Skip to main content
 -
Jornalista e Sommelier de Cervejas formada pela Doemens Academy de Munique através do Senac SP. Criadora e apresentadora da coluna Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Sócia-fundadora e professora da Academia Sommelier de Cerveja. Autora do livro Cervejas e Comidas Mineiras - vamos combinar?

Svarten Mugg – O bar Viking da Savassi, único com o tema no Brasil

DSC_0004

A temática Viking não é estranha ao mundo da cerveja . Aliás, os povos escandinavos eram propagados bebedores dos fermentados de grãos e de mel. Foi por causa deles, inclusive, que cerveja foi cunhada como a ” bebida de bárbaros”, em confronto às culturas grega e romana. Não fosse pelos Vikings, talvez a Grã-Bretanha nunca chegasse a ser a terra das Ales. A invasão de parte do território britânico, no Século VIII, por exércitos dinamarqueses trouxe com ela uma nova forma de se consumir a bebida, alimento certo dos bravos guerreiros. E mesmo com os vários conflitos entre dinamarqueses e britânicos, com a expansão dos romanos, que culminaram na dissolução da cultura viking naquele território quatro séculos depois, a preferência pela cerveja, e outros fermentados, estava impressa para sempre no que hoje se chama Reino Unido.

 

 A IDEIA

DSC_0005

O componente histórico foi o primeiro mote para que o projeto Svärten Mugg se transformasse em realidade. O conceito do bar vem da infância de um dos três sócios, Conrado Salazar, Mixologista e Somelier de Cerveja. Quando criança, a mãe o presenteava com livros sobre mitologia grega e escandinava. Foi a partir dali que a paixão do menino por História Antiga se desenhou, tanto que a faculdade de História foi o primeiro caminho procurado por ele. Mais adiante, trabalhando como barman em vários bares de Belo Horizonte, Conrado começou a traçar em sua cabeça o projeto de um estabelecimento próprio, com conceito nunca explorado no Brasil. Foram dois anos amadurecendo a ideia, até encontrar os sócios Pedro Rocha e Lucas Almeida, o que possibilitou transformar de vez o sonho em realidade.

CANECO PRETODSC_0011

Svärten Mugg, que nada mais é do que um simples caneco preto, foi o nome dado ao bar interessante, inaugurado há apenas dois meses em uma pequena casa na Rua Santa Rita Durão, no coração da Savassi. A casa segue o conceito temático de ser uma taverna viking, com arquitetura que lembra mesmo um local para se abrigar do frio e beber bons fermentados. As paredes de tijolos à mostra, a luz morteira, os móveis em madeira escura contribuem para a atmosfera. A ambientação com músicas nórdicas e rock complementam o clima. E as comidas, em doses super generosas, pensadas pelo Chef Kiki são deliciosas. Defumados dão o tom do cardápio, despertando ainda mais a vontade de comer. Sem falar nas bebidas…ah, como há boas opções por lá!

DSC_0013DSC_0012

VÁ COM SEDE!

A carta de cervejas do Svärten Mugg é um verdadeiro primor. Muitas e boas opções, entre as diferentes escolas cervejeiras. Há estilos para todo paladar ! Impossível sair de lá sem gostar de alguma cerveja (mesmo quem não curte tanto assim). Há também a carta de cervejas on tap, descrita em um imenso quadro negro na parede do salão central. E todos os dias há troca de opções para quem prefere a bebida servida diretamente do barril!

DSC_0003 (1)

 

 

Mas nem só cervejas são servidas por lá. Os deliciosos Hidromeis ( ouça mais por aqui ), primeira bebida alcóolica conhecida pela huDSC_0008manidade, também marcam presença. Produzidos pelos talentosos Daniel Gontijo, da Smedgärd e Pablo Carvalho, da La Roche, são até difíceis de encontrar, tamanha procura dos clientes. Ainda é possível tomar diferentes Akvavits, um fermentado que pode ser feito de batatas, de outros tubérculos e raízes. Um aperitivo nórdico, espécie de aguardente,  bastante alcóolico ( cerca de 40%).

DSC_0007

 

IMG_20160628_210359-001NO CHIFRE

 

Um dos atrativos da casa, imagem para muitas selfies, são os copos feitos em forma de chifre. Eles comportam 700 ml de cerveja e vêm para mesa em um suporte de ferro. Feitos nos Estados Unidos podem ser comprados por aquele cliente que não resistir em levá-lo para casa.

IMG-20160710-WA0003

 

 

BOAS RAZÕES PARA IR

  1. Muitas opções de cerveja
  2. Comida boa e farta
  3. Hidromel ( se der sorte vai encontrá-lo on tap)
  4. Preços justos
  5. Garçons descolados
  6. Música de qualidade
  7. Localização fácil

 

ALGUNS PORÉNS

  1. Lotação máxima de 92 pessoas, o que gera filas na porta
  2. Dificil estacionar
  3. Impossível comer e beber pouco ( dietas ali nem pensar!!!)

 

Endereço:  R. Santa Rita Durão, 1056 – Funcionários

paoecerveja

Jornalista e Beer Sommelier, criadora e apresentadora da coluna diária Pão e Cerveja na Rádio CDL FM. Sócia-fundadora da Academia Sommelier de Cerveja. Consultora de cervejas especiais do grupo Super Nosso e curadora de conteúdo da Plataforma Albanos de Cerveja.

8 comentários em “Svarten Mugg – O bar Viking da Savassi, único com o tema no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *