Skip to main content
 -
PCAlmeida é Cruzeirense, publicitário fanático, jornalista teimoso.

Quem manda no futebol?

O desfecho da novela Arrascaeta não poderia ser outro. Lá se foi um cara que tinha tudo para escrever o seu nome na história do Cruzeiro, mas saiu pelas portas dos fundos. Lamentável!

Durante toda essa confusão, o post de um comentarista de futebol me fez pensar: quem é que manda no futebol? Quem tem os direitos federativos ou quem tem a grana?

Eu questionei este senhor. Ele não viu, pois eu sou mais um bloqueado. (Ele bloqueia todo mundo que não concorda com ele)

No futebol, dá as cartas quem tem os direitos federativos. Assim determina a FIFA. Assim agiu o Cruzeiro. Não aceitou a imposição do empresário, não aceitou a merreca que ofereceram a princípio. Fez jogo duro e conseguiu amealhar uma quantia considerável.

Itair Machado defendeu fervorosamente os interesses do Cruzeiro. Se era desejo do jogador ir ganhar um salário faraônico em outra freguesia, que fosse. Mas o clube celeste tinha que embolsar uma quantia graúda. Justa, pois foi o Cruzeiro que o projetou no mundo da bola.

13 milhões de euros, sendo que o clube ficará com a maior parte da grana e devolverá ao parceiro Pedro Lourenço, do Supermercado BH, a parte investida. Algo em torno de 4 milhões de reais (Pouco mais de 1 milhão de euros).

Com esta grana, o Cruzeiro negociará com seus credores e ainda poderá reforçar o seu elenco. Com toda certeza o fará.

Vamos continuar incomodando os milionários do Eixo.

Se o Flamengo, hoje, tem uma condição financeira invejável, isso se deve à descomunal diferença de valores da cota de TV recebidos pelo clube carioca em relação ao Cruzeiro. Estes valores não levam em conta a audiência ou a venda de Pay per view. É o chamado dopping financeiro. Assim é fácil fazer futebol de alto nível no Brasil.

Ao Cruzeiro resta estancar a sangria iniciada na gestão anterior, que simplesmente parou de honrar os seus compromissos com outros clubes, deixando o clube numa situação constrangedora.

O Cruzeiro tem dívidas, sim. Mas não é o único clube do Brasil a tê-las. O próprio Flamengo tem uma dívida maior que a do clube celeste, como pode ser visto abaixo pelo levantamento feito pela consultoria de marketing esportivo Sports Value.

A diferença reside no faturamento. Veja o ranking de 2017:

Assim, fica fácil dar uma de manda-chuva. Mas pra cima do Cruzeiro, não, violão!

Ao Arrascaeta espero que ele não trema muito nas primeiras vaias. Lembro que a torcida do Flamengo não terá um terço da paciência que a do Cruzeiro teve com ele. Ainda mais em uma negociação envolvendo números tão expressivos. Estou certo que na primeira partida sonolenta (como tantas vezes vimos por aqui) as vaias ressoarão alto, fundo.

Já vi tantos craques passarem pelo Cruzeiro e o clube cada vez maior. Vamos continuar gigantes e sendo o terror dos times do eixo.

Quem viver verá!

41 comentários em “Quem manda no futebol?

  1. bom dia
    meu nome é michael, será que o único jeito cruzeiro seer independente financeiramente é através um program sócio-torcedores mais vantajoso. No sentido um program sócio- torcedores aonde cada torcedores pagam 250 por mês e ele tem direito em participações de votos nas eleições presidencias e em escolha na contratação dos atletas de acordo com a verba arrecada através pelo sistema e que o clube possui condição arcar com seus salários. denominam program craque para galera e neste modo seja mais vantajoso para os sócios e para o clube. outro neste caso os sócios terão direito de 60% dos ingressos com 50% descontos. para que não haja abuso por outros clubes registras este program com direitos exclusivos por 20 ou 50 anos desde que os outros clubes repassam 2 % das suas receita brutas dos quais copiam a nossa ideia. Neste caso o cruzeiro aumenta drasticamente a sua receita e se torna ainda mais competivos . O cruzeiro podia lança programa rumo minha casa que o dinheiro poderá ser destinados para quitação do mineirão ou um novo estadio. neste programa vejo melhor para empresa ou pessoa jurídicas que tem forte ligação com cruzeiro que poderão ter áreas com o nome da empresas, seus logos em um imenso panel eletronico agradecendo suas contrbuição com sócios-pratocinadores. tipo pequena empresa ou médio pote poderão contribuir com 600 por mês para empresas que arrecada ate 100 mil por ano 1.200 por ano 101 mil ate 480 mil anualmente. 481 a 720 mil 3 mil por mês e por sim vai. gerando lucro para o clube e divulgação por mais pratocinadores. Os socios ou empresas que contribui mais 20 mil por mês terão direito de nome de arquibancadas. áreas do estadio nome de empresas por mais 2,5 milhão por mês por ai vai. neste modo cruzeiro vai ter uma receita bem maior não só para arcar com suas despesas mais também para contrações de jogadores de ponta.

  2. Podemos estar um pouco sentidos ainda,mas passa rapidinho.Temos elenco,talento e bons jogadores da base.Vamos continuar forte e dando dor de cabeça pro eixo.

  3. PC,
    Vc que tem essa grande ferramenta em mãos que é o blog e outras pessoas que gostam do clube e que podem ser ouvidas de alguma forma devem cobrar a diretoria para q use parte dessa grana para pagar um pouco das dívidas!
    O Vasco começou assim, com administrações irresponsáveis que levaram o clube pro buraco onde está! A diretoria atual critica mto a anterior (que, de fato, era mto ruim), mas não usar nada dessa grana pra equacionar um pouco das dívidas será um novo crime contra o clube, assim como tantos cometidos por Gilvan e cia!
    Que a torcida abra o olho!

  4. PC, esse Mauro é um falastrão… Esquece ele… quanto ao Cruzeiro, Itaim fez o correto! Venda bem, quem não quer ficar… agora acho que o cruzeiro não tem que usar essa grana pra contratar ninguém… o time já é bom! Vamos dar chance aos garotos… o que não da é pra ficar com espadana de caloteiro! Ver time do Acre querendo bloquear bens do cruzeiro… cruzeiro sempre teve fama de clube organizado, e deve continuar assim!
    Outra coisa, seu blog não está aparecendo no app do Superesportes! Ainda está o do PH!
    Abraço!

  5. B Tarde PC . O jogador em questão -não é digno nem que eu fale seu nome – está longe de ser ídolo de nosso time , mas muito longe . Como bem disse vc , ele chegou e era muito sonolento , tivemos paciência com ele . Lembram quando o Luxa disse que ele não estava pronto ? Pois bem , ainda assim aguardamos para que ele chegasse a condição de começar a jogar o que esperávamos dele.
    Agora que estava começando a despontar faz uma dessa . Tem nada não , jogadores vem e vão , a paixão pelo nosso time fica . Tivemos inúmeros ídolos , nem cabe aqui citalos .Este cidadão agora é pagina virada , vá ser feliz em outras bandas . Aqui estará uma nação feliz , que conquista tútulos e aumenta sua gloria anos após ano . E vc cidadão já é pagina virada , “próximooooo“

  6. Estão falando de Rodriguinho! Bom jogador, nada mais q isso… já tem 30 anos e não é SUBSTITUTO pro Arrascaeta q era o único atacante de velocidade do elenco!
    Espero q não façam o que fizeram com Dagoberto e Sóbis… uma fortuna pelos “direitos” e contrato longo pra jogador já na fase final da carreira!
    A chance de torrarem a grana mal e de não pagarem um centavo da dívida é enorme! Próximo presidente q se exploda com a dívida… não é assim q todos pensam?

    1. vc está correto em pagar as dividas, mas a criticar o Dagoberto e Sóbis, dois Mult Campeões com o Cruzeirão Cabuloso, dois jogadores Pé quentes, Papa Títulos, fora que o Sóbis ajudou em muito na briga pelo não rebaixamento. agora falar que um zaqueiro fraco igual ao Manoel ganhar 500 mil, ai é brincadeira.. Edilson 500 mil, mas tb é outro papa titulos, Bora Ser sócios e ajudar o Cruzeirão Cabuloso rumo a mais títulos……..

  7. Ler a nota oficial do Atlético Acreano é constrangedor! Não vão pagar??? É menos que o TN ganha por mês pra andar em campo!
    PC, sabe alguma coisa, se vão ou não usar parte desse dinheiro do Arrascaeta pra pagar as dívidas mais urgentes??? O clube está sendo mto exposto com isso!!!

  8. Esse Mauro Cesar é um babaca, isso só mostra que o Cruzeiro incomoda demais a imprensa bairrista. Mas na moral, espero que o senhor Itair tenha sabedoria pra investir esta grana, e pagar também as dividas pois já esta enchendo o saco o cruzeiro ser tachado de caloteiro.

  9. Fala meu brother.
    Vamos lembrar que o Arrascaeta saiu do DEFENSOR, da mesma maneira que está saindo do Cruzeiro. Portanto, esse atleta é reincidente nesse tipo de situação.
    Não existe mocinhos nesse tipo de negócio. Nem Flamengo , nem jogador, muito menos o Cruzeiro.

    Um abraço!
    Obs:
    Sou Gremista e sempre na torcida contra o “eixo”

  10. Genial PC Almeida. Retirou das profundezas da alma cruzeirense tudo o que precisava ser dito, para exemplar este torcedor que nunca teve a grandeza de ser blogueiro pela sua contumaz parcialidade. Ele tem toral direito de ser Flamengo Cheirinho na arquibancada, nos camarotes e mais onde ele quiser. Mas, ao usar a mídia para cumprir seu papel de profissional de impressa, sua camisa tem que ser a da verdade, da honradez e da decência e jamais a do clubismo.

    O negócio até que foi bom. Podia ser muito melhor se a venda fosse para qualquer outro clube menos o Flamengo, em razão do desavergonhado e ilegal ALICIAMENTO existente e a molecagem do Arrascaeta que, ao meu sentir, foi muito mais ingrato e sem caráter que o Montillo.

    Na folha circula a notícia que o Cruzeiro somente se acertou como Flamengo depois de obter deles que não iriam assediar mais o Dedé. Se isto for realmente verdade, esta diretoria do Cruzeiro perdeu toda a credibilidade que nela depositava. Se lhe convier, apura e esclareça esta humilhante veiculação da Folha de São Paulo, publicada hoje como justificativa para o acerto entre o nosso Cruzeiro e o time do Mauro Cezar, por favor!

  11. Fala PC! acredito que o Uruguaio foi bem vendido.ficar com jogador insatisfeito no elenco contamina o grupo.quem teve a algum tempo:Alex,Montillo, Everton Ribeiro.jogadores que carregavam o time nas costas.o Uruguaio não é nenhuma sumidade, nunca foi protagonista.vários jogos tinha performances apagadas.na minha opinião é um jogador de qualidade.mas não craque.que o Cruzeirão traga um jogador que faça a mesma função do Uruguaio.e que o chato do Itair Machado converse menos.as contrações da era Gilvan são bem melhores que a sua que só trouxe jogadores pés de rato.

  12. Você tem toda razão. Esse sujeito, da Espn, quer ser o “esquentadinho” e fala pelos cotovelos. Também já o questionei e fui bloqueado inclusive em todo o site da Espn Brasil. Bizarro isso partindo da imprensa, censurando opiniões divergentes, quando deveria defender o direito da livre opinião.

  13. Olá PCAlmeida,

    A turma que conduz ou participa de alguns programas esportivos na tv por assinatura, sobretudo FoxSports e ESPN, adora desvirtuar fatos para e criar polêmica no debate de muitos assuntos (o fato, neste caso, foi a investida aliciadora do Flamengo, por meio de oferta milionária de salário a jogador com contrato, sem acertar com o detentor dos direitos a rescisão).
    Ao invés de falar da barbeirada do Flamengo muitos preferiram falar de dívidas do Cruzeiro. Um tal Rodrigo Mattos, que escreve no UOL, chegou a escrever que o Cruzeiro “faria times sem pagar enquanto outros faziam contas”. Coisa asquerosa, já que a dívida diz respeito ao pagamento dos direitos do Arrascaeta e Mancuello, sendo descabido dizer que o Cruzeiro “monta elenco sem pagar”, como insinuou esse mentiroso.
    Alguns “comentaristas”, quando foi noticiada proposta do Flamengo por Dedé, mais pareciam procuradores do Flamengo… Insinuaram até mesmo que o investidor poderia ficar insatisfeito com a negativa do Cruzeiro e não fazer mais investimento no clube, como se não fosse lícito o Cruzeiro defender os seus interesses. Nem uma palavra sobre direitos do Cruzeiro, multa rescisória…
    Em 2017 a ESPN chegou a a colocar no ar enquete sugerindo que o Mano Menezes seria o técnico mais chorão do Brasil (na verdade foi uma retaliação àquela fala sobre conhecer a aldeia”. Nunca fizeram isto com técnico de Corinthians, São Paulo, Santos…
    A mídia esportiva brasileira convive, em regra, muito mal com a responsabilidade de apurar fatos e dar o foco adequado às notícias. Os caras se perdem nas tais “mesas redondas” e depois, de forma autoritária, como sempre, saem acusando e bloqueando dissidentes. Estão transformando bons espaços de debates esportivos em feudos para as próprias opiniões, preferências clubísticas veladas, falta de educação, briga com fatos e imagens e zoeira. Cada vez assisto menos seguindo o conselho deles próprios, que desvalorizam o próprio trabalho.
    Mauro Cezar costuma ser muito coerente em várias de suas opiniões, contudo, quando se excede e é questionado desrespeita o público e manda os assinantes “mudarem de canal ou só acessarem mídia oficial de seus clubes”. “É a minha opinião”, vocifera. A maioria dos fracassos começa com gente assim, que sempre “tem razão”.

  14. Vc também gosta de bloquear os que não aceitam suas ideias, eu fui Bloqueado por vc, então vc, mauro e vincentin são no twitter farinha mesmo saco. Abraços.

      1. NUNCA O DESRESPEITEI, MEU CARO PC, MAS POR DISCORDAR, CIVILIZADA E EDUCADAMENTE, TAMBÉM JÁ FUI BLOQUEADO POR 2 VEZES NESSE BLOG. DEIXEI ATÉ DE COMENTAR E SÓ VOLTO A FAZÊ-LO PARA TORNAR OS FATOS MAIS TRANSPARENTES. ISSO SE NÃO FOR NOVAMENTE BLOQUEADO.

  15. Eu curtia os comentários do Mauro Cézar, porém, ele vem dando muitas mancadas. Não tem problema de jornalista torcer para um time, e é até legal quando o jornalista não tem medo de assumir o seu time do coração, porém, o Mauro não consegue fazer um comentário sem falar do Flamengo. Chega a ser cansativo. É igual o Neto com o Corinthians. Além disso, já a algum tempo que ele pegou birra do Cruzeiro, talvez por conta de só ficar no cheirinho quando pega o Cruzeiro na reta.

    Agora uma dúvida que ficou na minha cabeça. Será que o Arrascaeta vai ter a hombridade de ir na Toca 2 se despedir dos seus colegas que o ajudaram a ganhar títulos e crescer na carreira?

  16. Apoiado!!! Cansaram de ser freguês e tentaram comprar franquia da cor azul e a marca Cruzeiro, ao tentar levar tb Dedé e companhia. Só que não.

  17. Arrascaeta é, de longe, o campeão de rejeição da torcida do Cruzeiro. Junta-se ao Rincon, que ressentido de ter sido mandado embora, afirmou em um programa esportivo paulista sua rejeição a camisa do Cruzeiro. Kleber Gladiador, se dizia palmeirense e queria sair para o Periquito de qualquer jeito , não sem antes ser expulso em jogos decisivos, prejudicando o Cruzeiro. Montillo, vivia dizendo que tinha de tratar de seu futuro e deu uma “banana” para o Cruzeiro, sem contar que amarelou e não jogou a decisão dos 6×1, com medo de perder e ser exposto (Roger chamaou para si a responsabilidade e é idolatrado e não será esquecido nunca). Edmundo disse que se fizesse gol contra o Vasco, não iria comemorar.Até ai, tudo bem. Mas contra o Vasco perdeu um pênalti de maneira pífia em pleno São Januário e foi dispensado ali mesmo, nem voltando com a delegação. Riasco, com a expressão de “merda” caiu em desgraça com a torcida e foi mandado embora. Kerlon Foquinha, foi substituído e ao sair tirou com rispidez o manto sagrado celeste e o atirou no gramado. Nunca mais jogou no Cruzeiro , nem em time nenhum. Ronaldo Fenômeno, vivia fazendo juras ao Cruzeiro, dizendo que encerraria carreira aqui. Depois, passou a afirmar para a imprensa européia que começou carreira no Flamengo e sequer citava que na convocação do seu primeiro mundial de seleção era jogador do Cruzeiro. Voltou ao Brasil, gordo e foi enrolar no Corinthians, dizendo que fazia parte de um bando de loucos. A torcida o esqueceu…. E o Cruzeiro, de alcunha “La Bestia Negra” continua aí firme e forte, respeitado no mundo inteiro e sendo uma dor de cabeça para a Globo, que só prestigia Flamengo e o Corinthians, através de seus jornalistas-torcedores e os vê afundar todos os anos. Então Arrascaeta, prepare-se para sucumbir no Flamengo e quando tiver jogo no Mineirão contra o Cruzeiro, seja por que time for, desapareça como fez agora, pois certamente não conseguira fugir das vaias e apulpos, pois você é um Judas!!!

  18. PC já expressei minha opinião sobre o tema Arrascaeta: se há um contrato em vigor, o clube honra seus compromissos com o jogador, há uma multa estabelecida no referido contrato, entendo que qualquer negociação abaixo desse montante é ceder aos desejos do jogador e empresário, mau caráter, além do clube que o aliciou. Por outro lado, na minha opinião o Cruzeiro tinha 2 jogadores diferenciados: Dedé e Arrascaeta, sendo o último decisivo em alguns jogos e sonolento em outros, mas diferenciado. O time já carecia de uns 4 reforços para a titularidade, bem como afastar / negociar os apadrinhados de Mano: Henrique, Cabral, Rafinha, Manoel, Barcos, Sobis, Ezequiel, Mancuello, etc. Porém, até agora houve apenas a saída de Sobis e Ezequiel, pois proposta para os outros não haverá….. o time não tem elenco para Brasileiro e LA….acorda Cruzeiro…..

  19. Esse flamenguista acha que é o dono da verdade e nem aceita opiniões dos colegas de trabalho. Disse que como o Cruzeiro tá com muitas dívidas tem que aceitar qualquer merreca pelos seus jogadores. A jogada do Cruzeiro é simples: não paga, deixa a justiça decidir (e como demora) e depois negocia os pagamentos em parcelas. Essa política seria interessante se não ocorressem mais erros em contratações e o time continuar ganhando a Copa do Brasil.

  20. Por que isso não é divulgado e sim só que o cruzeiro tem dividas na FIFA e etc e tal?
    Complicado ver futebol no Brasil que sempre protege o eixo (ainda bem que temos blogueiros para serem mais imparciais ou pelo menos para defenderem nossos interesses)

  21. As últimas notícias dão conta de que o Cruzeiro vai usar parte do dinheiro do uruguaio mequetrefe para pagar algumas das dívidas. Não teria cabimento se fosse diferente disso! Sobre a dívida com o Atlético do Acre, dizem que estão investigando. Não importa se o Gilvam fez merda ou se foi alguma troca de favor, isso é rotina no futebol! Tem q pagar!

  22. Então amigos… gosto de saber que o time para o qual torço e sou sócio (CRUZEIRO), paga suas contas… quanto ao uruguaio, nos deu sua contribuição e foi pago por isso, passou.
    Vida que segue…
    Só não entendo como não conseguimos atingir um numero maior de sócios…. com uma torcida de 8 milhões.

  23. P. C. ALMEIDA E COMPANHEIROS.

    Para mim, Arrascaeta é um autêntico JUDAS. Nossa torcida deverá hostiliza-lo na rua, no campo e em qualquer lugar. Isto que ele fez foi pior que todos os outros descarados que tentaram humilhar o Cruzeiro como Edmundo, Rincon, Riascos e Montillo!

    Financeiramente a negociação com o Flamengo foi emergencial e por isso péssima. Não há como negar que nos curvamos às imposições do Cheirinho. Se a folha de pagamento do elenco fosse menor, o dinheiro das premiações, patrocínios , arrecadações e sócio torcedor dariam para pagar dívidas que nos desmerecem como a do Atlético do Acre, do Ezequiel e do Mancuello, dando-nos condições para resistir aos desaforos sofridos pelo Dedé e agora pelo Arrascaeta.

    Como torcedor, responderia ao desaforo do Flamengo com outro desaforo: ou vocês pagam a metade da multa rescisória e ficam com o atleta ou sumam! Além disso, punia o uruguaio nos termos da legislação aplicável exemplarmente. Buscar o apoio na lei nessas ocasiões é o mínimo que se pode fazer. Não foi assim que o Flamengo fez quando deixamos de quitar as prestações do Mancuello? Que garantia teremos que o Flamengo será pontual em pagar as restantes parcelas a que se obrigou, pois a dívida deles é maior que a nossa?

    A administração do Gilvan em termos financeiros foi desastrosa. Legou-nos contudo um elenco muito bom: Dedé, Arrascaeta, TN-30, Robinho, Lucas Silva e Lucas Romero além da permanência do Fábio. E a Administração atual, com a venda do Arrascaeta qual será seu legado em termos de atletas, pois Dedé é de um grupo de empresários e com idade avançada, TN-30, Robinho, David idem! Se tivéssemos investidos os 10 milhões de Reais do David na compra de mais direitos do Arrascaeta ou pago o Danúbio e Atlas, o proveito econômico para o Cruzeiro seria muito melhor!

    Fica feio apontar estes fatos numa hora desta em que estamos machucados pela sucumbência ao Flamengo. Aponto estas falhas, todavia como torcedor deveras preocupado com o 2019 ante a desqualificação do elenco para enfrentar competições dos níveis da Copa Brasil, Brasileiro e principalmente a LA. Veja o exemplo do Palmeiras este ano: armou um grande time e faturou o BR-2018. Será que com esse elenco velho e sem banco a altura dos titulares vamos ganhar alguma coisa em 2019? Pelo andar da carruagem penso que nem o Ruralito. Nosso elenco é velho e não tem condições físicas de encarar times reforçados como São Paulo, Curintiá, Fla, Grêmio e Atlhético. Até as Frangas souberam requalificar corretamente seu elenco.

    O Mano vai ser um péssimo conselheiro para o Itair se é que vão aproveitar parte deste dinheiro com investimento em atletas de futura, como foram Goulart, Everton Ribeiro e Arrascaeta. O grande problema é que o Mano só gosta de jogadores em final de carreira e com isso estamos perdendo a oportunidade de qualificar o elenco com jovens e habilidosas promessas como Soteldo que está indo para o Santos, Zelaydaian do Tigres que, se contratados, poderiam em futuro próximo, ser vendidos para Europa por bom dinheiro.

  24. Os times mais endividados do país são os times mais antigos e grandes. Não sou mineiro. E para falar a verdade, como paulistanos, não vemos muita diferença entre Cruzeiro e Atlético Mineiro. É como Inter e Gremio para o resto do Brasil. Só aqui é que voces tem essas diferenças. Fora de Minas são dois clubes grandes e equilibrados. Um tem mais títulos, o outro tem melhor torcida. É isso que dizem fora das Minas Gerais. Não fiquem muito entusiasmados. Estou fora desse festival. Minha esposa e meu sogro são mineiros. Povo que amo. Ela não gosta de futebol, é feliz. Ele é cruzeirense. Feliz e infeliz. Trancou-se no quato e chorou a noite inteira quando o Atlético-mg levou o título da Libertadores. Em São Paulo, muita gente boa torceu para os mineiros naquela noite. Não somos cruzeirenses e atleticanos. Somos brasileiros e o Galo de Minas nos deu orgulho naquela noite. Mas não vim aqui no blog do Cruzeiro falar de galo. A novela Arrascaeta é isso mesmo que disse o sujeito que bloqueou o blogger. Negócios, negócios… amizades à parte. Em SP conhecemos o Mano um pouquinho melhor que vocês aqui em Minas. Ele tem atitudes ousadas e imprudentes sim com os jogadores também. Lembrem que Abila deixou o Cruzeiro aborrecido e declarou isso no jornal de lá. A atitude dele no jogo do Cruzeiro com o Boca pode ter sido uma vendeta pessoal contra Mano. Os bastidores do Mano nem sempre são o que parece. Ele nem sempre é claro. Os atletas ficam em dúvida da sinceridade do Mano as vezes. Nem todo mundo aguenta ele por muito tempo essa é a verdade. Deu certo no Cruzeiro está ótimo. Mas para mim o Arrascaeta deu uma basta. Na primeira e melhor oportunidade, seguiu adiante. Pode ser por business e uma parte por causa do técnico. Arrascaeta sabe do talento que tem. Para nós paulistanos foi o melhor jogador que o Cruzeiro teve desde Heverton Ribeiro. Nenhum jogador de talento gosta de ficar no banco. Mas o Mano gostava de colocar ele como arma secreta no segundo tempo. Estou errado? Nem todo atleta gosta disso o tempo todo. A mesma coisa com o Lucas Pratto no Atlético Mineiro. Não quis ser banco do Fred. Atleta tem ego. Não gostam de ser ferramenta do técnico muito tempo. Aceitam até ceeto ponto porque sabem também levar a carreira. Quando percebem que o técnico vai continuar mudam de interesse.

  25. Bom dia PC.
    Sempre leio suas colunas e com elas aprendo muito.
    O Cruzeiro precisa de pessoas como você e o João Duarte para defendê-lo publicamente nessas situações como foi essa negociação com o Arrascaeta.
    Infelizmente, todos sabemos que times de fora do eixo são vistos pela imprensa como inferiores aos do eixo, depois do evento internet isto ficou ainda mais claro. No meu caso que moro em sp vejo isto ainda com mais clareza.
    Fez muito bem o Itair em fazer jogo duro, só assim mostramos que não abaixamos a cabeça e que ninguém vai fazer o Cruzeiro de trouxa, pois no final das contas foi até um bom negócio para o Cruzeiro.
    Só quero ver se o rapaz vai demorar três anos para engrenar no Flamengo assim como foi no Cruzeiro.
    Abraços a todos cruzeirenses.

  26. PC,boa tarde!
    Não sei se você tem algum contato com a direção do cruzeiro, mas caso tenha sugere à eles invés de tentar contratar o Rodriguinho, tente contratar o Meia atacante Luis Fernando do Bota fogo, O mesmo, é muito habilidoso, joga pelo o meio, mais pelo lado esquerdo do campo , tem um bom chute e finaliza muito bem. Haja visto, que, nas últimas temporadas, 17/18, ele fez muito gols pelo o coisa de Goiás e bota fogo. Na minha opinião, ele se encacharia muito bem no time do cruzeiro e até mesmo, guardando a devidas proporções , poderia substituir o ingrato Arrascaeta. O passe do Luis Fernando não deve ser tão caro $$ em relação ao Rodriguinho.
    Sudações Celestes*****!

  27. PC,boa tarde!
    Não sei se você tem algum contato com a direção do cruzeiro, mas caso tenha, sugere à eles invés de tentar contratar o Rodriguinho, tente contratar o Meia atacante Luis Fernando do Bota fogo, O mesmo, é muito habilidoso, joga pelo o meio, mais pelo lado esquerdo do campo , tem um bom chute e finaliza muito bem. Haja visto, que, nas últimas temporadas, 17/18, ele fez muito gols pelo o coisa de Goiás e bota fogo. Na minha opinião, ele se encacharia muito bem no time do cruzeiro e até mesmo, guardando a devidas proporções , poderia substituir o ingrato Arrascaeta. O passe do Luis Fernando não deve ser tão caro $$ em relação ao Rodriguinho.
    Sudações Celestes*****!

  28. O Cruzeiro é gigante PC, somos o MAIOR CLUBE BRASILEIRO do século XX.

    2003, nós vimos um gol de letra em pleno Maracanã, FINAL de Copa do Brasil, contra esse tal Flamengo e fomos campeões em cima deles. O mesmo se repetindo em 2017, então já são 2 finais em cima deles.

    Ano passado, como sempre prepotentes já davam o Flamengo como classificado na Libertadores. E o Cruzeiro deu uma aula de futebol e pleno Maracanã.

    O maior ídolo da história deles NUNCA fez um gol em duelo contra o Cruzeiro, liso.

    Nós somos a pedra no sapato deles PC, por isso incomodamos tanto.

    A torcida do Flamengo é uma manipulação CRIADA pela mídia, tacavam no povo jogos do Flamengo, mesmo fora de RJ.

    Onde já se viu quase todo o Norte do país torcer pro Flamengo? Lá não existe outros clubes?

    Um abraço PC, obrigado por defender nosso Cruzeiro!

  29. Dizem que o negócio do Rodriguinho envolve uma fortuna ao clube do Egito (6 milhões de dólares) + 750 mil reais por mês de salário por 3 anos! Se for verdade, isso é uma zombaria, mais um negócio esdrúxulo desse bando que continua querendo destruir o Cruzeiro, mesmo pós-Gilvan!
    Cara já tem 30 anos e estão liberando ele pq não tah jogando nada no poçante futebol do Egito! Realmente espero q esse negócio não saia!

  30. “O próprio Flamengo tem uma dívida maior que a do clube celeste”
    Po fera, depois reclama da imprensa do “eixo”. Tendenciosozinho seu texto hein? Flamengo nos últimos seis anos deu exemplo de gestão. A dívida em 2013 era de 750 milhões. Ou você não sabe disso? Não acompanha futebol, né?

    Flamengo dá mais audiência, ganha mais. Vende mais camisa, ganha mais. Tem patrocínios melhores, ganha mais.

    Sai dessa sua bolha. Flamengo fez CT de primeiro mundo, antes eram contêineres. Tá sabendo não? Tem dinheiro hoje por causa de gestão. A era do “finje que paga e eu finjo que jogo” acabou.

    Tão com medinho agora? Paga suas dívidas antes!

    Fica sossegado pq montar time bom não é garantia de ganhar nada. O Fla pode ficar no cheirinho esse ano novamente.

    Mas vai acostumando com a agressividade no mercado por parte do Fla. Será constante agora.

  31. A verdade é que o cruzeiro incomoda muito, agora é o Itair contratar boa peça de reposição, pelos nomes que estão falando seria uma boa, Bruno Henrique e Rodriguinho, o time do cruzeiro continuará forte, e assim, que tem que ser por que time de futebol primeiro tem que ter um plantel forte, com jogadores que decidem jogos, só assim para competir com os times do eixo. Sobre as dívidas o Itair já começou a pagar, e divulgou que o clube vai apresentar em março um cronograma para quitar as pendências.

  32. A diretoria anterior foi a mais competente em 98 anos . Ganhou dois campeonatos brasileiros e uma Copa do Brasil. O time titular de 2018 também foi montado pelo Sr. Gilvan.Quem já passou dos 30 sabe o valor disso. Sofremos durantes anos por nao termos um título do brasileirão, já que o campeonato de 66 nao era reconhecido pela CBF. O Cruzeiro só veio a comemorar um brasileirão em 2003. Devemos lembrar ainda do maior time brasileiro de volei de todos os tempos… Somos muito injustos com o Sr. Gilvan. A história vai lhe dar o devido valor.

  33. Preocupante é o fato de que o Cruzeiro não revela ativos! O clube tem que revelar jogadores, COLOCÁ-LOS pra jogar e se refazer financeiramente. Volto a insistir, será que esse colombiano é melhor que o Vitinho? Agora o menino Popó tá arrebentando na base (ainda acho não ser hora de usá-lo no time principal), mas será que será bem aproveitado quando for promovido? Mesmo o Romero, que não é da nossa base, mesmo com imenso potencial, não é usado? Somos obrigados a aguentar os Henriques, Cabrais e Neves da vida! Que além do altíssimo salário, inversamente proporcional à dedicação e retorno técnico em campo, não trarão nenhum retorno financeiro ao clube! Agora vem Rodriguinho! Do mesmo perfil! Parece que não há ninguém com competência pra observar o mercado! Vai no Palmeiras e pega o Guerra, ou o Raphael Veiga ou o Hiorran emprestado! Pra quê investir em um jogador CARÍSSIMO pra ser reserva do Neves?
    Enfim os erros são os mesmos, ou piores que os da diretoria anterior, pois os nomes trazidos pela antiga é que garantiram os três últimos títulos! Os da atual já estão até indo embora após um ano apenas mamando nas tetas do clube!

  34. O mundo de fato dá muitas voltas.

    No futebol então, nem se fala!!

    Por décadas e décadas o Flamengo foi ridicularizado como o clube que não pagava ninguém, que dava calote em todos, que fingia que pagava e os jogadores fingiam que jogavam, que não tinha estrutura, que era falido, que o mês durava 90 dias. Frequentemente ridicularizado por contratações de jogadores ruins e péssimos porque os bons preferiam os clubes que de fato os pagavam. Vários anos na parte de baixo da tabela, lutando para não cair.

    Pois é. Hoje tudo mudou. Hoje o Flamengo é exemplo e modelo de administração, não só para os outros clubes brasileiros, como até para os estrangeiros. Motivo de orgulho para sua torcida, que saiu de clube mais endividado do Brasil para o clube de maior poderio e saúde financeira do país. Isso em apenas 6 anos!! E com recursos próprios, sem a necessidade de investidores, empresas parceiras, patrocinadores que compram jogadores, etc. Já vimos casos anteriores de MSI, Parmalat, Unimed, etc que renderam títulos, mas quando saíram geraram o caos financeiro, rebaixamento e tudo de pior. Não é o caso do Flamengo atual.

    O Flamengo teve o maior presidente da sua história, Eduardo Bandeira de Mello. Quando ele chegou ele afirmou com clareza que o time ia viver anos de austeridade, com equipes fracas, mas que solucionar a parte financeira. A torcida comprou a idéia e deu tempo para que ele fizesse as mudanças necessárias.

    O Bandeira teve a felicidade de escolher uma equipe profissional e competente para gerir o clube. Sua maior falha foi justamente não saber delegar e dar poderes para diretores que realmente entendessem das 4 linhas, por isso os títulos não vieram.

    Sua primeira medida, assim que iniciou o mandato em 2013, foi contratar uma auditoria externa e abrir a caixa preta toda, escancarar todas as dívidas, que passavam de $700 milhões. A partir daí, foram anos de sacrifícios financeiros, enxugando folha, montando times ruins que custavam pouco e pagando dívidas enquanto os adversários montavam times milionários sem conseguir pagar ou se endividavam construindo estádios. De lá pra cá, o Flamengo pagou mais de $500 milhões de dívidas. Hoje é um dos que menos deve no Brasil.

    O Bandeira, além de sanear o clube, colocou-o sempre como pioneiro no cumprimento das novas exigências: licenciamento de clubes, fair-play financeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal, adesão ao Profut.

    Além disso, concluiu as obras do (hoje) melhor CT da América Latina e um dos melhores do mundo, inspirado no do Chelsea da Inglaterra. Isso porque desde 2016 já tinha concluído o módulo 1 do CT, que hoje é de uso das categorias de base. Sendo que esse módulo, por si só, o colocaria num Top 5 do Brasil. Ou seja, hoje o Flamengo tem 2 CT’s de primeira em um só espaço.

    Por falar em base, fez uma revolução completa na base do clube, que antes era poluída por jogadores filhos de ex-jogadores, jogadores filhos de amigos de empresários, e hoje é a mesma base que ganhou 2 das últimas 3 Copinhas, e que revelou e vendeu 2 jogadores, Vinicius Jr. e Paquetá, juntos por mais de 100 milhões de euros, para Real Madrid e Milan, na conversão monetária totalizando juntos quase $500 milhões de reais. Isso mesmo, meio Bilhão. E tem potencial de venda alta de pelo menos 2 ou 3 outros jogadores da base nos próximos anos.

    Os adversários dizem que só estamos assim porque as cotas de TV do Flamengo são as maiores. Engraçado: as cotas do Flamengo sempre foram as mais altas, mas quando o clube era endividado e quebrado ninguém falava nada. Agora isso virou desculpa para os adversários não admitirem nossos méritos. Porque dói no fundo da alma ter que admitir méritos do Flamengo!!

    E é obvio que têm que ser maiores mesmo. Cotas de TV devem ser e são proporcionais ao mercado consumidor. Qual o clube de maior torcida? Qual o clube de maior vendas publicitárias? Qual clube vende mais camisas (disparado)? Qual o maior PPV (disparado)? Qual o clube que teve 49 mil pagantes de média de público no Maracanã no Campeonato Brasileiro (disparado em 1° lugar, maior média em 30 anos)? Qual o clube que lota sozinho o estádio Pacaembu em São Paulo, que nem é sua cidade e que tem 4 outros times de elite?

    E outra, quando um clube negocia cotas com a TV, ninguém coloca uma arma na cabeça do clube para aceitar. Ele aceita porque quer (ou porque está desesperado com o pires na mão). Um exemplo de clube que não aceitou as cotas atuais e saiu do contrato com a TV foi Athletico-PR. Não temos culpa se os outros não sabem negociar. Além disso, poder para negociar as melhores condições se conquista, não se exige.

    O que eles não sabem (ou preferem não considerar) é que as cotas do TV do Flamengo de 2018 representaram apenas 26% do faturamento total do clube no ano. E que as cotas de outros clubes com uma faixa menor, representaram em média 40-50% do faturamento total dos seus faturamentos no ano. Ou seja, o Flamengo é muito menos dependente de cotas de TV que os outros clubes. Se, hipoteticamente o contrato com a TV fosse rompido hoje, o Flamengo continuaria financeiramente saudável enquanto outros chegariam perto da falência.

    Então é obvio que o Flamengo hoje é o que é não apenas por causa das cotas de TV. Está nessa situação porque nos últimos 6 anos, pagou $500 milhões de dívidas, vendeu 2 jogadores TOP de mercado – as duas maiores vendas da historia do futebol brasileiro, só perdendo para o do Neymar – aumentou consideravelmente as receitas em todas as outras áreas, se alinhou com novas exigências financeiras, como o Profut, Lei de Responsabilidade Fiscal, etc.

    Mais fácil dar desculpas e se vitimizar (dizendo-se injustiçado pelas cotas), difícil mesmo é fazer igual e pagar dívidas. Isso ninguém quer. Ao invés de olharem o Flamengo com desdém, deveriam é seguir o exemplo. O Flamengo, hoje, é modelo de administração. Fazer time caro sem pagar dívida e ganhar título é mole, quero ver pagando meio bilhão de dívidas.

    Se está no cheirinho, é porque está batendo na trave, dois vices brasileiros, um da Copa do Brasil e um da Sul Americana nos últimos 3 anos. E quem bate na trave esta perto de fazer o gol. E quando começar a ganhar título, tem tudo para continuar por muitos anos, porque o chão está pavimentado para isso.

    Futebol não é ciência exata. Ter dinheiro e estrutura não significa necessariamente ganhar títulos (embora o Flamengo ganhou vários sem nada disso), mas ajuda bastante. Para ser campeão precisa de outros componentes – raça, sangue, vontade, profissionalismo, e até mesmo sorte.

    O Kalil certa vez falou: “o Flamengo arrumado, acabou o futebol brasileiro”. O Flamengo se arrumou, mas por sorte dos adversários, o futebol no Brasil nunca será igual na Europa, com monopólio de 2 ou 3 times por país. Podem ficar tranquilos, o Kalil acertou só metade da frase.

    Hoje, o Flamengo tem condição de comprar um Everton Ribeiro dos árabes no “cartão de débito” ou tirar os melhores jogadores dos outros clubes do Brasil porque se preparou para isso. Não é acidente de percurso. O que faltava ao Flamengo no passado (organização, dinheiro, administração, responsabilidade), hoje é mais um motivo de orgulho pra sua imensa e fanática torcida!! Que saiu do fundo do poço para a maior potência econômica do futebol brasileiro em tempo recorde. Ninguém jamais havia feito isso antes no Brasil. Inédito!

    Valeu Eduardo Bandeira de Mello!! Eterno Presidente!!!

    O jogo mudou. Quem antes era caloteiro hoje dá as cartas, e alguns que eram modelos de administração hoje estão quebrados, falidos e devem até as calças com o pires na mão.

    O mundo dá mesmo muitas voltas.

  35. Pensei mesmo q vc nunca ia publicar meu comentário do ressurgimento financeiro do Flamengo . Só coloca os q te convém. Vc é de fato um Mauro Cesar mineiro, igual a ele só q sem audiencia.
    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *