Skip to main content
 -
Denyse Lage Fonseca é formada em Letras e especialista em educação a distância. É autora de artigos enciclopédicos (InfoEscola.com) e de materiais didáticos (Portal Acessaber) que tratam de diversificados conteúdos relativos à Língua Portuguesa, da qual gosta desde criança. Como professora, atuou em diferentes níveis de ensino.

“Trás” ou “traz”?

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Com “s” ou com “z”? Com ou “sem acento”? Pintou uma dúvida? Isso acontece porque estamos diante de palavras que têm a mesma pronúncia, mas grafias e significados diferentes! Por isso, precisamos prestar atenção na situação de comunicação para não usarmos uma no lugar da outra! Vamos, então, entender a diferença entre elas? Para tal, complete o espaço a seguir com “trás” ou “traz”:

 

A felicidade não consiste em bens materiais, mas na harmonia do lar, na afeição entre a família, na vida simples, sem ambições – coisas que a fortuna não ______, e muitas vezes leva.

 

Fragmento final da “Nota à 1ª edição”, no livro Minha vida de menina, escrito por Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant). São Paulo: Companhia do Bolso, 2016, p. 14.

 

E aí? “Trás” ou “traz”? Se você preencheu o espaço com “traz”, você acertou! Sempre que estivermos nos referindo à ação de “trazer”, devemos empregar a forma “traz” (com “z”). “Traz” vem de “trazer”, ok? Por isso: […] coisas que a fortuna não traz, e muitas vezes leva.

 

E “trás”?

A palavra “trás” (com “s” e acento) deve ser usada para indicar um lugar ou uma situação posterior, ou seja, indicar aquilo que está atrás. Observe:

 

Não olhe para trás! Siga o seu caminho!

Ele estava sentado no banco de trás.

A casa está localizada na parte de trás do condomínio.

Os moradores precisaram sair de suas casas, deixando as suas vidas para trás.

 

Para concluir:

“traz” (com “z”) – do verbo “trazer”.

“trás” (com “s” e acento) – lugar/situação posterior.

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

4 comentários em ““Trás” ou “traz”?

    1. Olá, Magelo!

      Fico feliz demais com a sua mensagem tão motivadora!

      Muito obrigada pela contínua participação aqui!

      Volte sempre!

      Denyse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *