Skip to main content
 -
Denyse Lage Fonseca é formada em Letras e especialista em educação a distância. É autora de artigos enciclopédicos (InfoEscola.com) e de materiais didáticos (Portal Acessaber) que tratam de diversificados conteúdos relativos à Língua Portuguesa, da qual gosta desde criança. Como professora, atuou em diferentes níveis de ensino.

“Catorze” ou “quatorze”?

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quando eu tinha catorze anos (outro dia mesmo… 😊), eu bordei o numeral catorze e o meu nome… Vasculhei as minhas coisas para encontrar esse numeral. Queria postá-lo aqui… Lembrei-me de que ele deveria estar guardado em uma sacolinha de pano, junto com alguns cartões e alguns papéis. Mas, após uma apurada busca, só achei o meu nome… Não achei o catorze, conforme você pôde notar ao ver a imagem que ilustra o texto… O catorze não está bordado, mas é bonitinho também! Bom, vamos ao que interessa! Como se escreve o referido numeral? Com “ca” ou “qua”? Eu escolhi a primeira opção, que é sem dúvidas a mais utilizada. Porém, poderia ter escrito “quatorze”. As duas formas fazem parte da nossa língua, viu?

 

Veja mais exemplos de palavras que admitem a dupla grafia:

cota e quota

cotizar e quotizar

cociente e quociente

cotidiano e quotidiano

 

Para encerrar, acrescento que o meu trabalho com o bordado acabou se restringindo ao meu nome e ao numeral catorze (ou “quatorze”). Por isso, foram marcantes! Trata-se de um trabalho manual bem minucioso!

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *