deveriam estar jogando os jogos do brasileirão… poupa só os ex-jogadores que nunca vão sair do time, enquanto o Mano for treinador!
    TN e Robinho jogaram parte dos jogos contra as frangas no pós-férias e estão com desgaste muscular??? E ainda renovam o contrato desses caras??? Os idiotas que fizeram isso deveriam pagar do próprio bolso! Ou será q levaram algum por garantir mais 2 anos de contrato milionário aos ex-jogadores??? Qquer clube quebra desse jeito!

  10. Fala PC? normal ,mais uma derrota no Brasileirão! Tem gente que idolatrada esse “técnico” enganador.2 títulos de Copa do Brasil ganhos na sua gestão.Campeonato ganho pelos inexpressivos (Santo André, Paulista, Juventude, Criciúma)o que configura como título mediano.Brasileirão e Libertadores só fracassos.a maioria dos times vencem com times reservas no Brasileiro ,inclusive as frangas rosadas.só o nosso Cruzeiro é que não vence.ė enfadonho, tedioso e desanimador ver nosso time jogar.time que não têm posse de bola e não chuta a gol brincadeira! deixo duas perguntas.existe divisão de base com qualidade no nosso clube? qual o último jogador de qualidade revelado na base?

    1. Caro Mário,
      Concordo sobre o Mano, mas não desmereça as conquistas do Cruzeiro! CB é um torneio mto valorizado no Brasil e TODAS as conquistas do Cruzeiro foram em anos com participação dos times da Libertadores! De acordo com sua teoria, Libertadores não vale nada pq frangas e Oncecaldas já ganharam e brasileiro tb não pq frangas, Bahia, Guarani e Coritiba já levaram!

      1. João Paulo.esses clubes Bahia, Guarani e Coritiba.ganharam o campeonato brasileiro numa época em que o certame era mata mata e não de pontos corridos.Copa do Brasil é um título menor que Brasileiro e Libertadores ou não?onde estão Paulista e Santo André?antes desse enganador Mano Menezes o clube já tinha ganho quatro copas do Brasil.O Paulo autuori ganhou a libertadores de 1997 com um time barato e operário.título que perseguimos a 22 anos.qual o melhor trabalho do Mano ou Autuori? ponha na balança e veja o trabalho deste “ruim Meneses “e outros técnicos vencedores do nosso Cruzeiro!

  11. PC, perder pro Athletico não é o problema, pois eles tem um bom time. Concordo com vc, e também estou nessa confusão mental, pois acredito ser mais importante manter o time titular com gás pra enfrentar um jogo de alta intensidade contra o River, mas me aflige saber que o Cruzeiro investiu tanto, trouxe jogadores desejados por tantos times, mas mesmo assim, não embala, não consegue manter números positivos (mesmo se classificando em mata-matas), e mais: jogadores como Robinho e TN10 não conseguem ser aproveitados por mais de 2 jogos seguidos. Acho que vamos passar do River, temos possibilidade de passar do Inter na CB e chegar mais longe na Liberta, mas me preocupa muitíssimo ter um time cheio de medalhões e, mesmo assim, não conseguir chutar uma mísera bola no gol.

  12. Na minha opinião a entrevista do Mano é lúcida se não enxergarmos todo o contexto que diretoria e treinador criaram. Manter um elenco cheio de medalhões, com idade avançada e que não se cuidam fora de campo tem um alto preço. O pior de tudo é que as renovações de contrato indicam que vamos ficar nesta angústia, com um time que raramente tem intensidade e que sofrer seja um estilo de jogo vai perdurar por um bom tempo.

  13. Vai jogar para empatar em 0x0 e decidir nos pênaltis, este filme já passou várias vezes.
    Não se esqueçam que ele afirmou que era PIADA quando disse “terça-feira vamos atacar eles”. Nem ele acredita nisto.
    Cada vez menos animado a assitir jogos merdíocres e previsíveis de um Cruzeiro que perdeu sua essência e sua qualidade, se submentendo à covardia de um treinador medíocre.
    Faltam só 155 dias…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *